Dakar 2025 1ª Etapa – Daniel Sanders vence o dia e Rui Gonçalves é o melhor português

Daniel Sanders venceu a 1ª Etapa do Rali Dakar 2025 em Bisha. Rui Gonçalves foi o melhor português em 16º e Sebastian Bühler desiste.

Depois do Prólogo que serviu basicamente para aquecer os motores e definir as posições de arranque para a 1ª Etapa, disputada este sábado e novamente na região de Bisha, o Rali Dakar 2025 começou verdadeiramente a competição. Neste primeiro dia a sério os pilotos das Motos tiveram pela frente uma especial de mais de 400 km e cumpriram um total de 499 km.

No que à vitória na etapa diz respeito, e também na luta pela liderança na Geral do Rali Dakar, o australiano Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) aproveitou da melhor forma a sua vitória no Prólogo para escolher uma boa posição de arranque nesta 1ª Etapa.

Optando por partir no meio do pelotão de pilotos das Motos, nomeadamente em 23º, Daniel Sanders levou a sua KTM até à liderança na passagem pelo quilómetro 150. A partir daí foi mantendo a vantagem para o seu rival mais próximo, que no final do dia veio a ser o americano Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC), com o campeão em título no Rali Dakar a procurar não perder muito tempo já no arranque da prova.

O Top 3 ficou completo com a presença de Ross Branch (Hero MotoSports Team Rally), com o campeão do Mundo de Cross Country a precisar de menos de 2m30s para completar a etapa.

Isto significa que na classificação Geral do Rali Dakar após a 1ª Etapa desta 47ª edição da maior e mais dura prova de todo-o-terreno do Mundo, temos Daniel Sanders a liderar com 2m22s sobre Ricky Brabec, enquanto Ross Branch coloca-se em 3º a 2m38s.

Leia também – Rali Dakar 2025: O Guia Completo

dakar

Quanto às cores nacionais, Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) foi o mais rápido do dia em 16º, mas a perder mais de 30 minutos para o vencedor e líder da prova.

Enquanto isso, António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team) ficou com a moto presa numa zona de rochas, e depois de muito tempo perdido a tentar tirar a sua WR450 Rally, o que viria a conseguir com ajuda de Daniel Nosiglia, fechou a etapa em 34º a quase 50 minutos de Daniel Sanders.

Por último, Bruno Santos (BS – Frutas Patrícia Pilar), levou a sua Husqvarna ao 36º lugar. Um resultado que poderia ter sido bem melhor tendo em conta a sua performance ao longo do dia, mas um erro de navegação fê-lo perder muito tempo.

Refira-se ainda que o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero MotoSports Team Rally) sofreu uma queda à passagem no quilómetro 68, teve de ser transportado pela equipa médica devido a fratura na clavícula, e é assim o mais recente abandono entre os pilotos das Motos neste Rali Dakar.

Em termos de classificação Geral, temos como melhor representante luso Rui Gonçalves em 16º, António Maio ocupa a 34ª posição, enquanto Bruno Santos segue em 36º.

Declarações dos pilotos portugueses

Rui Gonçalves #19

“Foi um dia longo hoje com mais de 400 km, terreno misto e alguns locais muito poeirento. Cometi alguns erros que me custaram tempo, mas o meu sentimento com a moto é bom, finalizando em 16º. É tempo de olhar para os pontos positivos e descansar para a etapa de 48H amanhã”.

António Maio #30

“Foi uma etapa onde tudo aconteceu. Começou bem. Fui o terceiro a arrancar. Entendi-me bem com a navegação até ao km 300. Houve um ou outro erro que fez com que perdesse tempo, mas era natural. Durante muito tempo tinha apenas uma marca no chão, mas fiquei bastante contente com o ritmo. Depois do reabastecimento, ao km 300 fiquei preso numa ravina, com a moto encaixada entre duas pedras numa zona trialeira. Acabei por perder imenso tempo. Tive ali quase 15 minutos. Depois houve um piloto, o Nosiglia, que me ajudou a tirar a moto porque sozinho não conseguiria. Tentei depois disso entrar num bom ritmo, mas já estava no meio de outros pilotos e havia pó. Foi pena este percalço que me fez perder bastante tempo, mas estou contente por ter chegado ao fim. Também está tudo bem com a moto apesar de algumas mazelas devido à situação em que fiquei entalado nas rochas, mas tirando isso está tudo bem e vamos agora preparar a etapa das 48 horas”.

Bruno Santos #35

“Comecei o dia muito bem, mas o facto de termos saído de minuto a minuto e tendo à minha frente muitos pilotos que eram menos rápidos do que eu, acabou por ser complicado. Havia muito pó e não dava para passar. As pistas eram fechadas e as oportunidades para passar era quando algum piloto cometia algum erro. Foi assim que fui passando muitos pilotos e fui-me sempre sentido muito bem. Depois do reabastecimento apanhei um grupo de três pilotos e o pó tornou-se mais intenso. Numa zona onde havia rodeiras da passagem dos camiões no prólogo, eles enganaram-se e eu também não consegui ver onde estava a saída da pista já que o pó nessa altura era descomunal. Havia muitos caminhos e devo ter perdido cerca de um quarto de hora até reencontrar a pista certa. Uma situação que deitou por terra a excelente prova que estava a fazer, pelo que agora fiquei a saber quando cheguei ao Bivouac”.

Resultados da 1ª Etapa do Rali Dakar

1 – Daniel Sanders (KTM) – 4H41m27s

2 – Ricky Brabec (Honda) – +2m04s

3 – Ross Branch (Hero) – +2m26s

4 – Skyler Howes (Honda) – +4m07s

5 – Toscha Schareina (Honda) – +4m42s

6 – Luciano Benavides (KTM) – +10m02s

7 – Pablo Quintanilla (Honda) – +11m06s

8 – Adrien van Beveren (Honda) – +14m44s

9 – Jose Ignacio Cornejo (Hero) – +18m09s

10 – Bradley Cox (KTM) – +25m56s

16 – Rui Gonçalves (Sherco) – +33m24s

34 – António Maio (Yamaha) – +48m41s

36 – Bruno Santos (Husqvarna) – +50m32s

Classificação Geral do Rali Dakar

1 – Daniel Sanders – 4H58m18s

2 – Ricky Brabec – +2m22s

3 – Ross Branch – +2m38s

4 – Skyler Howes – +4m59s

5 – Toscha Schareina – +5m07s

6 – Luciano Benavides – +10m42s

7 – Pablo Quintanilla – +11m33s

8 – Adrien van Beveren – +15m25s

9 – Jose Ignacio Cornejo – +20m48s

10 – Bradley Cox – +26m59s

16 – Rui Gonçalves – +34m50s

34 – António Maio – +51m28s

36 – Bruno Santos – +53m02s

Antevisão da 2ª Etapa do Rali Dakar (disputada nos dias 5 e 6 de janeiro)

Bisha – Bisha

Especial de 947 km / Total de 992 km

Nesta etapa os pilotos enfrentam pela segunda vez o formato inovador de 48 Horas, estreado em 2024. Quando o relógio marcar 17H, os pilotos terão de parar num de 6 acampamentos diferentes espalhados pelo percurso. Esta etapa de 48H será disputada longe das dunas do Empty Quarter do ano passado, desta feita no terreno mais variado a norte de Bisha. Ainda assim, a maior parte dos pilotos vai enfrentar cerca de 100 km de dunas em cada um dos dias desta 2ª Etapa do Rali Dakar.

Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados do Prólogo

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!