Com os pilotos das Motos a ficarem divididos pelos diversos acampamentos posicionados pela organização do Rali Dakar 2025 no final da primeira parte da 2ª Etapa, tendo os mais rápidos sido capazes de atingir e pernoitar no acampamento E, ficando assim 330 km de especial para cumprir, cumpriu-se hoje a segunda parte da etapa disputada em Bisha e que marca o adeus da caravana a esta região da Arábia Saudita.
Como referimos, os pilotos melhor posicionados depois de cumprida a primeira parte da 2ª Etapa do Rali Dakar tiveram um percurso mais ‘curto’ para cumprir nesta segunda-feira.
Mas, ainda assim, as dificuldades não foram poucas pois as infindáveis dunas obrigaram a atenção redobrada, tal como a necessidade de os pilotos das Motos terem de navegar ao seu melhor nível, para não perderem mais tempo.
Para Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) esta foi mais uma etapa em que o australiano esteve bem mais forte do que todos os seus mais diretos rivais na disputa pela vitória no Rali Dakar.
Arrancando do acampamento E e sabendo que tinha 40 segundos de vantagem sobre Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC), o piloto da KTM aproveitou da melhor forma o facto de arrancar em 7º para o dia de hoje. Rapidamente apanhou os pilotos à sua frente, passou a abrir caminho (e a colecionar tempo bónus), e acabou mesmo por garantir mais uma vitória nesta 47ª edição da maior e mais dura prova do todo-o-terreno mundial.
Leia também – Rali Dakar 2025: O Guia Completo
Daniel Sanders venceu precisando de pouco mais de 11H10m para cumprir os 947 km da especial incluída nesta 2ª Etapa, e deixou o americano Skyler Howes (Monster Energy Honda HRC) a 7m37s de diferença. O pódio da etapa ficou completo com a presença de Tosha Schareina (Monster Energy Honda HRC) que ficou a 7m41s do vencedor.
No que à classificação Geral diz respeito, e quando temos Daniel Sanders a ser o único piloto a vencer neste Rali Dakar 2025, seja o Prólogo ou etapas já disputadas, vemos que o australiano da KTM reforça a sua liderança tendo agora 12m36s de vantagem sobre Skyler Howes.
O campeão mundial Ross Branch (Hero MotoSports Team Rally) segue em terceiro com um atraso de 12m40s, menos 8 segundos do que Tosha Schareina que é quarto e com Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) a descer de segundo até quinto, estando a pouco mais de 15 minutos.
Quanto aos pilotos portugueses, o trio luso continua firme em prova, ultrapassando este especial desafio de 48 horas a competir na 2ª Etapa.
Sem grande surpresa tendo em conta o que temos visto até ao momento, Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) foi 24º na etapa a quase 55 minutos de Sanders, enquanto António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team) chegou ao fim do dia com o 27º tempo, e Bruno Santos (BS – Frutas Patrícia Pilar) posicionou a sua Husqvarna na 36ª posição tendo a sua performance sido algo comprometida por um problema mecânico na sua moto.
No que à Geral das Motos diz respeito para o trio de portugueses em ação neste Rali Dakar, encontramos agora Rui Gonçalves em 23º, António Maio segue em 31º e por fim temos Bruno Santos em 36º.
Declarações dos pilotos portugueses
Rui Gonçalves #19
“Etapa de 48H. Foi, definitivamente, uma das etapas mais duras que alguma vez fiz, muitos quilómetros com muitas dunas macias tornaram-se num grande desafio. Ontem fiquei preso nas dunas diversas vezes e sofri uma queda perto do final que fez com que fosse difícil descansa durante a noite e precisei de ultrapassar a dor hoje onde cometi alguns erros e fui 24º. Ficamos com os pontos positivos e vou tentar descansar bem esta noite para me sentir melhor amanhã. Obrigado a todos pelas vossas mensagens”.
António Maio #30
“A etapa de 48 horas foi complexa, exigente e longa. Era uma etapa com muitas dunas, fesh fesh e muita areia. A primeira parte da especial correu bem e consegui fazer uma boa navegação, apesar de termos feito mais de 200 km em dunas a abrir pista. Mas a etapa foi muito exigente e a determinada altura quando entrava nas dunas notei que a moto perdia água. Assim, o meu objetivo foi trazer a moto até ao fim. Tentei gerir ao máximo a situação porque já estava a ser difícil de manter a moto a trabalhar. Na última zona de reabastecimento a moto já não queria pegar, mas por sorte pegou e consegui arrancar. Estava com algum receio de cair, mas felizmente correu tudo bem. Foi muita sorte ter terminado. Parei no palanque e a partir daí a moto não pegou mais. Vamos agora trabalhar para resolver o problema para que amanhã o dia possa ser positivo”.
Bruno Santos #35
“Foi uma etapa muito dura. Ontem comecei muito bem e até ao km 200 sei que fui ganhando várias posições. Depois acabei por perder algum tempo ao longo de 200 km seguidos de dunas de todo o tipo: grandes, pequenas, algumas muito macias onde atascámos com facilidade, despendi de muita energia naquela zona e tive de terminar aquela secção em modo sobrevivência. Depois pude rolar outros 200 km com muita pedra até ao final e ficar a descansar no bivouac do km 599 após um longo dia. Consegui descansar bem de noite, o que foi muito importante. Hoje saí bem para a etapa, mas tive um problema mecânico. Tive de parar, desmontar a moto, pensámos que houvesse um problema no depósito traseiro de gasolina, o que me obrigou a desmontar filtros pelo caminho. O dia de hoje foi de muitas peripécias. De qualquer modo, desde que cheguei já recuperei alguma energia e estou pronto para o dia de amanhã”.
Resultados da 2ª Etapa do Rali Dakar
1 – Daniel Sanders (KTM) – 11H12m13s
2 – Skyler Howes (Honda) – +7m37s
3 – Tosha Schareina (Honda) – +7m41s
4 – Adrien van Beveren (Honda) – +8m45s
5 – Ross Branch (Hero) – +10m02s
6 – Luciano Benavides (KTM) – +11m49s
7 – Michael Docherty (KTM) – +11m50s
8 – Ricky Brabec (Honda) – +12m47s
9 – Pablo Quintanilla (Honda) – +13m39s
10 – Edgar Canet (KTM) – +21m53s
24 – Rui Gonçalves (Sherco) – +54m44s
27 – António Maio (Yamaha) – +1H11m16s
36 – Bruno Santos (Husqvarna) – +1H36m22s
Classificação Geral do Rali Dakar
1 – Daniel Sanders – 16H10m31s
2 – Skyler Howes – +12m36s
3 – Ross Branch – +12m40s
4 – Tosha Schareina – +12m48s
5 – Ricky Brabec – +15m09s
6 – Luciano Benavides – +22m31s
7 – Adrien van Beveren – +24m10s
8 – Pablo Quintanilla – +25m12s
9 – Jose Ignacio Cornejo – +48m57s
10 – Bradley Cox – +53m36s
23 – Rui Gonçalves – +1H2m34s
31 – António Maio – +2H02m44s
36 – Bruno Santos – +2H29m24s
Antevisão da 3ª Etapa do Rali Dakar
Bisha – Al Henakiyah
Especial de 495 km / Total de 847 km
Depois de vários dias em Bisha, os pilotos vão finalmente ter um destino diferente na Arábia Saudita. A caravana vai rumar a Norte, numa etapa que terá zonas técnicas no seu início, mas assim que os pilotos das Motos passarem essa dificuldade vão poder ‘enrolar punho’. O Rali Dakar não será conquistado nestas etapas rápidas, mas poderá, certamente, vir a ser perdido aqui.
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados do Prólogo
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 1ª Etapa
Leia também – Rali Dakar 2025: Resultados da 2ª Etapa (primeira parte)
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar. A não perder!