Dakar: Barreda de novo ao ataque, De Soultrait lidera geral

Joan Barreda (Foto Antonin Vincent / DPPI)

A 4ª etapa do Dakar 2021 sorriu a Joan Barreda, que assim impôs-se pela segunda vez numa classificativa na prova deste ano evidenciando os seus dotes de condução e também a sua capacidade de navegar num percurso longo e trabalhoso.

Quem secundou Barreda nesta etapa foi o estreante Daniel Sanders, o melhor piloto KTM do dia, que mesmo com uma queda e alguns erros de navegação à mistura conseguiu impor um ritmo frenético, aproveitando também algumas falhas dos seus adversários.

Luciano Benavides em Husqvarna enfrentou os mais de 800 km desta etapa com navegação complicada e exigente, com muita concentração e calma.

Xavier De Soultrait passa a liderar a classificação geral após a 4ª etapa.
Foto Antonin Vincent / DPPI

Na classificação geral voltamos a ter um novo líder, Xavier De Soultrait, tendo em conta que Toby Price não conseguiu colocar em prática a tática que tinha previsto para hoje depois de ter vencido a etapa de ontem. Não sendo uma etapa tão difícil em termos de navegação, o australiano foi rapidamente apanhado na fase inicial pelos seus adversários e embora tenha feito alguns erros em termos de navegação não perdeu muito tempo para os homens que estão no topo de tabela, estando neste momento a pouco mais de 7 minutos da liderança na 8ª posição da geral.

De Soultrait aos comandos de uma Husqvarna privada, tem uma mgra vantagem de 15s para Joan Barreda que se mostra cada vez mais ameaçador e, tal como é habitual muito rápido.

Joaquim Rodrigues foi o melhor português na etapa de hoje (FotoFrederic Le Floc’h / DPPI)

Da parte do contingente português, desta vez coube a Joaquim Rodrigues efetuar uma etapa simplesmente brilhante, terminando na 6ª posição enquanto que o seu colega de equipa Sebastian Bühler também efetuou uma boa prestação apesar de um pequeno erro de navegação a cerca de 10 km do final o tenha feito perder algum tempo o que o levaria a terminar na 24º posição.

Rui Gonçalves também não teve um dia nada fácil depois de se ter perdido no deserto durante algum tempo, tendo inclusivamente que parar para encontrar o rumo certo. Rui Gonçalves terminaria a etapa na 43ª posição a mais de 43m do líder.

Azar para Alexandre Azinhais que via o motor da sua moto ceder, logo nos quilómetros iniciais, obrigando à desistência do piloto de Albufeira na etapa, contudo o regulamento permite que o motor seja mudado e Azinhais, após ter consultado a sua equipa, continuará no Dakar 2021 para aprender o máximo possível, mas sem direito a entrar na classificação da prova.

A 5ª etapa será disputada amanhã 5ª feira, entre Riyadh e Buraydah num total de 625 km sendo que 419 desses quilómetros serão cronometrados.

Joan Barreda (ESP) Honda: “Hoje, tal como esperávamos foi uma etapa muito rápida, com menos navegação do que nos dias anteriores. Dei o máximo e, quando cheguei ao reabastecimento, vi que o Ricky estava atrás e o Pablo Quintanilla na frente, então continuei a pressionar. Não sabia muito bem que estratégia seguir, mas visto que amanhã vai ser um dia muito difícil por causa da areia, mantive um ritmo elevado. A verdade é que estou muito feliz e satisfeito com mais uma vitória de etapa.”