Dakar: Benavides sofre para vencer

A 5ª etapa do Dakar 2021 para além de ter sido umas das mais técnicas e complicadas em termos de navegação, provou ser uma das mais exigentes em termos físicos com muitos pilotos a referirem esse aspeto no final de uma etapa onde contou mais a capacidade de leitura do terreno do que a velocidade pura.

Foram 456 km de especial conjugados com duas ligações que tornaram o dia longo e cansativo para a maior parte dos concorrentes.

O argentino Kevin Benavides foi o mais rápido logo desde os quilómetros iniciais, os mais complicados até à chegada do primeiro “waypoint”, quilómetros que apanharam muitos pilotos da frente desprevenidos.

Porém Benavides teve que cerrar os dentes para conseguir chegar na frente. O piloto da Honda sofria uma queda nas dunas onde embateu com cabeça no GPS, queda que lhe provocou uma hemorragia no nariz e uma entorse no tornozelo. Cerrando os dentes, Benavides deu o máximo e com uma navegação exemplar iria terminar a etapa a 1m do segundo classificado ao mesmo tempo que assume a liderança da tabela classificativa geral com 2m31s de vantagem.

Jose Ignacio Cornejo Florimo (Foto Antonin Vincent / DPPI)

Segundo na etapa de hoje seria Jose Ignacio Cornejo, o piloto chileno iria servir de “suiveur” de Benavides durante a maior parte do tempo e subia de uma assentada seis posições na geral para assumir a 3ª posição a pouco menos de um minuto de Xavier De Soultrait. Soultrait que tem aguentado a pressão dos pilotos oficiais de forma exemplar com um andamento preciso mas também espetacular.

Na armada KTM, Toby Price mantém a sua toada consistente e, apesar de alguns erros de navegação que penalizaram praticamente todo o pelotão, terminaria o dia de hoje na 3ª posição.

Sebastian Buhler
(Foto Frederic Le Floc’h / DPPI)

Quanto aos pilotos portugueses, Joaquim Rodrigues terminou a etapa na 22ª posição enquanto que o seu colega de equipa Sebastian Bühler concluía os 456 km da especial na 20ª posição sendo o melhor português em prova.

Rui Gonçalves voltou a perder algum tempo na etapa de hoje, uma etapa especialmente difícil em termos de navegação, e ainda com uma queda que lhe danificou um dos instrumentos de navegação, o que levaria Rui a concluir o dia na 34ª posição.

 

Amanhã, a 6ª etapa marca a metade da prova deste ano com os onze primeiros classificados separados por pouco mais do que 16m. Esta etapa irá ligar Buraydah a Ha’il num total de 655 km, 485 dos quais ao cronómetro.

 

Kevin Benavides (ARG) Honda: “Hoje foi um dia difícil para mim. Foi difícil por causa da navegação e também porque sofri uma forte queda numa duna. Bati com a cabeça com força contra o GPS e também torci o tornozelo. Foi muito doloroso, mas não desisti e continuei. Não foi fácil, mas finalmente consegui vencer e estou muito feliz. Amanhã será a minha vez de abrir a pista e terei de me defender para conseguir fazer algum progresso na defesa do primeiro lugar.”