Dakar: Fernando Alonso com navegador de luxo

O bicampeão do mundo de Fórmula 1 vai ao Dakar 2020 com um navegador de luxo. Nada mais nada menos que o também espanhol Marc Coma.

Depois de participar no Mundial Fórmula 1, Mundial de Resistência e na norte-americana IndyCar, Fernando Alonso prepara-se agora para um novo desafio na competição automóvel: o Rally Dakar. E para tal vai contar com um navegador de luxo. Trata-se nada mais, nada menos que o actual Director da KTM Espanha. Mas este gestor tem um nome de peso na prova africana. Chama-se Marc Coma.

O cinco vezes vencedor do Dakar em motos vai sentar-se ao lado do piloto asturiano Fernando Alonso para levá-lo pelos desertos da Arábia Saudita já no próximo mês de Janeiro de 2020, naquele que é o novo cenário da mítica prova do Dakar, que abandona assim as terras sul americanas onde tem decorrido esta competição nos últimos anos.

Alonso e Coma vão correr num Toyota Hilux da equipa oficial da marca japonesa, uma viatura que o bicampeão do mundo de Fórmula 1 também já teve a oportunidade de testar há alguns meses na África do Sul, com a ajuda de Giniel de Villiers, um dos pilotos oficiais da Toyota nas provas do Mundial de Rally Raids.

Giniel de Villiers com Fernando Alonso na África do Sul em Março de 2019

Mas antes de rumarem ao Dakar, a dupla Alonso/Coma irá participar no Rally de Marrocos, que arranca no próximo 3 de Outubro, e irá completar um conjunto de testes na Namíbia e Polónia para que ambos se possam entrosar e ganhar rotinas.

Marc Coma é um dos nomes maiores das provas todo-o-terreno em duas rodas. Durante a sua carreira como piloto venceu o Dakar por cinco vezes com a KTM, tendo participado em 13 edições, 12 das quais com a marca austríaca e uma com a Suzuki (em 2002).

Marc Coma já esteve em vias de fazer o Dakar aos comandos de um Peugeot, integrado na equipa de Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel, todavia esta foi uma oportunidade que acabou por perder para Cyril Despres, o seu grande rival de sempre nos tempos das motos. 

 A próxima edição do Rally Dakar arranca a 5 de janeiro na cidade árabe de Jeddah e termina a 17 do mesmo mês em Al Qiddiya.