Quando a empresa canadiana Damon Motorcycles surgiu com o conceito de criar a superdesportiva elétrica mais avançada do Mundo, muitos viram neste projeto uma utopia que dificilmente seria alcançada.
Mas os seus fundadores, Jay Giraud e Dominique Kwong, estavam decididos a colocar na estrada uma moto verdadeiramente amiga do ambiente, mas igualmente revolucionária.
Para além de terem desenvolvido a potente plataforma HyperDrive, capaz de disponibiliza uma potência de 200 cv e ‘empurrar’ a superdesportiva HyperSport para uma velocidade de 320 km/h, a Damon Motorcycles surpreendeu tudo e todos com o seu revolucionário sistema de ajuste da posição de condução.
A HyperSport permitiria ao condutor selecionar a posição de condução que mais gosta, ajustando a posição do assento, poisa-pés e avanços, apenas precisando de tocar num simples botão!
Por outro lado, e conforme referiram os fundadores da marca canadiana no momento de anunciar o projeto, a eletrizante HyperSport seria também uma moto altamente segura, graças à utilização de tecnologia avançada ao nível de radares, câmaras e todo o tipo de sensores instalados na moto de forma a disponibilizar um nível de segurança sem precedentes no mundo das duas rodas. O sistema “CoPilot” de ajudas de condução seria algo nunca antes visto.
Pelo menos esta era a ideia de Jay Giraud e Dominique Kwong…
No entanto, este sonho elétrico está cada vez mais longe de se tornar realidade. Isto porque já depois de em 2023 Dominique Kwong ter decidido sai do projeto, e das instalações da Damon Motorcycles terem sido alteradas da sua origem no Canadá para os Estados Unidos, sem esquecer os muitos despedimentos de trabalhadores ao longo dos últimos dois anos, soube-se agora que Derek Dorresteyn, diretor de tecnologia da marca, também optou por abandonar o projeto.
A informação foi divulgada pelo próprio na sua página no Linked In, numa publicação com data de 11 de fevereiro de 2025.
Todas estas alterações ao projeto levam agora a colocar em causa se alguma vez a Damon Motorcycles conseguirá entregar a superdesportiva elétrica HyperSport repleta de inovações tecnológicas aos seus clientes.
As primeiras unidades deveriam ter sido entregues em 2021, mas a pandemia que se viveu nesse período obrigou a atrasar as entregas e a produção não arrancou conforme esperado. Depois, em 2023, a marca voltou a adiar para 2024 a entrega das motos aos clientes que já tinham feito a reserva, assegurando que iriam entregar um total de 1000 unidades. Motos que continuam por fabricar.
Tudo leva a crer que o futuro da Damon Motorcycles não será risonho. Mas Jay Giraud continua a lutar pelo seu sonho, e nas redes sociais vai anunciado que, mesmo que estejamos já em 2025 e a produção não tenha arrancado até ao momento, durante os próximos dois anos deveremos ter as primeiras unidades da HyperSport a serem entregues aos proprietários.
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