A posição na moto tem uma importância maior do que aquela que muitos motociclistas lhe dão. Aliás, por norma, nas nossas análises que publicamos na Revista Motojornal a uma moto, damos particular atenção precisamente à posição de condução.
Muitos motociclistas menos experientes ou conhecedores das técnicas de condução acabam, invariavelmente, por se questionar coisas como “Como me devo sentar?”, “Como devo posicionar os meus braços?”, “Qual a postura correta das costas?” ou até “Como devo colocar os meus pés nos poisa-pés?”.
Todas estas dúvidas são válidas e importantes de esclarecer.
E, claro, é evidente que quando falamos na posição na moto estamos perante uma enorme diversidade de condicionantes, ou fatores, que têm intervenção direta na forma como a moto se comportará e como podemos conduzir em maior segurança.
O controlo acertado da moto depende, em grande parte, da nossa posição de condução. A forma como nos posicionamos na moto. Uma posição na moto que seja incorreta irá fazer com que o motociclista, e neste caso o condutor, se canse mais rapidamente, devido ao seu corpo estar a fazer um esforço físico desnecessário.
Esta sobrecarga física, para além do incómodo no momento e de um controlo defeituoso da moto, poderá, nos casos mais extremos, levar mesmo ao aparecimento de lesões mais graves.
Convém ter em mente que sempre que adotamos uma posição na moto que é correta, estamos a conduzir não apenas de forma mais confortável, mas também mais segura. Pois muitas vezes temos apenas algumas décimas de segundo para decidir o que fazer, e se estivermos em pleno controlo da moto por via de uma boa postura em cima dela, estamos mais próximos de tomar a decisão acertada.
Basta pensar que com uma posição na moto correta, podemos mais facilmente visualizar o que se passa à nossa frente na estrada, e por isso decidir melhor qual a trajetória que devemos escolher.
O QUE FAZER ANTES DE ARRANCAR?
Algumas das coisas que devemos fazer antes de arrancar com a moto, são coisas que qualquer motociclista devia sempre fazer. Mesmo os mais experientes sabem que antes de arrancar há uma “check list” a percorrer.
Por exemplo, verificar se a posição dos comandos da moto, nomeadamente as manetes ou seletor de caixa / pedal de travão, estão na posição certa. Os ajustar os espelhos retrovisores para visualizar rapidamente o que se passa atrás de nós.
Um conselho prático que podemos dar, é que as extremidades das manetes devem estar posicionadas no seguimento da linha dos antebraços, quando a mão está a agarrar o punho, e sem que o pulso esteja dobrado. Caso não estejam, devemos desapertar os comandos da moto, rodar até alinhar com o antebraço, e depois apertar novamente (baixar ou elevar as manetes).
Atenção: este alinhar das manetes deve ter em conta o tipo de moto que estamos a utilizar. Numa moto turística, por exemplo, temos de usar as manetes mais para cima para facilitar o seu apertar com os dedos. No caso de uma moto desportiva, as manetes poderão estar mais para baixo. Numa trail, como conduzimos de pé fora de estrada, convém testar para encontrar um bom compromisso, mas por norma estarão mais baixas do que numa turística de condução em asfalto.
No que diz respeito aos retrovisores, o suporte do espelho deverá estar perpendicular ao sentido da marcha. Mais fechado ou mais aberto e a visibilidade para trás poderá estar comprometida, nomeadamente com os ombros ou cotovelos a aparecerem no espelho e tapando a visibilidade.
Ajustar a altura do seletor de caixa ou pedal de travão é fundamental para encontrarmos a posição na moto mais acertada. Um pedal mais alto ou mais baixo leva a ter de movimentar de forma pouco natural os pés. Para além do desconforto, existe sempre o fator segurança, pois numa emergência ficamos com o acionamento da caixa ou do travão traseiro comprometido.
QUAL É A POSIÇÃO NA MOTO MAIS CORRETA?
Assim que temos todos os comandos da nossa moto ajustados, ao iniciar a marcha é importante sentar de forma a ficar o mais centrado na moto possível. Isto é o mesmo que dizer que é fundamental que o nosso peso esteja repartido de igual forma em todos os sentidos, nomeadamente entre o lado esquerdo e direito da moto.
Os membros inferiores e superiores deverão estar posicionados de forma simétrica. Porém, em determinados momentos de condução de uma moto, a nossa posição na moto irá alterar-se, pelo que devemos ter o cuidado de, assim que possível, reajustar a posição para voltarmos a estar o mais equilibrados possível.
Os movimentos em cima da moto devem ser realizados de forma suave, sem movimentos bruscos. Recordamos que todos os nossos movimentos ou impulsos vão ser transmitidos para a moto, criando instabilidade. O que pode, nos casos mais extremos, levar a adotar uma trajetória em curva errada.
5 Conselhos para uma boa posição na moto
1 – Distribuir o peso na moto
Começando debaixo para cima, os pés devem estar posicionados nos poisa-pés numa posição natural, sempre perto quer do seletor de caixa ou do pedal de travão.
Se colocar os pés mais para trás ou demasiado abertos (para a frente), para além de perder tempo para acionar a caixa ou travão traseiro da moto, será obrigado a realizar um movimento desnecessário e incómodo. Em períodos de condução mais prolongados, isso levará a cansaço e até à dor.
Claro que a posição dos pés está dependente do estilo de condução que queremos praticar. Não é a mesma coisa conduzir de forma descontraída em ritmo de passeio, ou conduzir de forma mais agressiva e rápida.
No caso de ser uma condução desportiva, recorde-se que o objetivo é usar o seu peso e aplicar esse peso no poisa-pés mais próximo do interior da curva. Ao fazer mais força num determinado poisa-pés, irá ajudar a moto a inclinar para a curva, e também nas trocas de inclinação, por exemplo numa estrada de curvas encadeadas.
2 – Dobrar os joelhos de acordo com o tipo de moto
No que diz respeito aos joelhos, o mais conveniente é dobrar conforme o tipo de moto que esteja a conduzir. É importante que fique situados o mais próximo possível da moto, mas sem estarem a tocar na moto. Isto para evitar que recebam as vibrações da moto ou o calor que emana do motor.
Se posicionar os joelhos demasiado abertos irá estar a criar o denominado ‘efeito de vela’. Com a moto em andamento, o ar irá ‘embater’ com mais força nos seus joelhos abertos, e a tendência é fazer com que as pernas abram ainda mais. Será desconfortável, resultando em cansaço nas viagens mais longas.
E convém relembrar que, em caso de travagem, em particular nas travagens mais fortes, os seus joelhos e coxas devem ser usados para ‘apertar’ contra a moto, criando um ponto de fixação que impede que seja ‘cuspido’ pela frente da moto, e também reduzindo a força que tem de fazer com os braços.
3 – Apoiar no assento e na moto
Obviamente, que a posição na moto implica estar sentado no assento da mesma. Mas um dos truques é que também deverá usar as suas pernas para suportar o peso. Se apenas usar o assento para suportar o peso do seu corpo, naturalmente que nas viagens mais longas irá começar a sentir algum desconforto (e até dor).
Por outro lado, se estiver a adotar uma condução desportiva, ao estar exclusivamente com o seu peso apoiado no assento da moto, irá estar a elevar e posicionar o centro de gravidade do conjunto mais atrás. Isto será problemático, principalmente, por duas razões:
– Afeta o comportamento da moto de uma forma geral
– Prejudica a aderência dos pneus, em particular numa curva (entrada e saída)
É por isso importante que o seu peso esteja também distribuído sobre os poisa-pés para adotar uma posição na moto mais correta.
4 – Curvar as costas e dobrar ligeiramente os braços
No que diz respeito à posição das costas, e, mais uma vez, isto depende muito do tipo de moto que conduzir, deverá adotar uma postura em que as costas de curvem para a frente.
Por um lado, esta posição irá permitir proteger o corpo da influência do ar que embate no peito a velocidades mais elevadas. Por outro lado, os ressaltos do asfalto não irão causar tanto impacto nas costas, o que não acontece quando temos as costas totalmente direitas e os impactos são muito mais diretos e menos filtrados.
A maior ou menor curvatura das costas dependerá da forma como dobrar os braços.
Os braços deverão estar ligeiramente fletidos e com os cotovelos ligeiramente a apontar para cima. Nunca devem estar direitos ou demasiado rígidos, pois dessa forma será difícil realizar movimentos rápidos, como quando necessitamos de nos desviar de forma inesperada de algum obstáculo.
Mais uma vez, convém ter em conta que ter os braços demasiado direitos e em tensão muscular levará a maior fadiga, e mais rapidamente.
Por último, o pescoço também deverá assumir uma postura ligeiramente para a frente, de forma a reduzir a força do impacto do vento. Esta posição deverá ser ajustada conforme a velocidade, e aqui também entra em equação as características aerodinâmicas do capacete, que, se for bem adaptado ao tipo de condução e moto, ajudará a reduzir a fadiga muscular do pescoço.
5 – Movimentar o corpo e mudar o apoio dos pesos
Por esta altura já deverá ter percebido que os movimentos do corpo são muito importantes no controlo do comportamento da moto. Por isso, deverá movimentar-se sobre a moto e alterar o apoio dos pesos de curva em curva.
Para além de movimentar o corpo sobre o assento, na altura de entrar numa curva (ex: à direita) a ideia é que o seu ombro e braço esquerdo se aproximem do depósito de combustível. O contrário no caso de a curva ser para a esquerda.
No que diz respeito a ir mais para a frente ou mais para trás no assento, a velocidade a que circular tem uma grande influência nessa posição na moto.
Numa condução urbana em que realizamos manobras a baixa velocidade, é importante posicionar o corpo mais próximo do depósito da moto, mais à frente no assento. Pelo contrário, caso a velocidade aumente, devemos posicionar o corpo mais para trás no assento. Nos casos mais extremos, e em motos desportivas ou de assento dividido, é possível usar o ‘topo’ do assento do condutor como ‘aviso’.
Nas viagens maiores, é mais confortável utilizar a parte traseira do assento. Habitualmente, esta parte será mais larga e melhor acolchoada, o que se traduz em maior conforto.
Se decidir adotar uma condução desportiva, e a sua moto contar com ajuste do assento em altura, será boa ideia ajustar o assento para a sua posição mais baixa. Isto permitirá facilitar as trocas de peso e movimentos entre curvas por parte do condutor da moto.
Em sentido contrário, nas viagens maiores é ideal que posicione o assento na sua posição mais elevada. Isto porque aumentará a distância entre o topo do assento e os poisa-pés, e o resultado imediato é que as pernas não terão de ir demasiado fletidas por longos períodos de tempo.
Agora que já lhe demos estes 5 conselhos para uma boa posição na moto, aproveite para investir nestes aspetos da condução. Vai desfrutar da sua moto de uma forma mais segura, mais confortável. E isso vai traduzir-se em maior diversão!
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