Dicas – Os pneus de moto têm prazo de validade?

Sabe se os pneus de moto têm prazo de validade? Com a ajuda da Pirelli respondemos a esta dúvida e ainda lhe damos algumas dicas.

Falar sobre pneus de moto é sempre um risco. Porque todos os motociclistas têm a sua opinião, muitos baseando-se na sua grande experiência a experimentar os mais diversos tipos de pneus, nas mais diversas situações de condução. As preferências por certas marcas de pneus são notórias, e por isso discutir sobre o tema de pneus de moto é sempre um risco.

Porém, há uma questão que muitas vezes até os mais experientes motociclistas têm dificuldade em responder: os pneus de moto têm prazo de validade?

Como sempre acontece, quer nas chamadas “conversas de café”, quer em fóruns ou nos mais diversos comentários que podemos encontrar nas redes sociais, existem diversos mitos, ou, melhor, informações e conceitos errados que passam a ser considerados verdadeiros de tantas vezes que são repetidos.

Com a ajuda da Pirelli, tentamos desmistificar alguns dos mitos associados ao suposto prazo de validade dos pneus de moto.

A primeira informação que deverá ter em conta quando aborda este tema, sempre sensível, é que ao falar em prazo de validade está a confundir conceitos. Nomeadamente o conceito de “validade” com o de “prazo de validade”.

A validade de um pneu, ou seja, se um pneu está válido ou em condições para ser utilizado na sua moto, não tem um prazo definido a partir do qual não deverá ser usado. “Um pneu tem validade indeterminada, e essa é a razão pela qual não vão encontrar um prazo de validade nos pneus de moto”, refere a Pirelli.

Dicas – Quando devo mudar o pneu dianteiro da moto?

pneus de motoIsto significa que, ao contrário do que muitas vezes os motociclistas ouvem, e acreditam, não é verdade que os pneus de moto têm X anos de validade. Por exemplo, 5 anos. Qualquer informação que delimite a validade de um pneu através de um período temporal, não é correta, de acordo com a Pirelli.

Agora que esclarecemos que os pneus de moto têm de ser analisados a partir do conceito de validade ou condições para serem usados, e não de uma data fixa que limita a sua validade, ou prazo de validade como habitualmente nos referimos, como é que podemos perceber se devemos usar ou não determinados pneus de moto?

A primeira dica aponta logo para o momento da compra dos pneus.

Será que foram devidamente armazenados na loja? Muitas vezes os revendedores não guardam os pneus de moto nas condições exigidas para que mantenham as suas características originais. Isto levará a que os pneus de moto sofram deformações, mas, também, que os compostos de borracha apresentem alterações e sofram perdas das suas propriedades, o que, em último caso, poderá levar a que os pneus de moto apresentem, por exemplo, menos aderência do que o suposto.

Verifique se os pneus que está a comprar foram bem armazenados – sem estarem expostos à luz solar, sem estarem empilhados uns em cima dos outros ou com demasiado peso em cima, sem estarem em contacto com água ou outros produtos químicos, etc –, e, de uma forma geral, verifique a aparência do pneu e se a superfície apresenta algum tipo de dano ou cortes que, por mais insignificantes que possam parecer, poderão ter uma grande influência na forma como os pneus de motos se comportam na estrada.

O conselho é recorrer sempre que possível a um revendedor autorizado, garantindo assim que poderá depois reclamar em caso de algum defeito de fabrico para ser ativada a garantia.

pneus de motoConfirme também a data de fabrico do pneu. Embora já tenhamos estabelecido que não existe um prazo de validade, um pneu fabricado há vários anos poderá estar em piores condições do que um pneu fabricado há poucos dias.

Para verificar a data de fabrico dos pneus de moto apenas tem de olhar para a parede lateral de cada pneu. Aí, e para além de uma série de números e letras, que indicam, entre outras coisas, as medidas do pneu, encontra a sigla DOT seguida de combinações de números e letras que são códigos específicos do fabricante, e no fim um conjunto de quatro números.

Por exemplo DOT B94W HWNX 0523. Isto significa que o pneu foi fabricado na 5ª semana do ano 2023.

Comprado o pneu e já a ser usado na sua moto, para verificar a sua validade para poder continuar a ser usado ao longo do tempo, deverá estar atento aos sinais de desgaste.

Nos rasgos do pneu que formam o padrão do piso, encontra pequenas marcas que assinalam a altura mínima de borracha que o pneu deve apresentar. Para além de ser uma questão legal para poder circular nas estradas portuguesas – a profundidade mínima dos rasgos dos pneus de moto não pode baixar de 1,6 mm –, este indicador serve de aviso para quando está a chegar a altura de trocar de pneus.

Por outro lado, uma inspeção visual regular ajuda a identificar possíveis problemas nos pneus de moto.

Cortes, protuberâncias, tela interior (arames) à vista, formato do pneu ovalizado ou demasiado desgastado ao centro, abrasões pronunciadas ao centro ou nas laterais, borracha ressequida que causa pequenas fissuras. Tudo isto são apenas alguns dos exemplos de sinais de desgaste a que deverá prestar atenção para determinar se os pneus de moto estão válidos para serem utilizados em segurança.

pneus de motoHá algumas formas de prolongar a vida útil (validade) dos pneus. Verifique semanalmente e ajuste a pressão para que esteja sempre dentro dos valores identificados pelo fabricante. Recordamos que a pressão dos pneus de moto deve ser verificada e ajustada a frio! Verificar a pressão após uma viagem não é boa ideia.

A forma como conduz a sua moto terá uma grande influência no desgaste do pneu. Se, por exemplo, não tiver nenhum cuidado e fizer “pontaria” a todos os buracos que encontra pelo caminho (e em Portugal o estado de manutenção das estradas ajuda a que isto aconteça…), tanto a estrutura do pneu (carcaça) como o piso vão sofrer danos mais rapidamente. Travagens ou acelerações fortes também elevam o patamar de desgaste e reduzem a validade.

Mas, se todas as condições de validade se mostrarem cumpridas, podemos utilizar os pneus de moto para sempre?

Convém ter em conta que, mesmo que o pneu apresente um bom aspeto, e que a qualidade dos materiais usados no seu fabrico tenha evoluído muito nos últimos anos, o pneu não será imune à passagem do tempo. Basta pensar em termos das oscilações da temperatura ambiente ou humidade, por exemplo.

Dito isto, os grandes fabricantes de pneus de moto apontam como regra geral para que a partir dos cinco anos de utilização os pneus sejam verificados por um especialista autorizado. Este especialista terá a experiência necessária para confirmar a validade do pneu para que continue a ser utilizado com segurança.

O conselho dos fabricantes é que os pneus de moto não sejam utilizados quando se ultrapassa o período de dez anos em que começaram a ser usados na moto.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre par de todas as novidades e mais dicas do mundo das duas rodas. A não perder!