Dossier: Customs entre 500 e 1000 cc

O estilo veio dos Estados Unidos, e como as primeiras eram motos alteradas, cujos componentes supérfluos tinham sido cortados, chamaram-lhe ‘choppers’. Os construtores passaram a incluí-las no seu catálogo, mas menos radicais que aquelas feitas em casa.

Texto: Vitor Martins.

Antes eram conotadas com grupos de motociclistas rebeldes, mas hoje em dia a maior parte delas, especialmente neste segmento abaixo dos 1000 cc, são motos que para além da aposta no estilo e na estética, são opções suficientemente versáteis e práticas para serem utilizadas no dia-a-dia.

Apostam na simplicidade e no minimalismo, reduzidas ao mínimo necessário, mas com tecnologia actual que facilitam a condução mesmo por parte dos motociclistas menos experientes.

Para isso contribui também motores civilizados, fáceis de explorar e a baixa altura do assento, tornando-as numa boa alternativa para quem vem de motos de menor cilindrada.

Apesar de serem escolhidas essencialmente pelo estilo e estética e a potência e prestações não serem prioritárias neste segmento, os seus motores encaram qualquer desafio.

E a ciclística muito sã – ao contrário das originais choppers do passado – fazem delas motos fáceis, divertidas e práticas, seja na selva urbana ou num calmo e romântico passeio de fim-de-semana.

BENELLI 502C

PVP: 6.490€

A Benelli 502C é um dos mais recentes modelos. A marca italiana – uma das mais antigas do mundo, fundada em 1911 – agora propriedade do grupo chinês Quangjiang, tem vindo a renovar a sua gama com modelos bem sucedidos. A 502C tem um estilo custom cruiser, pensada para uma utilização essencialmente urbana, tirando partido do simpático motor bicilíndrico paralelo já usado nas Leoncino e TRK. Graças à capacidade do depósito e ao consumo contido, tem autonomia para cerca de 500 km! Pode ser conduzida com carta A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS PARALELOS, 500 cc
  • POTÊNCIA: 47,5 CV/8500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 750 mm
  • PESO: 220 kg
  • DEPÓSITO: 21,5 litros
  • www.portugal.benelli.com Telef.: 256600870

 

HARLEY-DAVIDSON IRON 883

PVP: 11.000€

Se pensarmos em Harley-Davidson, provavelmente a imagem que nos surge na mente será muito semelhante à Iron 883. Esta é uma custom que incorpora toda a essência da marca americana, incluindo um dos mais clássicos motores H-D, o Evolution, cuja versão original – de 1340 cc – data de 1984. Nesta versão de 883 cc, a V2 a tem mais componentes negros do que cromados, apelando a uma clientela mais jovem que quer uma moto fácil e descomplicada, podendo ser conduzida com carta A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 45°, 883 cc
  • POTÊNCIA: 45 CV/5900 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 760 mm
  • PESO: 256 kg
  • DEPÓSITO: 12,5 litros
  • www.harley-davidson.com Telef.: 219156790

 

 

INDIAN SCOUT SIXTY

PVP: 12.390€

A imponente Chieftain pode ser a imagem de marca da Indian, mas as Scout tornaram-se numa gama muito popular da mais antiga marca americana de motos. A Scout Sixty é a mais acessível das Indian em termos de preço, mas esgrimindo muitos dos argumentos das suas irmãs. Possui um motor em V a 60° refrigerado por líquido, de 999 cc, e apesar de ser a mais potente do lote, está disponível também com potência limitada para os detentores da carta de condução A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 60°, 999 cc
  • POTÊNCIA: 76 CV/7300 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 680 mm
  • PESO: 243 kg
  • DEPÓSITO: 12,5 litros
  • www.indianmotorcycle.pt
  • Telef.: (+34) 962021317

 

MOTO GUZZI V9 BOBBER

PVP: 9.990€

A Nevada era a custom da Moto Guzzi noutra era. Os tempos mudam, e a Nevada, que existi u nas versões de 350 e 750 cc desapareceu, mas em 2016 a histórica marca de Mandello del Lario colmatou a lacuna. Foi quando apresentou a V9, que existe agora em três versões. Usa o carismático motor em V característico da marca, num modelo que se resume ao essencial, com a sua estética realçada pelos pneus ‘gordos’ montados em jantes de 16 polegadas. A V9 Bobber também está disponível na versão A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90°, 853 CC
  • POTÊNCIA: 55 CV/6250 RPM
  • ALTURA DO ASSENTO: 770 mm
  • PESO: 200 kg
  • DEPÓSITO: 15 litros
  • www.motoguzziportugal.pt
  • Telef.: 219609110

 

HARLEY-DAVIDSON STREET

PVP: 7.400€

A Harley-Davidson está no sonho de muitos, e a Street 750, ou a sua irmã Street Rod, são uma excelente porta de entrada no mundo da mítica marca americana. Equipada com o motor Revolution X de 750, de dois cilindros em V e refrigeração por líquido, é uma H-D dos tempos modernos, tão capaz de enfrentar o bulício quotidiano como a liberdade de um fi m-de-semana na estrada. O assento baixo e a suavidade do motor, tornam-na num modelo fácil para quem vem de cilindradas mais baixas, havendo a versão para carta A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 60°, 749 cc
  • POTÊNCIA: 53 CV/8000 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 720 mm
  • PESO: 233 kg
  • DEPÓSITO: 13,1 litros
  • www.harley-davidson.com
  • Telef.: 219156790

 

HONDA CMX 500 REBEL

PVP: 6.250€

O nome Rebel tem história na Honda, que resolveu dar-lhe nova vida com o lançamento da CMX 500 Rebel há cerca de 3 anos, com o dobro da cilindrada da original. Esta custom japonesa usa um motor de dois cilindros paralelos de 471 cc e as suas dimensões compactas – com o assento a apenas 690 mm do solo – e baixo peso tornam-na acessível a qualquer condutor, e pode ser conduzida com carta de condução A2. É também uma das propostas mais baratas do segmento.

  • MOTOR: 2 CILINDROS PARALELOS, 471 cc
  • POTÊNCIA: 46 CV/8500 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 690 mm
  • PESO: 190 kg
  • DEPÓSITO: 11,2 litros
  • www.honda.pt/motorcycles
  • Telef.: 219155300

 

 

KAWASAKI VULCAN S

PVP: 7.995€

Vulcan é um nome com tradições na gama Kawasaki, identificando as suas motos custom ao longo da história. Para a Vulcan S a Kawasaki recorreu ao bicilíndrico paralelo de 649 cc de reputação comprovada em vários outros modelos da marca, e encaixa perfeitamente nas linhas clássicas, mas ao mesmo tempo modernas, da custom japonesa. Para além de existirem cinco versões diferentes, a Vulcan pode também ser limitada para os detentores de carta A2.

  • MOTOR: 2 CILINDROS PARALELOS, 649cc
  • POTÊNCIA: 61 CV/6600 rpm
  • ALTURA DO ASSENTO: 705 mm
  • PESO: 229 kg
  • DEPÓSITO: 14 litros
  • www.kawasaki.pt
  • Telef.: 256600870

 

YAMAHA XV950R

PVP: 9.495€

A XV950R da Yamaha quase passou despercebida desde o seu lançamento, por debaixo do ar minimalista esconde-se um motor muito interessante, e uma ciclística que é apenas limitada pela distância livre ao solo. Tem as mais comuns características de uma custom, com o seu motor em V refrigerado por ar, mas também o comportamento são de uma moto moderna, e a Yamaha, que a encaixa na sua família Sport Heritage, concebeu-a para ser facilmente personalizável pelo proprietário com os vários acessórios do catálogo.

  • MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 60°, 942 CC
  • POTÊNCIA: 54,3 CV/5500 RPM
  • ALTURA DO ASSENTO: 690 mm
  • PESO: 252 kg
  • DEPÓSITO: 13 litros
  • www.yamaha-motor.eu/pt/
  • Telef.: 214722100