Texto: Vitor Martins • Fotos Marcas
Desportivas de guiador alto
As trails tomaram conta do mercado a nível global nos últimos anos, e sucederam-se os novos modelos a prometer mais e melhor aventura. Porém nem todos sonham com uma viagem por trilhos sem pavimento, e apenas pretendem uma moto confortável e boas prestações, mas sem ter que partir as costas e os pulsos, ou então apenas versátil o suficiente para usar todos os dias e arrancar de viagem ao fim-de-semana. Por isso são várias as marcas que propõem modelos que podemos de chamar trail – pela posição de condução e pela estética – mas destinadas a uma utilização exclusiva no asfalto.
Algumas delas estão mesmo muito próximas das suas irmãs mais desportivas, dado o nível de prestações dos seus motores e da excelência da ciclística. Outras apelam à facilidade e versatilidade, e neste dossier falamos de todos esses modelos trail com rodas de 17 polegadas, deixando de lado outras trails também de vocação asfáltica mas que usam jante de 19 polegadas na dianteira.
BMW S 1000 XR/ BMW F 900 XR
PVP: 17 995 €/ 11 700 €
A par das bem sucedidas GS, a BMW tem no seu catálogo trails para aqueles que não pretendem deixar a estrada. A S 1000 XR usa o motor de quatro cilindros da desportiva S 1000 RR, por isso as prestações estão asseguradas, e apela àqueles que vêm precisamente das ‘R’, mas que pretendem um pouco mais de conforto. A partir deste ano, a BMW propõe também a F 900 XR, com o mesmo espírito, mas com o motor de dois cilindros paralelos, oferecendo também um bom compromisso entre prestações e conforto, não faltando toda a miríade de sistemas electrónicos de ajuda à condução.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 999 CC | 2 CILINDROS PARALELOS, 895 CC
- POTÊNCIA: 165 CV/11 000 RPM | 105 CV/8500 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 840 MM | 860 MM
- PESO: 226 KG | 219 KG
- DEPÓSITO: 20 LITROS | 15,5 LITROS
- www.bmw-motorrad.pt
DUCATI MULTISTRADA 1260/ DUCATI MULTISTRADA 950
A Multistrada é praticamente uma superbike com guiador alto e largo. Actualmente é proposta em várias versões, umas com o foco nas prestações e comportamento desportivo, outras com vocação mais turística, mas sem desprezar as prestações, com todo o ADN da marca italiana. Para além da 1200, com o motor Testastretta DVT de distribuição variável, a Ducati propõe também a 950, com motor Testastretta 11º de 937 cc. Todas as versões montam com os mais variados sistemas electrónicos da marca.
- MOTOR: 2 CILINDROS EM V A 90°, 1262 CC | 937 CC
- POTÊNCIA: 158 CV/9500 RPM | 113 CV/9000 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 825 MM | 840 MM
- PESO: 232 KG | 227 KG
- DEPÓSITO: 20 LITROS | 20 LITROS
- www.ducati.pt
HONDA NC 750 X

PVP: 8 000 €
Para além das V4, a Honda tem também disponíveis outras trail estradistas mais acessíveis. É o caso da NC 750 X, integrada numa gama muito bem sucedida e versátil. A X pode ser uma moto ideal para o dia-a-dia, mas é muito mais do que isso, e é usada também como uma turística. O poupado motor de dois cilindros paralelos é um dos segredos do seu sucesso e a versão equipada com DCT tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. O facto de ter um preço bastante apelativo também tem contribuído substancialmente para o seu número de vendas.
- MOTOR: 2 CILINDROS PARALELOS, 745 CC
- POTÊNCIA: 54 CV/6250 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 830 MM
- PESO: 220 KG
- DEPÓSITO: 14,1 LITROS
- www.honda.pt/motorcycles
HONDA VFR 1200 X CROSSTOURER/ HONDA VFR 800 X CROSSRUNNER

PVP: 15 450 €/12 850 €
A Honda pegou no V4 da VFR 1200 e concebeu a Crosstourer, uma turística que não despertou muitas paixões, mas granjeou um lote de leais fãs, que não poupam elogios ao V4 e ao comportamento da moto japonesa. A Crosstourer foi o passo seguinte à Crossrunner, também com motor V4 V-Tec, oriundo da VFR800. Ambas com estética muito particular, têm permanecido praticamente inalteradas, e não contam com toda a electrónica das suas rivais, mas a 1200 tem uma versão com DCT, para uma condução mais despreocupada.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM V A 76°, 1237 CC | 4 CILINDROS EM V A 90°, 782 CC
- POTÊNCIA: 129 CV/7750 RPM | 106 CV/10 250 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 850 MM | 835 MM
- PESO: 277 KG | 242 KG
- DEPÓSITO: 21,5 LITROS | 20,8 LITROS
- www.honda.pt/motorcycles
KAWASAKI VERSYS 1000/ KAWASAKI VERSYS 650
PVP: 14 295 €/ 8 990 €
A Kawasaki 1000 caracteriza-se pelo seu motor de quatro cilindros em linha que garante boas prestações, seja em viagem, seja nas voltinhas de fim-de-semana. Na sua versão SE encontramos a suspensão electrónica KECS e ainda quatro modos de condução. Mais acessível, é a Versys mais pequena, com motor de dois cilindros paralelos de 649 cc. Mais acessível não só por causa do preço mas também pela versatilidade e facilidade, revelando-se um modelo bastante equilibrado e capaz de várias tarefas.
- MOTOR: 4 CILINDROS EM LINHA, 1043 CC | 2 CILINDROS PARALELOS, 649 CC
- POTÊNCIA: 120 CV/9000 RPM | 69 CV/10 250 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 840 MM | 840 MM
- PESO: 257 KG | 217 KG
- DEPÓSITO: 21 LITROS | 21 LITROS
- www.kawasaki.pt
TRIUMPH TIGER SPORT
A sua carreira pode ter sido ensobrada pelas suas populares irmãs Tiger mais aptas para a aventura, mas a Triumph Tiger Sport tem os seus próprios argumentos e está mais próxima de ser uma desportiva do que uma trail. Equipada com um enérgico motor de três cilindros de 1050, a Tiger Sport faz jus ao seu apelido, e embora possa passar despercebida no actual mercado inundado de ‘aventureiras’, não deixa indiferente quem tem a oportunidade de a conduzir, graças não só ao motor, mas também a uma ciclística ágil e a um conforto que lhe permite ser uma turística.
- MOTOR: 3 CILINDROS EM LINHA, 1050 CC
- POTÊNCIA: 126 CV/9475 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 830 MM
- PESO (A SECO): 218 KG
- DEPÓSITO: 20 LITROS
- www.triumphmotorcycles.pt
YAMAHA TRACER 900/ YAMAHA TRACER 700
A Yamaha nos anos mais recentes deu vários tiros certeiros, e as Tracer foram um deles. A Tracer 900 beneficia de um ‘inspirado’ motor de três cilindros em linha musculado, aliado a uma ciclística eficiente, resultando num conjunto que é uma máquina de emoções. Os números da Tracer 700 podem parecer mais modestos, mas o motor de dois cilindros não só é também divertido, como é fácil de explorar, tal como a sua ciclística, e com um preço que a torna mais apetecível, seja para usar todos os dias, seja em viagem.
- MOTOR: 3 CILINDROS EM LINHA, 847 CC | 2 CILINDROS PARALELOS, 689 CC
- POTÊNCIA: 115 CV/10 000 RPM | 72 CV/8750 RPM
- ALTURA DO ASSENTO: 850 MM | 840 MM
- PESO: 214 KG | 196 KG
- DEPÓSITO: 18 LITROS | 17 LITROS
- www.yamaha-motor.eu