Ducati DesertX, feita para o off-road mais exigente

A Ducati DesertX foi desenhada para o off-road mais exigente, tendo a valiosa perícia da Ducati em estrada, uma moto para qualquer terreno

Ducati DesertX

A DesertX é a grande novidade da marca de Borgo Panigale, uma moto com uma intensa atitude off-road, que efetivamente alarga os horizontes daquilo que pode ser feito com uma Ducati. As dunas do deserto, estreitos trilhos de todo-o-terreno, estradas de gravilhas e sinuosos traçados de montanha: com a DesertX os sonhos dos viajantes não conhecem limites. Roda dianteira de 21” e traseira de 18”, suspensões de curso longo e uma generosa altura livre ao solo: a DesertX foi desenhada para enfrentar na perfeição o off-road mais exigente. Equipada com o motor Testastretta 11° engine, a nova DesertX garante uma condução confortável, fácil e segura numa variedade de situações de viagem, graças à obsessiva atenção à ergonomia, aprofundados estudos aerodinâmicos e características tecnológicas de última geração.

O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motos de enduro dos anos ‘80, criada pelo Ducati Centro Stile mantendo os critérios de robustez e essencialidade. O reputado motor Testastretta 11° de 937 cc, refrigeração líquida e distribuição Desmodrómica, é o coração da nova DesertX. Caracterizado por uma excelente fiabilidade, este motor entrega 110 cv às 9.250 rpm e um binário máximo de 92 Nm às 6.500 rpm em configuração Euro 5. A nova DesertX conta com 6 Riding Modes que trabalham em combinação com 4 Power Modes – Full, High, Medium, Low – que alteram a potência e a resposta do motor Testastretta. As principais novas características são as definições específicas para o Riding Mode Enduro e a introdução do novo Riding Mode Rally, para além dos modos Sport, Touring, Urban e Wet.

O desenho da parte ciclística da nova Ducati DesertX inclui um novo quadro de treliça em aço, que trabalha em combinação com uma suspensão de curso longo com regulações específicas, para assegurar um funcionamento eficaz mesmo nas condições de todo-o-terreno mais exigentes. A otimização de todos os componentes conduziu a uma moto eficiente, tudo inserido em 202 kg (peso a seco). No que respeita a suspensões, a DesertX conta com uma forquilha invertida Kayaba com bainhas de 46 mm e um curso de 230 mm, e um monoamortecedor Kayaba. Ambos os elementos são ajustáveis em compressão, extensão e pré-carga. O amortecedor Kayaba conjuga-se perfeitamente com o braço oscilante em alumínio e permite um curso de 220 mm à roda traseira. Os pneus do equipamento original são os Pirelli Scorpion Rally STR, 90/90-21 e 150/70 R18.

Tal como em todas as motos Ducati, o sistema de travagem desta nova moto beneficia da função ABS Cornering. A frente apresenta pinças radiais Brembo M50 monobloco com quatro pistões de 30 mm de diâmetro, bomba axial com manetes reguláveis e dois discos de 320 mm com flanges de alumínio. Uma autonomia adaptada para enfrentar viagens mais longas é garantida pelo depósito de combustível com mais de 21 litros de capacidade, oferecendo-se ainda a oportunidade de montar um depósito adicional (disponível como acessório) na secção traseira, acrescentando mais 8 litros de combustível. Tem também uma excelente capacidade de carga, quase 120 litros de volume disponível, incluindo malas e top case em alumínio.

A DesertX estará disponível nos Vendedores Autorizados da rede Ducati a partir de maio de 2022. As motos estarão também disponíveis numa versão limitada para os detentores da carta A2. O fabricante de Bolonha oferece ainda a exclusiva garantia “4Ever Ducati” válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, que conta com a assistência disponibilizada por toda a rede de Vendedores Autorizados.