Com uma produção que se estende ao longo das últimas três décadas, e com mais de 350.000 unidades vendidas de todas as variantes e cilindradas, a Ducati Monster é uma daquelas motos que facilmente é definida como um ícone das duas rodas. E como ícone, merece ser celebrada da melhor forma, com a casa de Bolonha a iniciar a apresentação de novidades 2024 com a revelação da nova Monster 30º Aniversário.
A intemporal naked italiana redefiniu padrões de dinâmica, design, e prestações ao longo do tempo, e agora, aproveitando a mais recente e evoluída geração da Monster, a Ducati apresenta uma edição limitada denominada de Monster 30º Aniversário, equipada com elementos exclusivos e da qual existirão apenas 500 unidades disponíveis para todo o mundo!
Esta versão especial mantém as características icónicas dos modelos Monster: um estilo inconfundível e a máxima diversão na estrada.
A sua natureza fica bem à vista desde o primeiro momento graças ao esquema de cores Tricolor 30º Aniversário, inspirado pelas mais desportivas Monster que ficaram na história dos Monsteristi no passado.
Este esquema de cores celebra o ‘Made in Italy’, de que a Ducati é uma embaixadora, e é embelezado pela cor dourada das jantes, feitas especialmente para este modelo, e da forquilha Öhlins NIX30.
Outros elementos específicos deste modelo são o assento embelezado com o logótipo costurado dos 30 anos e a animação exclusiva que se torna visível no painel de instrumentos quando a ignição é ligada. Cada moto é tornada única pela placa na mesa de direção superior com o nome do modelo e o número de série da unidade, bem como pelo certificado de autenticidade e capa para a moto dedicada que são entregues ao proprietário juntamente com esta naked.
A Monster 30º Aniversário está equipada com componentes que, para além destacarem a sua aparência, também melhoram as suas qualidades dinâmicas e permitem chegar a um peso a cheio de 184 kg, menos 4 kg que o modelo base, que era já uma referência da categoria relativamente à leveza.
Conseguir reduzir o peso tornou-se num fator determinante para a Ducati nesta Monster 30º Aniversário, pois see considerarmos que há componentes – e, por consequência, peso – como o amortecedor de direção e o defletor, que foram adicionados em relação ao modelo standard, isto significa que os engenheiros da marca italiana tiveram de encontrar novas formas de baixar o peso mesmo adicionando componentes ao conjunto.
Recordamos que a Monster tem no seu “coração” o motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas por cilindro, distribuição desmodrómica, sendo capaz de disponibilizar uns saudáveis 111 cavalos.
É um motor de menor exigência do ponto de vista da manutenção, graças aos intervalos de manutenção alargados (15.000 km para mudanças de óleo e 30.000 km para a verificação da folga das válvulas). E graças a uma curva de entrega de potência cheia em todos os regimes, especialmente nos médios-baixos, os mais usados em estrada, a Monster oferece um prazer de condução maximizado e que se torna em diversão a cada estrada de curvas que enfrenta.
As suspensões Öhlins são totalmente reguláveis e contam com uma forquilha que é 0,6 kg mais leve que a utilizada nas Monster e Monster +, melhorando as sensações, bem como uma maior distância ao solo e, consequentemente, maior ângulo de inclinação. A definição das suspensões é desportiva, e isto permite à Monster 30º Aniversário proporcionar uma eficácia dinâmica que vai satisfazer os motociclistas, quer em estrada, mas também num ambiente mais exigente como o circuito.
O equipamento Öhlins fica completo com um amortecedor traseiro e um amortecedor de direção, que aumenta a precisão e estabilidade do conjunto quando rodamos a um ritmo mais elevado.
O sistema de travagem conta com pinças dianteiras Brembo Stylema (-0,4 kg que as da Monster) e flanges de alumínio nos discos dianteiros de 320 mm (0,5 kg mais leves que os de série na Monster), fazendo com que a Monster 30º Aniversário tenha melhores prestações em travagem e seja mais rápida nas trocas de inclinação devido à redução da inércia na parte dianteira.
O carácter leve da moto é ainda melhorado com as novas jantes forjadas, exclusivas desta edição limitada, que reduzem o peso não suspenso em 1,86 kg, diminuindo a inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%.
E num mundo mais sofisticado e evoluído, não podia faltar um pacote eletrónico completo para tornar a condução mais personalizada e totalmente segura.
A este nível a Monster 30º Aniversário conta com equipamento de série que inclui ABS Cornering, Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control, sendo estes parâmetros ajustáveis para diferentes níveis de intervenção. O carácter desportivo é também assegurando pelo Launch Control, que assegura arranques perfeitos! Este equipamento topo de gama na Monster, que inclui também uma bateria de lítio contribuindo para a redução do peso total da moto, permite à Monster 30º Aniversário expressar a sua performance em segurança.
Os três modos de condução – Sport, Road e Wet – permitem moldar o carácter da Monster de acordo com os gostos e necessidades do motociclista. Tudo é facilmente gerido pelos comandos do guiador e pelo painel de instrumentos TFT a cores de 4,3’’, que conta com gráficos desportivos recordando os da Panigale V4, com um sobredimensionado conta-rotações e um completo conjunto de informações à esquerda, incluindo o da mudança engrenada.
A Ducati Monster 30º Aniversário irá chegar aos concessionários oficiais da Ducati a partir de janeiro de 2024. O preço ainda não foi confirmado para Portugal.
Principais destaques da Ducati Monster 30º Aniversário
– Esquema de cor comemorativo “30° Anniversario” em estilo tricolor*
– Placa com o nome da moto e o número (XXX/500)*
– Animação dedicada no painel ao ligar a ignição*
– Assento desportivo do condutor, com logótipo*
– Motor Testastretta 11° de 937 cc
– Potência máxima: 111 CV @ 9.250 rpm
– Binário máximo: 9,5 kgm @ 6.500 rpm
– Ponteiras de escape homologadas Termignoni*
– Peso a cheio: 184 kg*
– Quadro Front Frame em alumínio
– Subquadro GFRP aligeirado
– Braço oscilante em alumínio
– Amortecedor de direção Öhlins *
– Forquilha Öhlins NIX30*
– Monoamortecedor Öhlins*
– Jantes em alumínio forjado (vs jantes fundidas da Monster) *
– Guarda-lamas dianteiro e traseiro em fibra de carbono *
– Sistema de iluminação Full-LED com piscas dinâmicos
– Ecrã TFT de 4,3”, a cores, com indicação de nível de combustível e mudança engrenada
– Modos de condução (3 configurações) recalibrados de acordo com a nova ciclística. Novo Riding Mode Wet *
– Cornering ABS de 3 níveis, com modo ‘apenas à frente’
– DTC (8 níveis) e DWC (4 níveis)
– Launch Control (3 níveis)
– Conjunto de travagem dianteiro Brembo que inclui discos de 320 mm com flanges internas em alumínio, pinças Stylema monobloco, bomba radial e pastilhas sinterizadas *
– Comando hidráulico da embraiagem, bomba radial
– Altura do assento: 840 mm
– Ducati Quickshift up/down
– Bateria de lítio*
– Pneus Pirelli Diablo Rosso IV *
– Defletor dianteiro*
– Cobertura do assento do passageiro*
– Capa dedicada para a moto*
– Certificado de autenticidade*
*Equipamento exclusivo da Monster 30º Aniversário
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!