Ducati mostra a Panigale V4 Superleggera

O ano 2020 ficará marcado para sempre na história da Ducati pelo surgimento da Panigale V4 Superleggera. Perceba porquê...

A Ducati acaba de elevar a fasquia a um patamar nunca antes visto, cumprindo assim o sonho de transcender os limites da engenharia, atenção ao pormenor e desenho de motos. E essa concretização chama-se Panigale Superleggera V4, um projeto que representa a maior obra-prima da marca de Bolonha em termos de engenharia, performance e design.

A nova Superleggera V4 é a mais potente e tecnologicamente avançada moto jamais feita pelo fabricante de Borgo Panigale, produzida numa edição limitada a 500 unidades, individualmente numeradas. É ainda a única moto homologada para estrada no Mundo com toda a estrutura portante do chassis (quadro, sub-quadro, braço oscilante e jantes) feitos em material compósito, conseguindo uma redução de 6,7 kg no peso graças a estes componentes.

Muitos dos componentes da nova coqueluche da Ducati são em fibra de carbono, moldados em formas aerodinâmicas. Estes incluem a carenagem integral, oferecendo uma eficiência aerodinâmica que iguala e supera a das atuais motos de MotoGP. Graças às asas ‘biplano’ derivadas da Desmosedici GP16 de MotoGP, com as melhores prestações no seu campo, é garantida uma carga aerodinâmica de 50 kg aos 270 km/h, mais 20 kg que as geradas pelas asas nas Panigale V4 MY20 e V4 R. Esta carga aerodinâmica melhora a aceleração, contrariando a tendência de levantar a roda dianteira, e aumenta a estabilidade em travagem.

As carenagens em fibra de carbono também apresentam uma decoração inspirada nas Desmosedici GP19, que sobrepõe o vermelho da GP19 com o carbono nu, evidenciando formas, materiais e pormenores técnicos.

Por debaixo da pele em carbono encontra-se o motor Desmosedici Stradale R, mais leve e potente que nunca. O V4 a 90º de 998 cc que propulsiona a Superleggera V4 pesa, de facto, 2,8 kg menos que o V4 de 1.103 cc. Graças ao escape homologado Akrapovič que a equipa, debita nada menos de 224 cv em configuração legal para estrada (valores de homologação UE).

Este número sobe para os 234 cv quando se monta o escape não homologado em titânio da Akrapovič, para uso em pista, incluído no Racing Kit que é fornecido com a moto.


Os controlos electrónicos também foram desenvolvidos para evidenciar a natureza desportiva desta moto. Os parâmetros operativos para cada controlo são associados por defeito aos três Riding Modes reprogramados (Race A, Race B e Sport). Existem ainda – pela primeira vez – cinco Riding Modes adicionais que podem ser personalizados de acordo com as definições preferidas por cada piloto.

Outras características de série incluem um mais leve sistema de suspensões Öhlins, com uma forquilha pressurizada e bases mais leves em alumínio maquinado, uma mola de amortecedor em titânio e válvulas derivadas de GP, que melhoram o amortecimento de irregularidades no piso na fase inicial de compressão.

O sistema de travagem é o melhor na gama de produção da Brembo, com uma bomba MCS com regulação remota da manete e pinças Stylema® R, exclusivas para a Superleggera V4, para proporcionar uma maior consistência do travão dianteiro durante longas sessões em pista.A meticulosa atenção aos pormenores também é óbvia na tampa do radiador maquinada de um bloco sólido de alumínio e uma chave de ignição própria com inserções em alumínio onde figura o número da moto.

A exclusividade dos materiais e soluções técnicas está refletida no número limitado de motos: apenas 500, todas individualmente numeradas e fornecidas com um certificado de autenticidade (xxx/500), que é idêntico ao VIN, gravado no quadro, mesa de direção e chave de ignição.

O início das entregas está planeado para junho de 2020 na Europa e, dada a extrema complexidade da produção de tantos componentes, o ritmo está limitado a 5 motos/dia. No entanto, todas as motos serão produzidas em 2020.

Os clientes da Superleggera terão também oportunidade de adquirir um exclusivo fato de cabedal premium Superleggera com air-bag integrado e um capacete em fibra de carbono, ambos decorados com as cores e grafismos da moto.

Produzido pela Dainese, o fato combina leveza e resistência com a segurança do sistema D-air. Do mesmo modo, o meticulosamente fabricado capacete Arai – que conta com fibra de carbono de grau aeronáutico – oferece uma performance e conforto insuperáveis.

O pacote que a Ducati preparou para os entusiastas que adquirirem a Superleggera V4 inclui também acesso à “SBK Experience”, permitindo aos proprietários pilotar a Panigale V4 R, que compete no Campeonato Mundial de SBK, numa pista de testes em Mugello.

Ainda mais exclusivo é o facto de 30 proprietários de Superleggera V4 terão a oportunidade exclusiva de desfrutar da “MotoGP Experience” e viver o sonho de todos os entusiastas da competição. Pela primeira vez, poderão pilotar em circuito a Desmosedici GP20 utilizada por Dovizioso e Petrucci, com o apoio direto dos técnicos da Ducati Corse.

Estes eventos especiais e oportunidades são tão únicas como este novo modelo Ducati. A Superleggera V4 é extrema, desenhada e desenvolvida para conseguir a máxima performance em pista e assegurar a fiabilidade e facilidade de condução de uma moto desportiva homologada para estrada.

Com a Superleggera V4, a Ducati eleva os limites ainda mais. A experiência a nível técnico e os conhecimentos desenvolvidos e em contínua evolução em MotoGP são continuamente colocados à disposição dos entusiastas da engenharia e performance em duas rodas.

Mas todo este cocktail de tecnologia de ponta e ofertas exclusivas associadas tem um preço! E esse não é nada “super-ligeiro”. Para ter um exemplar desta Superleggera V4  -dos 500 que serão produzidos – na sua garagem terá de desembolsar nada menos que a quantia de 105.195 euros.