Ducati mostra nova SuperSport e Panigale V4

A Ducati revela esta semana os novos modelos 2021 da sua gama de motos desportivas com a SuperSport 950, nova Panigale V4 SP e atualizações para Panigale V4 em destaque. 

A Ducati continua a revelar os seus novos modelos 2021 ao mundo com a série web Ducati World Première. Neste terceiro episódio, a marca revela a nova SuperSport 950, a Panigale V4, bem como os seus modelos de bicicletas elétricas 2021.

Para 2021, a SuperSport 950 foi revista no seu design, enriquecida com equipamento eletrónico e acessórios, passando também a cumprir a legislação antipoluição Euro 5. A ligação estética entre a SuperSport 950 e a Panigale V4 é agora ainda mais forte. A vista frontal é definida pela nova ótica full-LED suportada por duas aletas que flanqueiam as duas entradas de ar que alargam a perspetiva. O DRL recorda claramente a vincada assinatura luminosa da Panigale V4 e é feita graças a uma refinada opala que difunde a luz de modo uniforme.

As carenagens foram redesenhadas para acentuar o carácter desportivo da moto e a fluidez das suas formas. As condutas de ar provenientes do radiador são inspiradas pelo duplo extrator da Panigale V4.

Os traços genéticos da SuperSport 950 são os de uma verdadeira desportiva, com monobraço oscilante, quadro em treliça fixo ao motor que age como elemento estrutural para reduzir o peso e volume, ergonomia com avanços elevados para maior controlo mesmo com passageiro, assento revisto para maximizar o conforto do condutor através de uma maior área de utilização longitudinal, suspensão multirregulável, jantes em alumínio de três braços em “Y” e pneus Pirelli Diablo Rosso III, bombas radiais de travão e embraiagem e sistema de travagem Brembo de alta performance com dois discos de 320 mm para um peso a seco de 184 kg.

A eletrónica é uma das áreas mais afetadas pelo desenvolvimento da nova SuperSport 950, equipada com controlos eletrónicos baseados na informação da plataforma inercial de 6 eixos da Bosch, capaz de detetar instantaneamente os ângulos horizontais, verticais e longitudinais da moto no espaço. O pacote de eletrónica consiste em Cornering ABS, Controlo de Tração, Controlo Anti-Wheelie e Quickshift Eletrónico. O ajuste das definições de eletrónica, bem como o dos Riding Modes (Sport, Touring e Urban) é feito através do menu de um novo ecrã full-TFT de 4,3” com grafismo e interface inspirado no da família Panigale.

A SuperSport 950 está disponível em vermelho e, para aqueles que pretendam uma ciclística mais refinada, a versão S está disponível em “Ducati Red” e “Arctic White Silk”. A SuperSport 950 S está equipada com suspensões Öhlins totalmente reguláveis e com cobertura do assento do passageiro. Ambas estarão disponíveis nos Vendedores Autorizados Ducati a partir de fevereiro de 2021. O modelo está também disponível numa versão limitada.

Ducati Panigale V4

Outra das novidades desta terceira sessão semanal de apresentação de novidades promovida pela Ducati é a Panigale V4, que é o porta-estandarte e a desportiva por excelência, derivada diretamente do MotoGP e, como as motos de competição, está constantemente a ser inovada e melhorada de ano para ano. Para 2021, os modelos Panigale V4 e V4 S passam cumprir as normas de homologação Euro 5 para os países onde são requeridas, enquanto mantêm os valores de peso, potência e binário inalterados.

O pacote eletrónico que equipa a Panigale V4 evolui e agora inclui a mais recente geração do Ducati Traction Control que é ainda mais preditiva: DTC EVO 3, com uma estratégia derivada da Ducati Corse.

A estratégia de Riding Mode é também nova, especificamente o Riding Mode Race, que foi dividido em dois mapas distintos, permitindo ao piloto ter duas configurações diferentes para definir o melhor set-up possível, baseado na pista e no seu estilo de pilotagem.

Para 2021 a Ducati expande a sua família Panigale ao apresentar a versão Panigale V4 SP, que marca o regresso do histórico acrónimo “SP” (Sport Production). A Panigale V4 SP é numerada, e o número é gravado na mesa de direção maquinada.

A Panigale V4 SP – 214 cv, 12,6 kgm de binário e um peso a seco de 173 kg – tem um esquema de cores específico e está equipada com todos os elementos técnicos que melhoram as suas qualidades numa utilização em pista. Muitos elementos derivam da Superleggera V4: jantes em carbono, pinças de travão e bombas, embraiagem a seco e a mesma medida de corrente (520).

O componente mais importante para a melhoria das qualidades dinâmicas é certamente o par de preciosas jantes em carbono de 5 braços, 1,4 kg mais leves que as Panigale V4 S em alumínio forjado, que reduzem a inércia, tornando a moto significativamente mais ágil e leve nas mudanças de direção.

As exclusivas pinças de travão dianteiras Brembo Stylema R® asseguram um elevado poder de travagem, bem como uma excecional consistência de prestações mesmo durante uma longa sessão cronometrada sem alterações no curso da manete de travão. As pinças são acionadas por uma bomba radial Brembo MCS, que permite um rápido ajuste do tato de travagem para se adaptar às necessidades do piloto.

O Desmosedici Stradale da “SP” monta uma embraiagem a seco, que lhe permite ser ainda mais eficaz em pista quando numa pilotagem no limite, e está acoplado a uma transmissão final com uma corrente 520, mais estreita e, por isso, mais leve que a que está montada na Panigale V4 S.

Os poisa-pés em alumínio anodizado montados na Panigale V4 SP são totalmente reguláveis para se adaptarem à ergonomia de cada utilizador e maximizarem a distância ao solo para uso em pista. A moto está também equipada com um kit racing para uso em pista que permitem a remoção dos espelhos retrovisores, porta-matrícula, tampa de embraiagem aberta e inclui o Ducati Data Analyzer + módulo de GPS.

O esquema de cores da Panigale V4 SP é inspirado no usado nos testes de inverno pelas equipas oficiais de MotoGP e Superbike, trabalhadas pelo Centro de Estilo da Ducati. O depósito de combustível é em alumínio exposto, as carenagens são em preto mate enriquecidas com detalhes em vermelho fluorescente e componentes em carbono, tais como as asas e o guarda-lamas dianteiro.

A Panigale V4 e V4 S estarão disponíveis nos Vendedores Autorizados Ducati a partir de dezembro, com a Panigale V4 SP a partir de março de 2021.

Bicicletas Ducati

No “departamento” das bicicletas, a Ducati apresenta a nova e-enduro Ducati TK-01RR e significativas atualizações técnicas na All Mountain Ducati MIG-S.

A Ducati MIG-S é uma ‘All Mountain’ capaz de explorar qualquer trilho, assegurando uma excelente maneabilidade ao utilizador. Para 2021 adota uma nova bateria Shimano de 630Wh que garante um aumento de autonomia de cerca de 26%. A MIG-S também foi revista na sua geometria do quadro, com um tubo superior alongado e uma coluna do assento vertical (74.7°), obtendo-se assim maior conforto de utilização, tração e controlo em passagens mais técnicas.

A Ducati TK-01RR é completamente nova: uma e-enduro com bateria Shimano de 630 Wh que adota as mais modernas soluções técnicas, com o objetivo de tornar cada fase de condução mais entusiasmante e permitindo ao utilizador experimentar o off-road na sua máxima expressão, mesmo nos troços mais inacessíveis. O novo motor Shimano EP8 significa pura performance, com um peso de 2,6 kg que o torna um dos mais leves e mais compactos motores do seu segmento, com um binário máximo de 85 Nm e uma relação de servo-assistência de 400%. Combinado com a nova Shimano E-tube Project App, o sistema EP8 permite um avançado grau de customização, para adaptar o carácter do motor às necessidades do utilizador.

Tudo na TK-01RR está dirigido a um uso extremo em e-enduro, desde a geometria aos componentes topo de gama como a transmissão de 12 velocidades e os travões Shimano XT, a nova forquilha Öhlins RXF 38 de 180 mm e o amortecedor Öhlins TTX com 170 m de curso, totalmente regulável. A TK-01RR está equipada com pneus Pirelli Scorpion S, desenvolvidos especificamente para as e-MTB.

A gama Ducati e-MTB pode já ser encomendada nos Vendedores Autorizados Ducati e em Ducati.com. As entregas aos clientes irão começar em fevereiro de 2021.