A Ducati Multistrada V4 Rally é a mais recente adição à gama maxitrail da marca italiana. Em Borgo Panigale aproveitaram para adicionar uma série de elementos e características que tornam a nova Rally numa moto verdadeiramente “globetrotter”, capaz de enfrentar os mais diversos e exigentes cenários de viagens de grande distância, quer em estrada ou fora dela!
Naquele que foi o terceiro episódio da série Ducati World Première 2023, uma série de episódios onde a marca revela ao mundo as mais recentes novidades para o próximo ano, ficámos então a conhecer os detalhes da nova Multistrada V4 Rally.
O conceito de polivalência da original Multistrada é aqui elevado ao seu expoente máximo, com a Multistrada V4 Rally a aproveitar toda a potência gerada pelo motor V4 Granturismo com a tecnologia de ponta que a Ducati já nos habituou, como por exemplo o conjunto de radares que permitem a utilização do “cruise control adaptativo”.
De facto, esta Multistrada conta com suspensões semi-ativas com o curso aumentado para 200 mm, garantindo uma altura ao solo maior para poder facilmente ultrapassar obstáculos “off-road”, recebe um novo Power Mode dedicado ao “off-road”, poisa-pés mais largos para o condutor, com um perfil mais vincado e inserções removíveis em borracha, e na nova estratégia de controlo da suspensão eletrónica Skyhook DSS EVO, apresenta uma parametrização ainda mais precisa e eficaz neste modelo.
A Multistrada V4 Rally destaca-se também por estar equipada com a função Autoleveling das suspensões, que garante um ajuste constante quando a configuração do condutor, passageiro e bagagem se alteram. A aptidão para uma condução fora de estrada aumenta com a Multistrada V4 Rally, devido à utilização de jantes de raios mais leves, incluídas como equipamento de série, e às proteções do motor reforçadas.
A pensar nas grandes viagens de moto, a Ducati opta por instalar nesta Rally um novo depósito de combustível. No interior deste componente é possível ao proprietário guardar nada menos do que 30 litros de gasolina, o que permitirá percorrer longas distâncias sem ter de parar para reabastecer tão frequentemente.
Até porque, apesar do motor V4 Granturismo apresentar uma potência máxima de 170 cv, e contar ainda com sistema de desativação dos cilindros traseiros quando a moto está parada – o que já acontece com as restantes versões Multistrada V4 –, esta Rally eleva o patamar de eficiência de funcionamento e consumos, ao ser a primeira moto de produção que automaticamente “desliga” os cilindros traseiros até em andamento! Caso o condutor deseje acelerar, o sistema reconhece uma série de parâmetros, que se cumpridos levam à reativação dos dois cilindros adormecidos.
Por outro lado, a Ducati Multistrada V4 Rally recebe um novo modo de condução exclusivo. Ao selecionar o já conhecido modo de condução Enduro, o condutor passa a usufruir de um Power Mode específico para esta Rally. A potência é limitada a 114 cv e o controlo de traçáo torna-se mais permissivo, mas mais importante do que isso, destaca-se o desconectar do ABS na roda traseira e função de assistência em curva, o “anti-wheelie” desliga-se, e as suspensões eletrónicas adaptam as suas afinações semi-ativas para uma condução “off-road”.
E por falar em suspensões eletrónicas, destacamos também A função Minimum Preload, já introduzida na Multistrada V4 S em 2022, que permite ao condutor “baixar” a moto quando para ou circula a baixa velocidade, ao minimizar a pré-carga do amortecedor. A Multistrada V4 Rally dá mais outro passo em termos de facilidade de utilização ao introduzir a função Easy Lift, que, ao abrir os hidráulicos da suspensão com a chave em ON, reduz o esforço requerido para levantar a moto do descanso lateral, graças à compressão da forquilha e do amortecedor.
Para além disto, de modo a facilitar o carregar e descarregar das malas laterais e efetuar com maior facilidade alguma manutenção em longas viagens longe de casa, o descanso central é de série nesta moto.
A pensar no conforto em condução, o para-brisas foi redesenhado (aumentando 40 mm em altura e 20 mm em largura), a secção traseira foi alongada e a fixação da top-case recuada, oferecendo mais espaço na área das pernas para o passageiro, que pode também contar com poisa-pés com maiores inserções em borracha, para reduzir o nível de vibrações transmitidas.
Como habitualmente acontece noutros modelos da sua gama, a Ducati preparou um conjunto de equipamentos que estão aglomerados em diferentes “packs”. Desta forma os clientes podem optar pela personalização que mais se adapta às suas necessidades.
No caso da Multistrada V4 Rally estamos a falar de três diferentes versões: Adventure Radar, equipada com Cruise Control Adaptativo e Blind Spot Detection, a Adventure Travel & Radar, que adiciona malas laterais em alumínio, assentos e punhos aquecidos, enquanto a Full Adventure completa este último equipamento com uma ponteira homologada Akrapovic e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono para exclusividade adicional.
A Ducati Multistrada V4 Rally chegará aos concessionários da marca a partir de março de 2023 em duas cores: Ducati Red ou Alumínio Escovado / Negro Mate, esta última com um depósito em alumínio escovado exposto, com jantes pretas de raios para ambas as opções de cores.
Uma última nota para realçar que a Multistrada V4 Rally – tal como todas as Ducati em Portugal – é coberta pela garantia “4|Ever Ducati “, válida por quatro anos com quilometragem ilimitada, confiando na assistência fornecida pela rede de concessionários oficiais que pode descobrir clicando aqui.
De momento ainda não temos a informação oficial sobre o PVP desta novidade. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos atualizar este artigo assim que conseguirmos obter a confirmação oficial do preço da nova Multistrada V4 Rally.