Foi durante um evento especial à margem da semana da Art Basel em Miami Beach, que a Ducati decidiu apresentar aquela que é a mais especial das suas superdesportivas. A nova Panigale V4 Tricolore ‘veste-se’ a condizer, será produzida em números muitos limitados, e inclui diversos elementos exóticos e até uma travagem bastante especial que faz aqui a sua estreia numa moto disponível ao público.
Esta Panigale V4 Tricolore nasce como Uma homenagem à história do “Made in Italy” e da Ducati.
É por isso uma moto perfeita para qualquer colecionador de motos, e em particular para os Ducatistas, sendo que a marca italiana confirma que esta Tricolore será produzida em quantidades muito limitadas.
Na verdade, apenas 1000 unidades numeradas serão produzidas em Borgo Panigale, o que fará o coração de todos os entusiastas bater mais rápido por poderem adquirir uma moto que reinterpreta numa versão moderna a pintura da 750 F1 de 1984, a moto que começou, há exatamente quarenta anos, a história das motos superdesportivas modernas de Borgo Panigale.
Uma decoração Tricolore que nos anos seguintes foi dedicada às versões mais prestigiadas das várias gerações de Superbikes Ducati, desde a primeira 851 Desmoquattro em 1988.
A Panigale V4 Tricolore, cujo design final ficou a cargo da reconhecida Drudi Performance em colaboração com o Centro Stile Ducati, é baseada na nova Panigale V4.
A sua pintura branca, vermelha e verde, proposta pela primeira vez na moto em variante assimétrica (cada lado da moto é diferente do outro), celebra as cores da bandeira italiana combinando-as com o preto e branco da bandeira de xadrez, o símbolo da vitória, mostrado na parte inferior da carenagem.
Tal como nas motos mais desportivas e evoluídas da Ducati, como são os casos da Panigale V4 R ou da Multistrada Pikes Peak, a Panigale V4 Tricolore conta também com placas numéricas com o número um, na frente e nas laterais da carenagem.
Na verdade, a base da Panigale V4 Tricolore é, de facto, a nova Panigale V4 apresentada em julho passado na World Ducati Week. E isso significa que estamos perante uma moto que apresenta os mesmos números de performance como 216 cv extraídos do motor V4 de 1103 cc.
É também por isso uma moto mais evoluída do ponto de vista da aerodinâmica, contando com um chassis completamente revisto e a soluções eletrónicas inovadoras, como o Ducati Vehicle Observer (DVO) e o Race eCBS, sistema de travagem especial que pode ficar a conhecer melhor clicando aqui .
E por falar em travagem, a nova Panigale V4 Tricolore é a primeira moto de produção no mundo a ser equipada com o sistema de travagem dianteiro Front Brake Pro.
Este inovador e especial sistema de travagem é composto por dois discos Brembo T-Drive de 338,5 mm de diâmetro e 6,2 mm de espessura, com aletas no seu perímetro interno, que aumentam a potência de travagem e a consistência do desempenho ao garantirem uma melhor gestão da temperatura e dissipação do calor gerado nas travagens mais fortes.
Estes discos, testados pelos pilotos de fábrica da Ducati na Corrida dos Campeões de 2024 em Misano, são derivados dos discos de competição montados no Mundial Superbike nos circuitos mais exigentes, e estão combinados coma as novíssimas pinças Hypure.
As pinças Hypure são uma evolução das conhecidas Stylema, sendo mais leves, com construção monobloco e quatro pistões, e apresentam um tratamento de anodização em titânio e um logótipo Brembo de grandes dimensões.
Por fim, a bomba de travão dianteira é uma MCS 19.21 com ajuste remoto da posição da manete, uma solução que podemos encontrar nas motos de MotoGP e Superbike.
Continuando pelas características que tornam esta moto tão especial, pela primeira vez na história da Ducati, uma Tricolore é enriquecida com equipamentos técnicos que melhoram o seu desempenho em pista, tornando esta moto ainda mais única.
A Panigale V4 Tricolore está equipada com jantes em fibra de carbono de cinco raios que reduzem o peso em 0,950 kg em comparação com as forjadas da Panigale V4 S, baixando a inércia em 12% à frente e 19% atrás. Graças a estas jantes, a agilidade da moto aumenta nas mudanças de direção e a tendência da moto para fechar a trajetória durante a aceleração quando ainda inclinada é amplificada.
O equipamento especial da Tricolore fica completo com uma embraiagem a seco, poisa-pés ajustáveis maquinados de alumínio sólido e um módulo GPS.
Quem quiser usar a sua Panigale V4 Tricolore em pista também terá acesso a uma tampa de depósito de combustível de corrida em alumínio sólido, condutas das pinças de travão, tampa de embraiagem aberta em fibra de carbono e um kit para remoção do suporte da matrícula, tudo fornecido de série.
O assento é forrado em Alcantara, para-brisas dianteiro é em plexiglass de competição e ao ligar a ignição o condutor é recebido por uma animação gráfica dedicada no painel de instrumentos TFT a cores.
Por fim, cada Tricolore, como todas as Ducati colecionáveis, é tornada única pela placa em alumínio maquinada fixa na mesa de direção com o nome do modelo e número da unidade.
O proprietário vai ainda receber o certificado de autenticidade e uma capa de moto dedicada, que são entregues dentro de uma caixa personalizada especial, feita a combinar com a decoração Tricolore.
O número de série do modelo também está inserido na placa de alumínio da chave de ignição.
Por fim, e para todos os clientes que queiram mesmo vestir o ‘fato’ Tricolore, a Ducati permite que cada cliente que compre uma das 1000 unidades opte por completar o seu visual com um capacete e blusão de edição limitada com um esquema de cores que combina com o da moto.
Para saber mais informações e garantir a sua Panigale V4 Tricolore antes que esgotem, aconselhamos a contactar rapidamente o concessionário Ducati mais perto de si. O preço a pagar para ter uma destas joias italianas na sua garagem será elevado. Mas esta é mesmo uma moto especial.
Galeria de fotos Ducati Panigale V4 Tricolore
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!