Ducati Panigale V4 World Champions – As réplicas dos campeões

A Ducati surpreende com as Panigale V4 World Champions Replica criadas em honra dos campeões Francesco Bagnaia e Alvaro Bautista.

panigale

O ano de 2022 acabou em grande para a Ducati ao nível da competição. A casa de Borgo Panigale terminou no topo tanto em MotoGP, como também no Mundial Superbike, reconquistando ambos os títulos de pilotos, os mais cobiçados. Tanto Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) como Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) tornaram-se nos mais recentes heróis do departamento Ducati Corse e de toda a família italiana. E por isso a Ducati decidiu criar duas versões especiais da Panigale V4 S em honra dos seus campeões.

As motos, em exposição pública pela primeira vez no evento Campioni in Piazza, serão disponibilizadas em número extremamente limitado.

De facto, a Ducati planeia fabricar apenas 260 unidades de cada moto, uma dedicada a Francesco Bagnaia de MotoGP, e a outra dedicada ao espanhol Alvaro Bautista do Mundial Superbike.

O grande destaque destas versões especiais e numeradas da Ducati Panigale V4 S vai inteiramente para as suas decorações que replicam as motos dos dois campões. A marca italiana denomina estas motos como Panigale V4 World Champion Replica, e de facto basta olhar para cada uma para imediatamente percebermos a ligação tanto ao protótipo da categoria rainha Desmosedici GP, mas também à Panigale V4 R utilizada na categoria Superbike.

panigaleAs duas séries especiais, criadas a partir da Panigale V4 S, contam com os esquemas de cor das motos de competição de Francesco Bagnaia #63 e Álvaro Bautista #19.

Cada moto desta série World Champions Replica é tornada única pelo autógrafo original de cada piloto no depósito, que estará protegido com uma camada de verniz transparente. As duas motos, produzidas numa série numerada e limitada, celebram com os seus números de produção o ano do nascimento da Ducati. Cada versão de campeões da Panigale V4 S consistirá em apenas 260 unidades, em honra de 1926, o ano em que a companhia bolonhesa foi fundada.

Tal como as motos de competição nas quais se inspiraram, as motos Panigale V4 World Champion Replica são disponibilizadas apenas em configuração monoposto, e são claramente identificadas pela mesa de direção superior em alumínio com a gravação a laser do nome do modelo e número progressivo.

O equipamento técnico conta de série com a adoção da embraiagem a seco de nove discos STM-EVO SBK, sistema de escape homologado Akrapovič (2 kg mais leve do que a unidade de origem da Panigale V4), sistema de travagem Brembo abrilhantado por pinças Stylema R e bomba MCS com ajuste remoto, poisa-pés ajustáveis fornecidos pelos especialistas da Rizoma e fabricados em alumínio, sendo que o para-brisas adota também a configuração de competição, sendo por isso mais alto do que o que encontramos na normal Panigale V4.

Outros pormenores técnicos que caracterizam estas motos especiais são o escudo térmico dos coletores de escape traseiros, tampa do alternador, guarda-lamas dianteiro e traseiro, e condutas e arrefecimento dos travões dianteiros, todos estes elementos fabricados em fibra de carbono.

Também em fibra de carbono, combinada com titânio, é a proteção do monobraço oscilante.

Finalmente, a série dedicada a Álvaro Bautista #19 conta o depósito em alumínio escovado que encontramos nas versões mais refinadas da Panigale V4 e também na sua moto de competição do Mundial Superbike.

Cada moto será entregue ao proprietário em conjunto com uma caixa com logótipos dedicados e virá com um certificado de autenticidade, uma capa de proteção para a moto que é customizada, e o sistema de aquisição de dados Ducati Data Analyser+ está instalado.

Aqueles que pretendam tirar partido da performance destas duas motos em circuito poderão montar os acessórios adicionais fornecidos, tais como a tampa da embraiagem aberta em fibra de carbono, kit de remoção da placa de matrícula e retrovisores, e tampão de combustível racing em alumínio.

Para mais informações recomendamos contactar o concessionário Ducati mais perto de si. Clique aqui para saber a localização dos concessionários oficiais em Portugal. E também recomendamos que, caso esteja de facto interessado em adquirir uma destas Panigale World Champions Replica para a sua coleção, contacte o concessionário assim que possível, pois como habitualmente acontece com edições especiais numeradas e de produção limitada da Ducati, certamente a produção esgotará rapidamente.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades da Ducati para 2023. A não perder!