A denominada ‘Land of Joy’ criada pela casa de Borgo Panigale para mostrar ao mundo das duas rodas uma visão mais divertida da vida, continua a crescer de ano para ano. Desta feita, e graças ao trabalho realizado pelo Centro Stile Ducati em duas unidades da segunda geração da Ducati Scrambler, nascem dois concepts: CR24I e RR24I.
As duas motos foram reveladas ao mundo durante o arranque do Bike Shed MotoShow a decorrer em Londres, Inglaterra. Dois conceitos que seguem caminhos distintos dentro do mundo Scrambler, e que nos deixam antever o que poderá ser o futuro dos modelos scrambler de Borgo Panigale.
Apostando fortemente ao nível da customização, ou personalização, as duas concept Ducati Scrambler CR24I e RR24I são a expressão máxima da liberdade de expressão que a marca italiana procura disponibilizar aos seus clientes.
A CR24I é uma proposta que segue claramente uma linguagem associada às motos do estilo Café Racer, apresentando-se como uma concept que evolui o estilo originalmente lançado no mercado com a Scrambler Café Racer em 2017.
As suas linhas apresentam o estilo icónico deste tipo de motos e que eram extremamente populares nas estradas britânicas nos anos 60, quando os motociclistas faziam de qualquer ida ao café uma verdadeira corrida!
O projeto da concept CR24I foi totalmente concebido no Centro Stile Ducati, sublinhando a versatilidade da base mecânica criada para a Ducati Scrambler, caracterizada por jante de 17 polegadas e avanços desportivos com espelhos retrovisores fixos nas suas extremidades. A carenagem fixa ao depósito, esguia e envolvente, recorda-nos dos ícones da Ducati em eras passadas, tais como a Pantah e a 750 SS, aqui reinterpretadas para obter uma imagem contemporânea que sempre tem sido associada aos modelos Ducati Scrambler.
O assento transforma-se num monoposto graças à cobertura removível, que nos lembra dos clássicos assentos ‘panettone’ dos anos 70 instalados nas motos desportivas. Até mesmo a pintura foi escolhida para nos relembrar das motos Café Racer originais e que inspiraram tantos motociclistas em todo o mundo a abraçar a personalização das suas motos.
Num momento em que está quase a estrear nas grandes salas de cinema o novo filme da saga Mad Max, uma saga onde ‘vivemos’ toda a ação num mundo pós-apocalíptico e repleto de veículos incríveis e devidamente adaptados a esse ambiente, a Ducati Scrambler aproveita para nos mostrar a concept RR24I.
Minimalista e funcional em todos os detalhes, esta proposta procura trazer os motociclistas de volta aos elementos básicos do que deve ser uma moto: um depósito de combustível, motor, rodas e guiador.
Na RR24I não encontramos nenhum elemento desnecessário.
Todos os componentes em alumínio estão em destaque, os detalhes técnicos e mecânicos estão expostos como forma de conferir autenticidade a uma concept Ducati Scrambler que foca a atenção dos motociclistas nos materiais, quer do ponto de vista visual, mas também do ponto de vista do que se sente ao tocar na moto.
O depósito de combustível perde as suas tampas de cobertura, que aqui na RR24I concept são substituídas por um suporte para fixar e transportar os elementos básicos para uma viagem de moto, sejam eles ferramentas para uma rápida reparação à beira da estrada ou roupa. O assento reservado ao passageiro é removível e assim permite instalar um suporte para transporte de mais bagagem. Mais uma característica que sublinha o lado aventureiro desta concept que se estreou no Bike Shed MotoShow em Londres.
Na traseira da RR24I encontramos ainda um sistema de escape elevado fornecido pelos especialistas da Termignoni, sendo que a imagem mais desportiva e aventureira é reforçada com a escolha dos pneus Pirelli Scorpion Rally para cobrir as jantes de 18’’ e 17’’. Um ‘toque’ final de estilo é conferido pela instalação de um guarda-lamas dianteiro elevado, ao melhor estilo das motos de off road.
Veremos se no futuro estas duas concept darão origem a novas variantes da gama Ducati Scrambler.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!