Ducati Streetfighter V4 / V4 SP2 – A evolução da supernaked

Mantendo a potência, as Ducati Streetfighter V4 e V4 SP2 apostam na evolução da ciclística e eletrónica. E já temos preços das novidades!

streetfighter v4

A série Ducati World Première 2023 continuou hoje com a divulgação do quinto episódio em formato vídeo. Desta vez a estrela do “show” foi a supernaked Ducati Streetfighter V4, que, seguindo os passos de refinamento da família Panigale V4, recebe também um conjunto de alterações que visam uma evolução da supernaked de Borgo Panigale para 2023. E, claro, temos aqui também os detalhes da variante “track ready” e exótica Streetfighter V4 SP2.

Depois de dois anos de vida, acumulando prémios e o reconhecimento dos motociclistas a nível mundial como uma das propostas do segmento supernaked mais atrativas, quer visualmente, quer também do ponto de vista das qualidades dinâmicas, a Streetfighter V4 renova-se para atacar em força o próximo ano.

O conceito original denominado pela Ducati como “Fight Formula” (Fórmula de Combate) evolui para se tornar na derradeira supernaked, em particular se estivermos a falar das características da mais exclusiva Streetfighter V4 SP2.

Leia também – Ducati Panigale V4 R: A mais selvagem!

streetfighter v4Essencialmente uma Panigale V4 despida das suas carenagens integrais, a supernaked mantém as principais características do motor V4 Desmosedici Stradale intocadas. Isso significa que continua a disponibilizar os mesmos 208 cv às 13.000 rpm e 123 Nm de pico de binário, números que já vimos serem apresentados na ficha técnica da geração anterior. Porém, para garantir uma maior eficiência e corresponder ao maior diâmetro de saída do silenciador, a Ducati decidiu rever a calibração do motor.

Refira-se que a embraiagem a seco pode ser facilmente instalada, fazendo parte do catálogo de acessórios oficiais Ducati Performance.

Por outro lado, e agora entrando no departamento da eletrónica, a nova Streetfighter V4 beneficia de um pacote eletrónico que segue também a mesma lógica de melhorias da desportiva Panigale V4. Isto significa que foram adaptados à especificação do motor Desmosedici Stradale da Streetfighter V4 as mesmas lógicas ao nível dos diferentes Power Modes.

streetfighter v4Existem quatro estratégias de resposta do motor: Full, High, Medium, Low.

As opções Full e Low são novas, enquanto a High e Medium foram revistas na sua parametrização. O modo Full Power permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de binário sem filtros eletrónicos, exceto em primeira velocidade.

Para os Power Modes High e Medium, um novo sistema de gestão do acelerador “Ride by Wire” foi desenvolvido, com uma calibragem dedicada para cada uma das seis mudanças, garantindo que o utilizador tem sempre a resposta ideal que cada vez que abre o acelerador.

O Power Mode Low, por outro lado, foi desenhado para condução em superfícies de baixa aderência, limitando a potência máxima da moto a 165 cv e oferecendo uma resposta ao acelerador particularmente progressiva. As calibragens dedicadas à Streetfighter V4 asseguram a máxima correlação entre o valor de binário requerido pelo utilizador e aquele que é realmente entregue.

streetfighter v4Nos modos de condução destaca-se o novo Riding Mode Wet, que, como o nome indica, conta com parâmetros específicos das ajudas eletrónicas à condução para superfícies de menor aderência em caso de chuva. Neste modo, as ajudas como controlo de tração ou “anti-wheelie” tornam-se mais interventivas.

A nova Ducati Streetfighter V4 de 2023 também evolui graças ao novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que garante melhor estabilidade e precisão nas fases de travagem e entrada em curva, e a possibilidade do condutor definir de forma mais precisa a definição eletrónica que prefere.

O novo EBC EVO 2 conta com uma diferente calibragem mudança-a-mudança em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do travão-motor em função da carga sobre o eixo traseiro. Na primeira fase de travagem, quando existe pouca carga sobre o pneu traseiro, o EBC EVO 2 reduz o efeito travão-motor, aumentando-o assim que nos aproximamos do “apex” da curva, onde a intervenção do travão-motor faz a maior contribuição para desacelerar a moto e fechar a trajetória.

Graças a esta modificação, que de acordo com a Ducati garante uma intervenção mais equilibrada no controlo do travão-motor em todas as condições de condução, o bloqueio da roda traseira nas travagens mais exigentes é reduzido.

streetfighter v4Convém também não esquecer que nesta segunda geração da Streetfighter V4 o condutor irá usufruir de um “quickshift” bidirecional, ativo em todas as rotações, que tem influência no corte de injeção e redução do avanço da ignição, permitindo assim que sejam realizadas trocas de caixa mais suaves e rápidas.

Um fator decisivo em pista, mas também em estrada, pois mesmo a baixas velocidades o condutor não sentirá os incómodos “solavancos” provenientes da utilização deste tipo de sistemas mais adaptados ao uso em pista.

Na ciclística, destacamos a modificação na geometria do monobraço, nomeadamente a sua posição. Agora este elemento está fixo 4 mm mais acima do que anteriormente. Desta forma a marca italiana pretende que a Streetfighter V4 não sofra de instabilidade quando aceleramos de forma mais agressiva e toda a potência é passada para a roda traseira. E por falar em rodas, refira-se que no caso da Streetfighter V4 S estamos a falar de jantes Marchesini forjadas, em alumínio, mais leves e com um desenho exclusivo.

streetfighter v4Ainda na Streetfighter V4 S convém realçar que a Ducati opta por suspensões de controlo eletrónico e semi-ativo, adotando a estratégia SmartEC 2.0, que facilita a vida do condutor na hora de escolher as melhores afinações para as suas necessidades ou preferências. As suspensões no caso da S são fornecidas pelos especialistas da Öhlins.

Mantendo uma ergonomia tipicamente naked, com o condutor a adotar uma postura de costas mais direitas e braços bem abertos para se agarrar ao guiador largo e elevado, a nova Ducati Streetfighter V4 recebe um novo depósito de combustível com 17 litros de capacidade.

Mesmo assim, o peso a cheio não ultrapassa os 200 kg, sendo que a Ducati anuncia mesmo que a Streetfighter V4 S pesa 197,5 kg.

Esta novidade de 2023 da marca de Borgo Panigale está disponível num novo e arrojado esquema de cores ‘Grey Nero’, que assenta no contraste entre o cinzento e os vários tons de negro – mate e brilhante – das superestruturas.

Ducati Streetfighter V4 SP2

streetfighter v4Para aqueles motociclistas que desejam algo verdadeiramente especial, então a variante exótica SP2 será a proposta que devem ter em conta.

A Streetfighter V4 SP2 é proposta no esquema de cores “Winter Test”, desenhado pelo Centro Stile Ducati e inspirando-se nas motos da Ducati Corse que tomam parte nos testes de pré-temporada de MotoGP e Mundial Superbike. O preto mate das superestruturas, combinado com o acabamento negro carbono das jantes e asas, contrasta com os pormenores em vermelho e o brilho do depósito exposto em alumínio escovado, que também encontramos nas tampas laterais do radiador.

Para um toque de maior exclusividade a Ducati apresenta o número progressivo de fabrico da moto gravado a laser no guiador.

streetfighter v4A V4 SP2 está equipada com jantes de carbono de 5 braços divididos, 1,4 kg mais leves que as de alumínio forjado montadas na Streetfighter V4 S, e capazes de reduzir o efeito de inércia em 26% à frente e 46% atrás, tornando a moto significativamente mais leve nas trocas de direção. As pinças de travão dianteiras são as Brembo Stylema R de melhor especificação, e que garantem um elevado poder de travagem, bem como uma performance consistente mesmo em caso de uso prolongado em pista.

Na Streetfighter V4 SP2, o Desmosedici Stradale está equipado de fábrica com a embraiagem a seco STM-EVO SBK, que assegura uma melhor função deslizante, mesmo nas reduções mais agressivas, e mais fluidez em todas as fases de acelerador fechado, essenciais para ser mais eficaz em pista quando se roda no limite.

Uma contribuição para as prestações em pista vem também das suspensões Öhlins, que garantem ao utilizador a confiança necessária para pilotar no limite.

streetfighter v4O equipamento desta supernaked fica completo com poisa-pés ajustáveis fabricados em alumínio maquinado, que aumentam o ângulo de inclinação e permitem ao piloto encontrar a posição ideal no assento, guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono, e ainda um conjunto de acessórios Ducati Performance específicos para utilização em pista nos track-days.

As novas Ducati Streetfighter V4 e V4 S estarão disponíveis nos concessionários da marca na Europa a partir de fevereiro de 2023, enquanto a versão V4 SP2 chegará a partir de abril de 2023. A gama de cores consiste em Ducati Red e no novo esquema de cores “Grey/Nero”, que estará disponível apenas para a versão “S”, enquanto a V4 SP2 apenas está disponível na decoração Winter Test, conforme já referimos anteriormente.

Quanto a preços, a Ducati Portugal confirma que a nova Streetfighter V4 terá um PVP de 23.495€, a Streetfighter V4 um PVP desde 26.895€, enquanto a mais exótica Streetfighter V4 SP2 um PVP de 34.785€.

Galeria de fotos Ducati Streetfighter V4 / V4 S / V4 SP2