Na sua mais recente apresentação online de novidades para 2025, os cada vez mais famosos episódios Ducati World Première, a marca italiana revelou os detalhes da novíssima XDiavel V4. Como o nome indica, a sport cruiser de Borgo Panigale passa a ostentar o poderoso motor quatro cilindros em V, o já conhecido V4 Granturismo, o que lhe dá um nível de performance nunca antes visto!
Esta Ducati XDiavel V4 é uma daquelas motos que dificilmente passa despercebida.
Desde a sua imagem musculada e de linhas charmosas que reclamam para si todas as atenções na estrada, passando pela qualidade de construção premium, esta sport cruiser mantém uma postura baixa, alongada, com formas que a Ducati refere que foram desenhadas depois dos designers italianos se inspirarem nos supercarros mais icónicos.
O depósito de combustível destaca-se neste conjunto graças às novas cores iridescentes Black Lava e Burning Red, criadas exclusivamente para a XDiavel V4, e que produzem reflexos especiais quando atingidos pela luz.
A assinatura dos conjuntos luminosos dianteiro e traseiro e os indicadores de mudança de direção dinâmicos integrados nos painéis laterais, naturalmente com recurso a tecnologia “full LED”, contribuem para caracterizar de forma inequívoca o aspeto da XDiavel V4.
O DRL dianteiro mantem a assinatura luminosa com o conhecido formato de um duplo C.
Na traseira encontramos um monobraço oscilante fabricado em alumínio, que deixa à vista todo o cuidado que a Ducati teve ao desenhar a jante traseira ‘profunda’, na qual está montado o massivo pneu na medida 240/45. Os cinco raios em forma de estrela das jantes, com superfícies maquinadas, reforçam a referência aos “muscle cars” americanos.
O condutor vai desfrutar do assento colocado numa posição baixa (a apenas 770 mm do solo) e de um guiador recuado e rebaixado quando comparado com o que era utilizado na anterior XDiavel 1260. Desta forma a Ducati espera que o condutor usufrua de maior facilidade especialmente durante as manobras.
O conforto foi substancialmente melhorado, de acordo com a marca italiana, graças à suspensão traseira que conta agora com um curso aumentado de 25 mm em comparação com a XDiavel 1260 e, acima de tudo, um assento largo, com maior espessura.
O passageiro também conta com um assento mais espaçoso (+30% de largura, +50% de comprimento) e confortável (+25 mm de espessura), e com uma pega traseira fornecida de série.
Refira-se ainda que, no que à posição de condução diz respeito, os condutores que preferem uma posição mais desportiva e procuram explorar todas as capacidades dinâmicas desta sport cruiser poderão optar por instalar na XDiavel V4 um conjunto de poisa-pés recuados (acessório opcional), que contrastam com os poisa-pés avançados instalados de origem.
Porém, nesta nova geração da XDiavel, o motor V4 Granturismo.
Esta unidade motriz, que deriva do Desmosedici Stradale que encontramos nas Panigale V4 e Streetfighter V4, apresenta uma cilindrada de 1.158 cc, cambota contrarrotante que, tal como na moto Ducati de MotoGP, reduz o efeito giroscópico, aumentando a agilidade.
A potência naturalmente sobe, passando agora a ser de uns mais generosos (e entusiasmantes!) 168 cv, brilhando também pela entrega forte de binário em todos os regimes de rotação, com um valor máximo de 12,8 kgm às 7.500 rpm, mais 0,2 kgm do que a Multistrada V4.
É também um motor eficiente em termos de consumo de combustível e emissões. Isto porque conta já com a mais recente tecnologia de desativação de cilindros, um sistema que tem parâmetros alargados em relação à sua versão original. Esta função desliga o banco de cilindros traseiro, não só quando a XDiavel V4 está parada, mas também quando circula a baixas rotações em condições de carga reduzida do motor.
O sistema de desativação alargada dos cilindros traseiros, que permite que o motor funcione como um bicilíndrico ou como um quatro cilindros com uma transição impercetível entre cada modo de funcionamento, gera uma variação no tom do ruído de escape ao mudar de um modo para o outro.
Um som mais profundo, com frequências mais baixas, caracteriza o V4 Granturismo quando apenas os dois cilindros dianteiros estão ativos, enquanto as frequências se tornam mais altas quando os quatro cilindros estão em operação.
O desempenho deste motor V4 Granturismo é depois acompanhado por uma ciclística que a Ducati evoluiu, de forma a melhorar as sensações dinâmicas desta sport cruiser.
A XDiavel V4 apresenta um peso de 229 kg, uma poupança de 6 kg em comparação com a XDiavel 1260 S, graças à maior leveza do V4 Granturismo e intervenções direcionadas em muitos dos elementos da moto, o que contribuiu para que o conjunto perdesse peso.
A isto juntamos ainda uma forquilha invertida com bainhas de 50 mm e um amortecedor tipo cantilever, ambos totalmente ajustáveis.
O sistema de travagem, que apresenta discos de 330 mm e pinças Brembo Stylema no eixo dianteiro, garante uma performance assinalável, com valores de desaceleração máxima de 11,5 m/s, de acordo com a Ducati.
Um valor que está em linha com a performance de travagem das motos de cariz desportivo, e que só foi alcançada graças a uma calibração muito refinada e particular do sistema ABS.
Depois a Ducati XDiavel V4 brilha também pelo seu completo pacote eletrónico.
Neste departamento encontramos à disposição do condutor três modos de potência e quatro modos de condução: Sport, Touring, Urban e Wet. Graças a estas opções é possível adaptar a entrega de potência e binário do motor e a intervenção dos sistemas de assistência à condução: Ducati Traction Control com funcionamento em curva, Ducati Wheelie Control e ABS também com função em curva.
O Cruise Control torna as viagens em autoestrada mais descontraídas, enquanto o Ducati Quick Shift funciona tanto para subir como para descer de caixa (a transmissão conta com relações exclusivas), sendo derivado do sistema aplicado à nova Panigale V4.
Por fim, o sistema de Launch Control garante arranques fulgurantes quando pretende tirar o máximo partido do desempenho de aceleração da XDiavel V4.
Todas estas ajudas e sistemas são possíveis de gerir através dos controlos retro iluminados no guiador e do novo painel de instrumentos TFT a cores de 6,9″ com uma proporção de 8:3, introduzido pela primeira vez na Panigale V4.
O painel de instrumentos também oferece conectividade Bluetooth para emparelhar o smartphone para chamadas, mensagens de texto e música, ou usar o sistema de navegação Turn-by-turn (disponível como acessório) através do aplicativo Ducati Link.
O vidro protetor do ecrã usa a tecnologia de colagem ótica para garantir uma legibilidade ideal, mesmo em condições de luminosidade muito intensa.
A XDiavel V4 está disponível em duas cores, Burning Red e Black Lava, ambas metálicas. Pela primeira vez, a XDiavel é oferecida em vermelho, mas um vermelho diferente do icónico Ducati Red e do brilhante Racing Red. O Black Lava, por outro lado, enriquece o clássico preto brilhante típico do mundo das cruisers.
De acordo com a Ducati, a XDiavel V4 chegará aos concessionários em maio de 2025. Quanto ao preço em Portugal, aguardamos a confirmação oficial de qual será o valor a pagar para poder ter esta charmosa e musculada sport cruiser na garagem.
Galeria de fotos Ducati XDiavel V4
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