Editorial Revista Motojornal nº1503
Um ano! Já andamos nesta realidade paralela há um ano! Um ano em que a nossa vida ficou totalmente virada do avesso e que nos obrigou (e continua a obrigar) a adaptar-nos dia após dia. Compras virtuais, apresentações virtuais, desporto virtual, aulas virtuais, cursos virtuais, até afetos virtuais… Tudo se tornou distante, impessoal, mas, o novo normal. Neste sentido, também a forma de trabalhar das marcas sofreu uma profunda reestruturação.
Na primeira fase do confinamento, há um ano, as marcas fecharam portas por completo. Não havia lançamentos, nem motos para teste. Obrigou-nos também a nós a ser criativos e criar novo métodos e estratégias, para continuar a corresponder à expetativa e necessidades dos nossos leitores. Foram tempos estranhos, em que todos tivemos que aprender a viver de forma “virtual”. O mundo sofreu profundas mudanças, e nunca mais será igual. Chamadas de vídeo, webinars, reuniões via Zoom (ou noutras plataformas), compras online, confinamentos obrigatórios e todos os eventos cancelados. Foi desolador. Continua a ser desolador! E o que o futuro nos reserva? Bem, muitas mudanças, certamente.
Este editorial encontra-se na edição Nº 1503 da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1503/
A forma como as marcas se adaptaram à nova realidade demorou semanas, mas com muito trabalho e criatividade, começaram a apresentar os modelos que estavam planeados ser lançados no Salão de Colónia e Milão. Com o cancelamento destes certames, começaram as apresentações virtuais das novidades, e em vez de estarem concentradas numa época mais específica, passámos a receber novidades quase todas as semanas, desde há um ano…. Será que as apresentações virtuais surtem o efeito desejado? Certamente não substituem o ambiente que se vive num salão, o toque o ver ao vivo e a cores as novidades e toda a envolvência que se vive num salão, desde as combinações com os amigos para juntos irem ver as novidades, até aos expositores que aproveitam a ocasião para estar mais perto do seu público. Mas até isso está prestes a mudar! Será que as marcas se estão a preparar para reinventar o próprio conceito de salão e a sua própria participação nesses eventos? A resposta é sim e a BMW foi a primeira a dar conta dessa intenção no final do passado mês de janeiro.
De acordo com a marca bávara, está decidida a não participação no Salão de Milão e no Salão de Colónia. Em contrapartida, a BMW promete uma nova estratégia de comunicação, quer digital quer presencial, mais focada no público-alvo, bem como na participação em eventos de cariz mais regional. Será que atrás da BMW vamos ter outras marcas a optar por este tipo de estratégia? Será que os salões, incluindo os maiores e mais carismáticos, vão ter que alterar profundamente os formatos e custos? De que forma podem ser sustentáveis e voltar a gerar interesse de todas as partes envolvidas? Será que esta nova “realidade virtual” não torna tudo mais impessoal? São perguntas para as quais iremos ter respostas muito em breve!
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