Quando há quatro anos a Kymco mostrou ao mundo das duas rodas presente no Salão de Milão EICMA a concept SuperNEX, uma desportiva elétrica, ficou claro que a marca liderada por Allen Ko e representada atualmente em Portugal pelo grupo Multimoto, queria apostar em força na propulsão elétrica num futuro próximo.
Porém, desde 2018 que apenas vamos tendo direito a ver algumas novidades ou evoluções neste projeto, nomeadamente com a naked RevoNEX a juntar-se à SuperNEX.
Agora, na EICMA 2022, as suas concept voltaram a ser o grande destaque do espaço da Kymco na maior exposição mundial dedicada ao mundo das duas rodas. As SuperNEX e RevoNEX prometem trazer a marca de Taiwan para um novo futuro da mobilidade elétrica. Falta apenas saber quando é que chegam ao mercado.
Na verdade, não está apenas a faltar a data de comercialização destes conceitos eletrizantes e com uma aparência pouco comum, pois do ponto de vista técnico a Kymco continua a não divulgar os detalhes destas novidades.
Mesmo durante a EICMA o presidente da marca, Allen Ko, referiu apenas que “A SuperNEX e RevoNEX expandem a filosofia de design original e que dá aos motociclistas cinco experiências diferentes: a felicidade de trocar de caixa, a adrenalina da performance, a segurança de estar em controlo, a sensação de som, e a versatilidade dos modos de condução. A SuperNEX e RevoNEX seguem a forma e função que abraçam as aspirações do futuro elétrico”.
Destas palavras pouco ou quase nada conseguimos retirar para entender o que oferecem estas duas motos elétricas da Kymco. Porém, há detalhes no discurso do presidente da empresa que podemos entender como sendo “pistas” sobre o que a SuperNEX e RevoNEX vão disponibilizar.
Em relação à questão da felicidade de trocar de caixa, claramente Allen Ko está a referir-se à utilização de uma caixa de velocidades com diferentes relações. Ao contrário da grande maioria das motos elétricas, que não têm este componente, as SuperNEX e RevoNEX permitem que o condutor troque de caixa como numa moto convencional.
Não se sabe ainda se essa caixa de velocidades será mecânica, ou se será apenas uma caixa simulada de forma eletrónica. Seja como for, no caso da desportiva SuperNEX, a potência do motor elétrico, sobre o qual não se conhecem dados técnicos, será transmitida para a roda traseira através de uma corrente, enquanto no caso da naked RevoNEX a transmissão final é por correia.
Quanto à questão da “adrenalina da performance”, não será difícil imaginar que Allen Ko acredita que as especificações finais dos modelos de produção serão capazes de garantir aos motociclistas que conduzem estas motos elétricas uma enorme descarga de adrenalina. Tipicamente, uma moto elétrica consegue disponibilizar todo o seu binário desde o primeiro momento em que se roda o punho do acelerador, e isso é sinónimo de muita adrenalina!
No que respeita a estar “no controlo”, apenas podemos presumir que o responsável máximo da Kymco esteja a referir-se a ajudas eletrónicas à condução. Sendo propostas viradas para o futuro, tanto a SuperNEX como a RevoNEX deverão contar com múltiplas opções eletrónicas ajustáveis.
A “sensação de som” tanto poderá ser uma questão do som, ou assobio, que normalmente associamos a uma moto elétrica. Mas também poderá dar-se o caso da Kymco estar a desenvolver um sistema ou mecanismo que permita a estas motos elétricas simularem o som de um motor a combustão interna. O que seria uma característica pouco habitual, mas altamente recompensadora para o motociclista.
Por último, Allen Ko refere a versatilidade dos modos de condução. Obviamente não será preciso especular muito para perceber que o presidente da Kymco avança desde já que tanto a SuperNEX como a RevoNEX vão contar com modos de condução personalizáveis e ajustados às diferentes condições de utilização.
Temos ainda de referir o design futurista destes dois conceitos da Kymco.
Tanto a SuperNEX como a RevoNEX apresentam carenagens que adotam múltiplos orifícios em forma hexagonal. As carenagens quase passam a ideia de poderem ser impressas em impressoras 3D, o que abriria um leque enorme de possibilidade no fabrico destas motos elétricas.
Por outro lado, ao optar por carenagens perfuradas, e para além do visual futurista, a Kymco garante que consegue garantir uma melhor refrigeração das baterias e do motor elétrico. As carenagens assumem assim uma dupla função.
Resta-nos agora continuar a aguardar que a Kymco prossiga a trabalhar e evoluir estes dois conceitos. Talvez as versões de produção da SuperNEX e da RevoNEX possam ser apresentadas ao público na edição 2023 do Salão de Milão EICMA.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer até si todas as novidades que foram apresentadas na EICMA 2022. A não perder!