EICMA 2023 – Ducati Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916

A surpresa da Ducati para 2024 é a Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916. Na EICMA a desportiva foi revelada, e temos aqui todos os detalhes.

panigale v4 sp2

Que a Ducati sabe como celebrar os seus ícones não é surpresa para ninguém. A marca italiana liderada por Claudio Domenicali, o seu CEO e verdadeiro apaixonado do motociclismo, tem conseguido transportar para a era moderna o espírito de alguns dos modelos que ficaram nos corações dos Ducatistas ao longo dos anos. E a nova Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 é mais uma prova desta forma de bem celebrar os ícones.

Naquele que foi o sexto e último episódio da série Ducati World Première e em direto durante o primeiro dia do Salão de Milão EICMA, a Ducati mostrou ao mundo a sua mais recente criação, uma verdadeira joia que será produzida numa quantidade limitada a 500 unidades para todo o mundo.

Como a denominação desta Panigale especial indica, estamos perante uma versão que serve de homenagem à icónica Ducati 916. E o que é que isso significa?

Significa que a Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 inclui os genes dessa moto histórica. E isso torna-se visível ao nível da forma como a Ducati consegue concentrar as massas na frente do conjunto, mas também nas formas esculpidas e desportivas que vemos nas carenagens frontal e traseira, no conjunto de óticas que domina a secção frontal e confere a esta superdesportiva a sua “face” tão distinta, entre muitos outros detalhes como o esbelto monobraço oscilante que se tornou numa característica da 916.

Na Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 a marca italiana aproveita para reinterpretar os gráficos da moto de competição que deu a Carl Fogarty o título do Mundial Superbike em 1999.

A frente com a sua pintura tricolor, a placa branca que destaca ainda mais o #1, o depósito de combustível parcialmente pintado de preto, o logótipo prateado com linhas em dourado para maior realce que replica o que foi usado na 916, mas que agora foi atualizado graças a um efeito visual que simula uma imagem 3D.

Tudo isto é utilizado para ligar a Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 à original 916, e neste caso da edição limitada temos ainda de referir que esta moto apenas estará disponível em versão monoposto, com mesa de direção concebida em alumínio maquinado e a ostentar o número exclusivo de produção gravado a laser

Para garantir que o proprietário consegue provar que está a comprar uma moto especial, a Ducati entrega com a moto um certificado de autenticidade, e para aqueles que querem ter a certeza de que a moto está bem protegida na garagem, a marca italiana inclui no equipamento de série uma capa de proteção exclusiva desta edição especial.

Para além destas características com menos influência no comportamento dinâmico da moto, a Ducati, claro, tinha de preparar um conjunto de componentes que permitem que a nova Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916 se destaque da restante gama da superdesportiva de Borgo Panigale e de outras motos deste segmento.

A este nível, a “Trentesimo Anniversario” conta com os seguintes destaques:

– Jantes em fibra de carbono de cinco braços divididos, 1,4 kg mais leves do que as Marchesini da V4 S

– Assento exclusivo com o logótipo 30º Anniversario 916

– Asas aerodinâmicas em fibra de carbono

– Guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono

– Condutas de arrefecimento para os travões em fibra de carbono

– Proteção térmica do sistema de escape em fibra de carbono

– Embraiagem a seco STM EVO-SBK

– Tampa da embraiagem aberta exclusiva e em fibra de carbono

– Corrente de transmissão de 520, com pinhão de ataque e cremalheira exclusivos

– Pinças de travão Brembo Stylema R

– Bomba principal de travão Brembo MCS 19.21, com afinador de travão remoto

– Manetes maquinadas nas extremidades

– Poisa-pés ajustáveis fabricados em alumínio maquinado com proteções em fibra de carbono

– Sistema Ducati Data Analyser+ e módulo de GPS

– Tampa do depósito de combustível em alumínio maquinado

– Componentes específicos para uso da moto em pista

Como acontece habitualmente com todas as Ducati que são de produção limitada, as 500 unidades deverão esgotar em pouco tempo assim que as encomendas abrirem nos concessionários da marca em todo o mundo. Porém, ainda não sabemos qual será o preço desta novidade, pelo que teremos de aguardar pelas informações oficiais para poder atualizar este artigo com a disponibilidade e preço da Panigale V4 SP2 30º Anniversario 916.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!