EICMA 2023 – Novos kits GYTR para a Yamaha Ténéré 700 World Raid

A Yamaha recorre aos novos kits GYTR para dotar a Ténéré 700 World Raid de novos argumentos. Aqui ficam todos os detalhes.

ténéré 700 world raid

Embora a nova Explore seja a maior novidade da gama T7 que marca presença no Salão de Milão EICMA, a verdade é que a Yamaha pretende que uma das variantes mais interessantes da sua trail consiga oferecer a cada motociclista aventureiro precisamente aquilo que cada um procura e necessita. Assim, para 2024, a Ténéré 700 World Raid passa a poder ser equipada com um conjunto de novos kits GYTR.

No final do que é apenas o seu segundo ano de comercialização, a Ténéré 700 World Raid conquistou já uma posição de destaque dentro do mundo das trails, e por isso no próximo ano esta Yamaha apresenta novidades para aqueles que desejam levar as suas motos para um ambiente de competição.

No total, a marca japonesa disponibilizará três kits GYTR diferenciados: Performance, Handling e ainda o Rally.

gytrKit Yamaha Ténéré 700 World Raid GYTR Performance

Desenvolvido para libertar todo o potencial de aventura do motor CP2 de 689 cc da Ténéré 700 World Raid, o kit GYTR Performance utiliza a cablagem de série, mas acrescenta um sistema de escape de competição leve da Akrapovic, com coletores, silenciador e tampa na extremidade todos fabricados em titânio.

Este sistema de escape mais leve é concebido para otimizar o fluxo de gases de escape, o sistema funciona em conjunto com o kit de filtro de ar GYTR, composto por uma caixa e um filtro feitos à medida, e com ECU GYTR, que ajusta o mapeamento da ignição e alimentação do combustível para maximizar a aceleração e a distribuição de potência e binário.

As peças de alta performance GYTR permitem elevar a performance em até 9 cv.

A par das peças de personalização do motor, o kit inclui ainda poisa-pés e assento com especificações de rali. O assento rali GYTR monobloco substitui a unidade em duas peças de série. Para além do logótipo GYTR, o assento é fabricado a partir de material aderente para maximizar o controlo.

De série, o assento de rali aumenta a altura do assento em 25 mm. No entanto, foi concebido para permitir ao condutor reduzir a espuma e criar uma forma personalizada para responder aos seus requisitos ergonómicos.

O componente final do kit Performance é uma alteração na tampa da embraiagem, que passa a contar com uma cobertura dividida, em alumínio polido, concebida dentro do programa GYTR e que facilita o acesso ao funcionamento interno da embraiagem para uma manutenção rápida, uma característica valiosa quando a Ténéré 700 World Raid é usada em competição.

gytrKit Yamaha Ténéré 700 World Raid GYTR Handling

Para ir ainda mais longe, o kit GYTR Handling foca a sua atenção na preparação do chassis da Ténéré 700 World Raid para provas de rali, com novas jantes e suspensão com especificações de competição de forma a criar uma moto preparada para enfrentar os terrenos mais exigentes aumentando, de acordo com a Yamaha, a estabilidade e manobrabilidade.

A suspensão dianteira de cartucho fechado KYB com bainhas de 48 mm de diâmetro e revestimento DLC, desenvolvida para a competição, conta com um curso maior de 270 mm, enquanto a válvula de velocidade intermédia permite ajustes numa gama muito mais ampla de velocidades.

Para permitir a montagem da suspensão dianteira melhorada, o kit inclui ainda um conjunto GYTR das mesas de direção inferior e superior, maquinadas a partir de alumínio 6082, e que recebem um acabamento em preto anodizado.

Para além disso, e a pensar num controlo mais aprimorado da frente da Ténéré 700 World Raid, este kit GYTR Handling inclui um amortecedor de direção compacto, mas totalmente ajustável, fabricado pela Scotts Performance. Este elemento permite 25 ajustes que podem ser regulados rapidamente, tendo sido desenvolvido para aumentar a estabilidade e reduzir a fadiga do condutor nas grandes distâncias em terreno acidentado.

Na traseira, um amortecedor Paioli totalmente ajustável substitui o conjunto de série, com êmbolos de alto e baixo fluxo hidráulico para otimizar o amortecimento de compressão e de recuperação. Em condução “off road” extrema, isso deverá traduzir-se numa melhor resposta na capacidade de gerir as imperfeições do piso.

gytrNo kit GYTR Handling encontramos ainda as jantes GYTR Rally, preparadas pela Haan Wheels. Estamos, neste caso, a falar de jantes Excel e cubos maquinados em alumínio, que permitem reduzir o peso.

Também está disponível um novo sistema de travagem na dianteira e na traseira, com pinças Brembo e discos de maior dimensão à frente (300 mm), com um disco traseiro de 267 mm acoplado à pinça de série. A centralina do kit GYTR Handling permite suprimir o sistema ABS e o imobilizador.

Neste kit a Yamaha inclui ainda uma corrente e cremalheira mais leves, com relações revistas, e um novo sistema de refrigeração otimizado composto por um radiador de maior dimensão, bem como toda a tubagem e suportes necessários para a instalação. O kit inclui também uma proteção de radiador GYTR anodizada em preto para proteção adicional deste componente habitualmente exposto a danos provocados por pedras ou ramos que encontramos nos trilhos “off road”.

O elemento final do kit GYTR Handling da Ténéré 700 World Raid é o guarda-lamas dianteiro elevado GYTR, um elemento que ajuda a conferir a esta moto um autêntico visual Rali Dakar, para além de ajudar a aumentar a proteção da moto.

gytrKit Yamaha Ténéré 700 World Raid GYTR Rally

Por último, o terceiro kit GYTR destinado a maximizar o ADN de competição desta trail é o GYTR Rally.

Para desfrutar da máxima performance em ambientes ou provas de enduro e rali, o kit GYTR Rally acrescenta depósitos de combustível de maior capacidade e todo o equipamento necessário para instalar o roadbook e ou instrumentos GPS usados nos rally-raids de competição.

Os depósitos dianteiros incluídos neste kit GYTR Rally, posicionados à esquerda e à direita, são fabricados a partir de nylon pintado em cor preta e têm uma “janela” transparente para um controlo visual rápido e fácil dos níveis de combustível.

Os depósitos também estão equipados com tampas de competição para permitir um reabastecimento rápido. O kit inclui ainda depósitos auxiliares que podem ser instalados na traseira da Ténéré 700 World Raid, o que aumenta a capacidade total de combustível para uns assinaláveis 37,6 litros! Desta forma a autonomia não será problema.

O kit GYTR Rally inclui um conjunto de acelerador de ação rápida, proteções para as mãos e suportes para permitir ao piloto fixar o seu equipamento de navegação pessoal, um novo conjunto de luzes indicadoras e de aviso, um kit de torre de faróis com quatro focos de alta performance e uma nova película de policarbonato para proteger o piloto e os faróis.

A completar esta transformação para o rally-raid, o kit GYTR Rally inclui uma proteção do cárter em Kevlar e fibra de carbono, e um conjunto completo de autocolantes para criar uma réplica inspirada na futura máquina GYTR Africa Eco Rally.

Por fim, este kit também inclui cablagem de instalação GYTR, concebida para facilitar a montagem das peças que já referimos anteriormente. A cablagem é mais leve do que a de série, e é necessária para remover o ABS e o imobilizador.

Recordamos que estes três kits GYTR para a Yamaha Ténéré 700 World Raid são para uso exclusivo em competição, não podendo ser usados na via pública. E para aqueles que apenas necessitarem de algumas das peças que integram estes kits GYTR, existe a possibilidade de adquirir e instalar peças ou componentes específicos, sem necessidade de comprar o kit completo.

Para informações sobre disponibilidade e preços de cada kit GYTR deverá contactar um concessionário oficial Yamaha especializado. De acordo com as informações que conseguimos recolher na EICMA, o valor combinado dos três kits GYTR será de cerca de 24 mil euros (mais IVA).

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!