Dos ecos da vitória na Africa Eco Race nasce uma nova versão da Aprilia Tuareg 660. A marca de Noale decidiu responder aos desejos dos motociclistas que procuram por algo mais focado no mundo da aventura, e apresentou no Salão de Milão EICMA a Tuareg Rally, uma moto destinada a enfrentar com sucesso as maiores exigências no off road.
Esta nova versão está baseada na moto que o italiano Jacopo Cerutti levou à vitória na exigente prova africana, que, como se sabe, segue o espírito original do Rali Dakar. A Tuareg 600 saiu vencedora dessa prova e foi apropriadamente denominada de ‘Rainha de África’.
A Tuareg Rally nasce da experiência acumulada pela Aprilia Racing com o projeto de competição. Um projeto que foi concretizado e reforçado graças à colaboração com os irmãos Guareschi e a sua equipa de GCorse.
Como características de destaque, a Aprilia instala nesta proposta off road um guarda-lamas dianteiro em posição elevada, uma nova proteção inferior de motor fabricada em alumínio de maior espessura, desenhada com um acabamento rugoso para maior resistência.
Adicionalmente ao nível das proteções podemos realçar a aplicação de proteções de mãos mais resistentes graças ao seu ‘centro’ em metal, uma guia de corrente específica para uso fora de estrada, um novo assento que fica 20 mm mais alto do que o assento da Tuareg 660 normal, enquanto o guiador é também mais elevado e adota um design exclusivo para facilitar o controlo da moto nos percursos mais extremos.
As jantes de raios Ergal estreitas recebem agora pneus cardados com câmara de ar, enquanto a forquilha Kayaba permite que a roda dianteira percorra um curso total de 240 mm, o mesmo que a moto base, mas a mola é do tipo constante linear em vez de ser progressiva. Uma modificação que vai penalizar um pouco ao nível do conforto, mas que permitirá ao condutor da Tuareg Rally sentir maior controlo fora de estrada.
As modificações nas molas da suspensão, mais rijas, também reduzem o SAG estático, o que por sua vez aumenta a altura da moto.
O motor bicilíndrico paralelo passa a ostentar uma afinação específica para condução off road, com uma resposta mais imediata aos impulsos no acelerador, enquanto a performance desta unidade motriz é otimizada graças à instalação de um sistema de escape assinado pelos especialistas da SC Project, e que inclui uma ponteira em titânio com uma saída de 60 mm de diâmetro!
A utilização deste sistema de escape e das novas jantes mais leves ajudam a Aprilia a anunciar um peso de 199 kg para a Tuareg Rally, uma redução de 5 kg em comparação com a Tuareg 660 normal.
A Aprilia anuncia que a nova Tuareg Rally apenas estará disponível na opção de cor Race Replica, com destaque para alguns componentes dourados para vincar ainda mais o carácter especial desta opção trail nascida no mundo da competição.
Uma última nota para o facto da Aprilia ter introduzido nas Tuareg 660 de 2025 uma série de novidades do ponto de vista do motor, e que são aplicadas as todas as versões.
Isto inclui a mudança para corpos de acelerador de 52 mm em vez dos anteriores 48 mm, um novo gerador com novos metais raros que reduzem a inércia e ajudam a conferir uma capacidade de aceleração mais imediata.
O design da moto também sofre alguns ‘retoques’, nomeadamente ao nível da ótica tripla. Torna-se mais esguia e perde o ‘lábio’ inferior.
A Aprilia confirma que a nova Tuareg 660 estará disponível nas opções de cor Tornado Green e Hailstorm White.
Aguardamos por parte do importador nacional da marca italiana, a Officina Moto, a confirmação relativa ao preço destas novidades, bem como a data prevista da sua chegada aos concessionários nacionais.
Galeria de fotos Aprilia Tuareg Rally e Tuareg 660
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!