EICMA 2024 – Benelli Leoncino Bobber 400, uma cruiser musculada

A Benelli apresentou na EICMA a sua mais recente proposta no segmento cruiser. Aqui ficam os detalhes da Leoncino Bobber 400.

leoncino bobber 400

A TRK 902 Xplorer pode ter sido a maior estrela do stand da Benelli no Salão de Milão EICMA. Mas a verdade é que a marca italiana com sede em Pesaro apresentou ao mundo das duas rodas inúmeras outras novidades para 2025, como a mais recente variante da icónica Leoncino, que agora também passará a estar disponível como Leoncino Bobber 400.

Esta é a expansão da gama italiana, com um design realizado pelo Centro Stile Benelli, apostando nas formas das cruiser, mas adaptando-as ao estilo bobber, com um toque mais desportivo e musculado.

A Leoncino Bobber 400 é, de facto, a primeira moto da marca de Pesaro a ser equipada com um motor de 2 cilindros com uma disposição V-60° (V-Twin).

Este motor com refrigeração líquida, foi concebido para se adaptar às necessidades dinâmicas da Leoncino Bobber 400, o que o torna, até em termos de design, no elemento que mais e melhor caracteriza este modelo.

leoncino bobber 400

Com um diâmetro de 60 mm e um curso de 68 mm, a cilindrada do motor Euro5+ é de 384,5 cc. Cada cilindro é fundido em alumínio e está separado do cárter do motor. O filtro de ar leva o ar fresco para um corpo do acelerador de 29 mm que por sua vez está diretamente acoplado às condutas de admissão, onde também estão colocados os injetores.

Com três sensores de oxigénio colocados no sistema de escape catalítico, a Leoncino Bobber 400 cumpre a norma Euro5+. A Benelli anuncia uma potência de 26 kW (34,5 cv) às 8.000 rpm e um binário máximo de 36 Nm às 4.500 rpm, sendo que este motor da Leoncino Bobber 400 transmite a sua performance para a roda traseira através de uma transmissão por correia.

Uma das principais caraterísticas do design da Leoncino Bobber 400 é o filtro de ar, colocado no lado direito da moto e que lhe confere uma aparência distinta, digna de uma moto que procura destacar-se no mundo das cruisers.

Para receber esta unidade motriz e dotar a Leoncino Bobber 400 de argumentos técnicos que lhe permitam corresponder perfeitamente às exigências dinâmicas de uma moto deste tipo, a Benelli aposta num quadro tipo duplo berço com placas de reforço e fabricado em tubos de aço.

leoncino bobber 400

Esta arquitetura estrutural é uma solução comum para este género de motos, assim como o amortecedor duplo acoplado ao braço oscilante traseiro. Na dianteira, destaca-se a forquilha telescópica com bainhas de 35 mm.

Todas estas características da ciclística tornam a Leoncino Bobber 400 numa moto que deverá ser eficaz, ao mesmo tempo que prática e divertida de explorar.

Em termos de condução, podemos realçar o assento largo do condutor que está posicionado a 730 mm de altura do solo, a posição avançada dos apoios para os pés e o guiador largo. Elementos que criam uma posição de condução que será confortável, ideal para longas viagens.

O depósito de combustível de 15 litros, com os traços típicos da Leoncino, confere à Bobber um perfil mais baixo, e ao mesmo tempo agressivo.

Para além disso, as formas esculpidas desta moto são realçadas pelo assento do condutor que é destacado do depósito. A traseira curta em alumínio da Leoncino Bobber 400 sustenta o assento de passageiro sem suportes adicionais.

Já os pneus com parede lateral alta (dianteiro: 130/90-16“, traseiro: 150/80-16”) e os espelhos retrovisores nas extremidades dos punhos, transmitem uma imagem de força e robustez caraterísticas do estilo bobber.

Por outro lado, a placa de matrícula rebaixada e o farol LED fino contribuem para dar uma sensação compacta, sendo que o comprimento total é de 2.170 mm para uma distância entre eixos de 1.520 mm.

Para permitir ao condutor desfrutar da estrada e da condução, esta novidade da Benelli apresenta as informações através de um ecrã redondo a cores com as informações essenciais bem organizadas.

A Multimoto, importador nacional da Benelli, confirma que esta moto chegará ao mercado nacional em 2025 (data precisa não anunciada), não revela ainda o seu preço, mas sabemos já que estará disponível nas opções de cor Bege, Preto ou Cinza.

Galeria de fotos Benelli Leoncino Bobber 400

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!