EICMA 2024 – Ducati Streetfighter V2, despida para impressionar!

A Ducati apresentou a Streetfighter V2 na EICMA. Uma proposta despida de carenagens, mas pronta a impressionar os motociclistas.

streetfighter v2

No seguimento da apresentação da nova geração da Panigale V2 – clique aqui para saber mais , a Ducati aproveitou, como se esperava, para mostrar a versão da desportiva despida de carenagens, mas sempre pronta a impressionar os motociclistas. Estamos, claro, a falar da esbelta Streetfighter V2, que também chegará aos concessionários da marca italiana na variante com melhor nível de equipamento, a Streetfighter V2 S.

No Salão de Milão EICMA ficámos assim a conhecer a segunda geração da Streetfighter V2, agora equipada com o novo motor V2 a 90°, com distribuição variável, 890 cc e que entrega uma potência máxima de 120 cv. Refira-se que esta unidade motriz, tal como a Revista Motojornal aqui lhe contou em todo o detalhe , pesa apenas 54,4 kg, o que o torna no bicilíndrico mais leve de sempre da Ducati.

Neste aspeto, a redução do peso da unidade motriz da Streetfighter V2 permite à marca italiana anunciar um peso do conjunto que, a cheio, atinge os 177 kg (sem combustível).

O peso no caso da Streetfighter V2 S o peso é um pouco inferior, 175 kg, valor que poderá descer ainda mais pois poderá ser instalado um sistema de escape de competição que, para além de elevar a potência máxima para 126 cv, garante uma redução de peso em 4,5 kg.

Refira-se que este novo motor cumpre com a norma Euro5+, perde um pouco ao nível da cubicagem em comparação com a geração anterior (890 cc vs 955 cc), sendo que tudo isto se reflete numa potência máxima também menor, pois a anterior Streetfighter V2 ‘anunciava’ 153 cv com o motor Superquadro.

streetfighter v2

Do ponto de vista do design, a Ducati mantém o conceito original. Isto é, remover as carenagens integrais da supersport Panigale, concentrando as massas na frente e centro do conjunto que é suportado por um quadro tipo monocoque, em que o novo motor V2 é utilizado como elemento estrutural de reforço.

Mantendo uma silhueta facilmente reconhecível, a nova Streetfighter V2 apresenta diversas novidades no que ao design diz respeito.

Desta forma a naked desportiva de média cilindrada da casa de Borgo Panigale apresenta-se ‘refrescada’ num segmento sempre muito relevante em termos de vendas, e onde a concorrência se apresenta também bastante reforçada em 2025.

Em comparação com a sua irmã desportiva, a Streetfighter V2 permite que o condutor controle a direção através de um guiador de secção variável. Uma escolha que reduz o esforço físico, carregando menos peso nos braços do condutor, tornando a naked numa moto mais versátil.

O condutor sentirá também maior segurança pois a Ducati instala poisa-pés mais largos, com suportes em alumínio forjado, que foram desenhados para esta nova geração e garantem, de acordo com a marca, mais aderência.

Na posição de condução podemos ainda referir a altura do assento que está posicionado a 838 mm de altura do solo, ajudando a deixar o condutor sentado de forma mais descontraída em combinação com o posicionamento do guiador, mas sempre sem esquecer o caráter mais desportivo da Streetfighter V2 de forma a permitir desfrutar da moto numa estrada de curvas com pleno controlo do conjunto.

streetfighter v2

Na ciclística encontramos grandes diferenças entre a versão base e a Streetfighter V2 S.

A V2 ‘normal’ conta com forquilha Marzocchi, totalmente ajustável, com bainhas de 43 mm e bases forjadas para maior resistência. No eixo traseiro, o novo braço oscilante em alumínio fabricado por fundição a baixa pressão, que adota a mesma estrutura estreada na Panigale V4 e abandona a arquitetura monobraço, é controlado por um amortecedor Kayaba, que também é totalmente ajustável nas suas afinações.

Por outro lado, a Streetfighter V2 S substitui os componentes das suspensões por um conjunto integralmente fornecido pela Öhlins, com destaque para a forquilha NIX30 e tratamento TiN nas bainhas, de forma a apresentar movimentos mais suaves devido à menor fricção da superfície.

As duas versões contam com um (valioso) amortecedor de direção fornecido pela Sachs.

Do ponto de vista da travagem, a Ducati mantém a Brembo como fornecedor de componentes. Porém, abandona as pinças antigas M4.32 em favor das mais ‘recentes’ M50 monobloco de quatro pistões. No eixo dianteiro estão discos de 320 mm, e atrás encontramos instalado um disco de 245 mm.

Obviamente que a Ducati não iria deixar a sua nova Streetfighter V2 totalmente ‘despida’. E aqui estamos a falar das ajudas e opções eletrónicas.

streetfighter v2

A naked está equipada com a mais recente geração do pacote eletrónico de Borgo Panigale para as suas propostas V2. Todas as funções e opções são visualizadas e selecionadas de acordo com o que é apresentado no painel de instrumentos TFT de 5 polegadas em formato 16:9.

O comando no punho esquerdo adota uma configuração de joystick em ‘pétala’, que, diz a Ducati, facilita a seleção das infos e opções, mesmo em andamento.

Este painel de instrumentos inclui no ecrã interior todas as luzes de aviso, o que ajudou a criar um design mais ‘limpo’. O condutor poderá depois optar por entre três modos de visualização das informações: Road, Road Pro ou Track.

Cada modo apresenta de forma destacada informações diferentes, mais adaptadas à situação de condução.

O pacote eletrónico de última geração disponibiliza inúmeras ajudas à condução. A eletrónica da Streetfighter V2 está a cargo das informações recolhidas pela plataforma de medição de inércia de 6 eixos, que consegue criar uma ‘imagem virtual’ da posição da moto, e desta forma ajuda o sistema a gerir os parâmetros de intervenção das ajudas de acordo com a posição da moto, por exemplo inclinação em curva.

streetfighter v2

Existem quatro modos de condução pré-definidos – Wet (potência limitada a 95 cv), Road, Sport e Race – sendo que cada modo conta com parâmetros eletrónicos diferenciados.

E quais são esses parâmetros, ou ajudas eletrónicas incluídas de série na nova naked italiana?

– ABS Cornering, com três níveis de intervenção

– Ducati Traction Control (DTC), com oito níveis de intervenção

– Ducati Wheelie Control (DWC)

– Ducati Quick Shift (DQS) 2.0

– Engine Brake Control (EBC)

Para a Streetfighter V2 S a Ducati disponibiliza de série duas opções extra: Ducati Power Launch e o Pit Limiter. Estas opções poderão ser instaladas na versão base, mas são opcionais.

Aguardamos pela confirmação oficial por parte da Ducati Portugal sobre qual a disponibilidade e preço de cada versão da nova Streetfighter V2. Iremos atualizar este artigo com essas informações assim que possível.

Galeria de fotos Ducati Streetfighter V2 e Streetfighter V2 S

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