EICMA 2024 – Protótipo SYM TTLBT uma maxiscooter com malas integradas

A SYM apresentou na EICMA 2024 o protótipo TTLBT, uma maxiscooter de cariz sport-touring e que integra malas nas suas carenagens.

ttlbt

Pese embora o Salão de Milão EICMA tenha servido para muitos fabricantes terem apresentado ao Mundo as suas novidades 2025, o certame italiano foi também o cenário para ficarmos a conhecer algumas propostas, ou conceitos, para um futuro próximo. E a SYM, marca de Taiwan com sete décadas de experiência no mundo das duas rodas, decidiu surpreender em Milão ao revelar em estreia mundial o protótipo TTLBT.

Com uma denominação pouco comum, e que de acordo com a marca surge no seguimento de outros protótipos e ligação à cultura oriental adotando o nome de Tartaruga, este protótipo é a visão da SYM para uma maxiscooter futurista, com argumentos premium, e que se insere no segmento sport-touring.

O protótipo TTLBT eleva o patamar de opção de turismo quando comparado com as capacidades dinâmicas da Maxsym TL.

ttlbt

E quais são as características que tornam esta maxiscooter SYM tão diferenciada?

Podemos começar pela unidade motriz que permitirá movimentar o conjunto. Trata-se de um bicilíndrico de 508 cc, derivado do motor que atualmente equipa a Maxsym TL. Se mantiver as mesmas características, será capaz de disponibilizar uma potência máxima de 45,5 cv. Controlado por um acelerador eletrónico, o caráter do motor pode ser modificado através da seleção dos modos de condução: Rain ou Normal.

O denominado O sistema Vitesco EMS permite optar pelos modos ‘Normal com TCS’ (potência máxima com TCS), ‘Normal’ (potência máxima sem TCS) e ‘Rain’ (potência reduzida com TCS). Desta forma o condutor da TTLBT poderá optar por libertar toda a potência do motor ou adaptar essa performance a circunstâncias que exijam uma resposta mais suave.

Este protótipo conta ainda com uma unidade de medição de inércia de 6 eixos, fornecida pela Bosch, e que deteta o movimento da scooter nas curvas para que a unidade hidráulica de 9,3 MP possa modular a força de travagem específica ao inclinar a moto. O MSC – controlo de estabilidade – também é gerido pela IMU e regula a potência do motor para evitar o escorregamento da roda traseira quando se utilizam ângulos de inclinação mais pronunciados.

O ABS e o TCS têm por isso parâmetros de intervenção diferenciados de acordo com a posição da TTLBT, se em linha reta ou se em curva, sendo por isso uma ajuda à condução muito mais eficiente do que um sistema de parâmetros ‘fixos’.

ttlbt

Mas a SYM TTLBT não se destaca apenas por isto.

Com um conjunto de malas laterais que estão integradas na secção traseira, proporcionando assim uma capacidade de carga superior, a maxiscooter inclui um conjunto de argumentos que visam garantir o conforto do condutor mesmo nas viagens mais longas.

O para-brisas é ajustável eletricamente em altura e também no seu ângulo de inclinação, o assento foi concebido para ser mais espaçoso incluindo um apoio lombar ajustável em três posições, sendo que o assento está posicionado a 780 mm de altura do solo. Debaixo do assento encontramos um espaço de 37 litros para transporte de bagagem e objetos. Refira-se que a isto somamos a capacidade das malas laterais que têm 14,4 e 13,6 litros, e são equipamento de série.

Os punhos são aquecidos, perfeitos para os dias mais frios de inverno, e no cockpit da SYM TTLBT o condutor usufrui de um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, sensível ao toque, e que permite a conectividade com smartphones através do Apple CarPlay ou Bluetooth. O próprio painel de instrumentos disponibiliza três modos de visualização das inúmeras informações de condução.

Continuando pela lista de equipamento de série, a SYM inclui o cruise control ou ignição “keyless” para maior comodidade.

Não existe ainda informação oficial sobre quando poderemos vir a ter este protótipo TTLBT a integrar a gama da SYM, mas em breve o importador da marca no nosso País, a Moteo Portugal, poderá divulgar esta informação.

Galeria de fotos SYM protótipo TTLBT

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!