EICMA 2024 – Todas as novidades da Lambretta

A Lambretta surgiu no Salão de Milão EICMA com um stand repleto de novidades como a J Starwave e a Elettra. Aqui ficam os destaques e fotos.

lambretta

A Lambretta, marca que em Portugal é representada em exclusivo pelo grupo Moteo, foi uma das presenças em destaque no Salão de Milão EICMA. A marca revelou ao mundo das duas rodas uma novidade absoluta, a J Starwave e ainda a mais recente evolução da eletrizante Elettra.

Conhecida por colocar na estrada scooters divertidas e de estilo irreverente, nas mais diversas cilindradas, a Lambretta celebra este ano o 60º aniversário da scooter J. E na EICMA ficámos a conhecer a novidade absoluta J Starwave.

A Lambretta J, ou Junior, é uma scooter que foi concebida para se destacar das rivais por ser leve, de pequenas ou médias dimensões, que recorda o conceito da J original que foi lançada em 1964, há exatamente sessenta anos. Em ambos os casos estamos a falar de scooters criadas para apelar às ambições urbanas dos motociclistas mais jovens e despreocupados.

A nova J nasceu com personalidade forte, muito própria, inspirada no mundo do surf e da cultura de praia. Daí a sua alcunha Starwave.

lambretta

O mundo das praias com grandes ondas é particularmente recordado nesta nova scooter por um pormenor absolutamente distinto: uma prancha acoplada no escudo frontal da scooter que se assemelha a uma pequena prancha de surf.

Este detalhe de estilo caracteriza fortemente a estética da J Starwave, uma solução que rompe definitivamente com todos os esquemas clássicos de design de scooters e que coloca a Lambretta num patamar diferenciado. Além disso, este modelo foi pensado para permitir ao seu proprietário uma completa personalização gráfica e de cor, dando espaço a múltiplas formas de criatividade para fazer da J Starwave uma scooter única.

No stand da Lambretta na Eicma, os visitantes puderam ver de perto os diferentes kits personalizados para mostrar a possibilidade de alterar o estilo dos gráficos, acolhendo também a exposição “Art On Wheels”, com os grafismos personalizados por Piet Linnebank para a Lambretta J.

Conhecido pela sua abordagem fluida e inconsciente à arte, Linnebank traz um novo dinamismo à marca, permitindo que cada kit gráfico se transforme numa tela pessoal. A iniciativa da Lambretta oferece aos clientes a oportunidade de abraçar a visão poética de Linnebank do design de uma scooter moderna.

lambretta

O estilo é definitivamente o ponto forte da nova Lambretta J Starwave, sem perder de vista as linhas clássicas da marca.

Mesmo de um ponto de vista técnico, a nova Lambretta J tem todas as caraterísticas distintivas que aprendemos a reconhecer nas diversas propostas da marca, a começar pela suspensão dianteira com duplo amortecedor hidráulico e monoamortecedor hidráulico traseiro com pré-carga ajustável em 5 posições no eixo traseiro.

A Lambretta J Starwave estará disponível em duas versões, a J125 (124,6 cc) e a J200 (174,5 cc), ambas com um motor modernizado, a 4 tempos e com 4 válvulas, sendo que o arrefecimento é feito por líquido para uma performance consistente e divertida.

Refira-se que a Moteo confirma que a J Starwave estará disponível a partir de junho de 2025, sendo que tanto a data mais precisa como o preço desta novidade ainda não estão confirmados para Portugal.

lambretta

E dos motores a combustão interna passamos para a proposta que equipa motor elétrico. A Lambretta Elettra.

O protótipo da Elettra foi inicialmente apresentado na EICMA de 2023, e ao longo dos últimos 12 meses a marca tem vindo a evoluir o conceito de scooter elétrica. O objetivo é, claro, de colocar esta scooter zero emissões à venda nos concessionários, sendo que no salão italiano foi possível ver e tocar na mais recente versão evoluída desta proposta eletrizante.

O design não deixa de impressionar e entusiasmar devido aos seus diversos detalhes, como também interpreta a sua função de forma exímia. A instrumentação digital integrada transporta a Elettra para outra dimensão estética de interação com o condutor e integra-se com o inovador farol dianteiro em forma de gancho.

Todo o painel traseiro levanta com um simples toque no comando à distância, dando fácil acesso ao compartimento que acomoda a bateria. A própria estrutura disponibiliza um compartimento para o capacete ou para as luvas, reforçando a faceta mais prática desta scooter da Lambretta.

Em total harmonia com a tradição da marca, a Elettra foi concebida para disponibilizar uma performance global de referência, a começar pela sua velocidade máxima de cerca de 110 km/h, graças a uma potência contínua e máxima de 4 kW e 11 kW, respetivamente, e um binário de 258 Nm.

lambretta

Tudo isto foi conseguido com recurso a um motor de ímanes permanentes (PMSM, Permanent Magnet Synchronous Motor), uma escolha feita para garantir o máximo desempenho mesmo nas situações dinâmicas mais exigentes, capaz de assegurar um grande binário e a melhor relação peso/potência, sem afetar a fiabilidade.

A scooter Elettra conta de série com 3 modos de condução diferentes para adaptação às necessidades de mobilidade do momento: Eco – Ride – Sport.

De acordo com a marca, esta scooter e as suas baterias garantem uma autonomia fiável que vai de 127 km (a uma velocidade constante de 40 km/h) a mais de 60 km (a uma velocidade constante de 80 km/h). O tempo de carregamento da bateria (lítio de 4,6 kWh) é de cerca de 5H30m com uma tomada doméstica de 220V, que é reduzido para 36 minutos com um ‘carregamento rápido’ numa estação de carregamento pública (até bateria atingir os 80% de carga).

As dimensões gerais são as de uma scooter pensada para a mobilidade urbana atual, com uma altura de assento de 780 mm e um peso que se enquadra na normalidade absoluta da categoria (135 kg).

Todos os pormenores contribuem para criar uma proposta irreverente. O conceito e o desenvolvimento da Elettra são o trabalho da equipa de design liderada diretamente pelo Presidente, Walter Scheffrahn, que, como o primeiro grande entusiasta da Lambretta, cuidou pessoalmente de cada pormenor estético e prático. Um pormenor que revela bem da importância que esta scooter futurista tem para a histórica marca.

Não se sabe ainda quando é que a Lambretta Elettra estará disponível. Sabemos apenas que o processo de desenvolvimento continua de forma a poder colocar esta novidade na estrada o mais rápido possível.

Galeria de fotos das novidades Lambretta

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!