Para os espíritos mais aventureiros, seja 100% estradistas ou com alguma pretensão a aventurar-se fora de estrada, a Bridgestone tem dois novos pneus, os T30Evo para motos turístico-desportiva e os A40 Adventure para as grandes trail.
Para estrada – Bridgestone T30Evo
Os T30Evo são a evolução dos anteriores T30, aos quais melhoraram as prestações no molhado, sem perder pitada das características que sempre os marcaram, a rapidez de direcção, estabilidade e aderência em seco. Para conseguir estas melhorias foram trabalhados o composto da borracha e o desenho dos rasgos. Foi um trabalho de evolução pelo que a identidade do T30 é facilmente reconhecida no desenho dos seu sulcos.
Medida | Piso | Preço | |
Frente | 120/70ZR17 | T30EVO | 140,00 |
Traseira | 160/60ZR17 | T30EVO | 185,00 |
Traseira | 180/55ZR17 | T30EVO | 190,00 |
Para utilização mista – Bridgestone A40
Os novos A40 têm o papel de substituir os Battle Wing, na gama de pneus das grandes trail. Esta nova linha de pneus radiais procura melhorar a anterior em várias áreas, que incluem a aderência no molhado, mas também a durabilidade, tracção e estabilidade. Para tal a Bridgestone melhorou quer o composto da borracha como a construção das carcaças. A unidade da frente, com MonoSpiral Belt, garante um perfil mais largo e uma maior área de contacto.
Medida | Piso | Preço | |
Frente | 110/80R19 | A40F | 124,00 |
Trás | 150/70R17 | A40R | 147,50 |
Em acção
Para testar estas duas novidades rodámos na zona da Serra de Monchique, quer em asfalto como em troços fora dele. Para nos liderar pelo trajecto escolhido tivemos um guia de luxo, nada menos que Freddie Spencer. Durante a tarde do dia de testes o Campeão Mundial de Velocidade, levou todo o grupo por um trajecto muito sinuoso, com zonas rápidas e outras lentas e piso que variou bastante em qualidade. Fast Freddie continua a ser muito rápido e com a toada que assumida foi fácil perceber as qualidades do T30Evo. Com todos os jornalistas a querem seguir o mais próximo possível da cabeça do grupo e do piloto, foi necessária uma condução aplicada para garantir uma “posição de destaque”. A aderência, estabilidade e neutralidade de reacções dos T30 Evo mostraram-se fundamentais para corrigir alguns excessos ou trajectórias mal calculadas. O pneu dianteiro mostra uma excelente precisão, quase um superdesportivo, mas tem a capacidade de perdoar erros e ser muito neutro quando lhe pedimos para alterar de direcção. A aderência nas condições em que o testamos foi sempre excelente e mesmo nos pontos em que o asfalto é aquele típico revestimento vidrado algarvio, o escorregar vem tarde e de forma muito progressiva, fácil de prever e controlar. Com este conjunto sentimos muito à-vontade mesmo em estrada das quais tínhamos pouco conhecimento.
O A40 foi testado durante a manhã e claramente que a Bridgestone quis que percebêssemos que continua a ser um pneu misto. Uma boa parte do trajecto foi feito em estradões de terra, piso duro e com bastante pedra solta. Aqui os novos Battlax de piso misto garantiram um comportamento bastante são de frente e o pneus traseiro consegue garantir tracção suficiente mesmo em subidas com muita pedra e debaixo do binário do tricilíndrico de 1200 cc da Triumph, isto mesmo com o TC desligado. Em estrada mostra-se muito eficaz, como uma frente muito precisa e que segue as trajectórias estabelecidas sem hesitações. Não chega à precisão do T30Evo, mas com a longas suspensões da Maxi Trail e elevado peso, permitem uma toada bastante rápida, muito para lá daquilo que será espectável de alguém que irá maioritariamente fazer viagem descontraídas com este tipo de motos. Mas sempre que “aquele” troço de estrada de montanha surgir, é bom saber que os pneus estão lá para nos garantirem uma dose extra de divertimento.
Neste teste ficou apenas a faltar a chuva, mas pela facilidade com que adaptaram aos diferentes tipos de asfalto será de prever um comportamento muito bom quando o piso estiver molhado. Em seco não é possível pedir muito mais a uns pneus de estrada, que têm a necessidade de durar muitos quilómetros.