InícioDesportoEnduro 2025 – Roni Kytönen e Julien Roussaly dividem vitórias em Santa...

Enduro 2025 – Roni Kytönen e Julien Roussaly dividem vitórias em Santa Marta de Penaguião

A jornada dupla do Campeonato Nacional de Enduro em Santa Marta de Penaguião ditou vitórias de Roni Kytönen e Julien Roussaly.

-

Disputou-se este fim de semana a segunda ronda da temporada 2025 do Campeonato Nacional de Enduro, competição disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, e que teve como organizador a associação Natureza Extreme.

Esta ronda em Santa Marta de Penaguião levou o paddock do Campeonato Nacional de Enduro a visitar o Alto Douro, no que foi também a primeira jornada dupla do calendário.

Uma excelente jornada desportiva durante a qual até a meteorologia ajudou, contrariamente às previsões, com o público a marcar presença e a aproveitar as condições proporcionadas pelo facto de as três bem desenhadas especiais – Enduro Test, Cross Test e Extreme Test – estarem muito próximas, todas elas delineadas em Nossa Senhora do Viso, Fontes – tal como sucedeu no ano passado, mas agora com novos traçados.

Tal como se viu na temporada passada, são vários os pilotos estrangeiros que preparam em Portugal a sua época do Campeonato Mundial de Enduro e, em Santa Marta de Penaguião, que em 2024 havia recebido uma verdadeira ‘Legião Estrangeira’, previa-se um bom lote de pilotos mundialistas.

- PUBLICIDADE -
enduro
Foto @ Pedro Meira

Uma lista que acabou por ficar reduzida ao nosso conhecido Julien Roussaly (Sherco) e ao finlandês Roni Kytönen, o ex-Campeão Mundial Júnior que, este ano, alinha com uma Husqvarna FE250 na nova equipa KR69 World Enduro Team criada pelo Campeão do Mundo de Ralis WRC, Kalle Rovanperä, um entusiasta do Enduro que assim lança o seu compatriota na luta pelo título mundial de E1.

Prevista estava também a participação da equipa Fast Eddy Racing, formação liderada por Paul Edmonson e que fará alinhar oficialmente as novas Triumph no Mundial inscrevendo os pilotos Jamie McCanney, Mikael Persson e Jack Edmonson, um trio que acabou por não estar presente nesta prova portuguesa devido a constrangimentos burocráticos.

Espera-se, no entanto, que ao longo da temporada nacional de Enduro seja possível ver as motos britânicas em ação, no que será certamente um foco de interesse adicional para os fãs portugueses que fazem questão de seguir de perto as incidências deste espetacular campeonato.

Mas, se Kytönen, no primeiro dia, e Julien Roussaly, no domingo, foram os vencedores à geral nesta ronda em Santa Marta de Penaguião, também é verdade que os pilotos portugueses deram bastante luta.

enduro
Foto @ Pedro Meira

Falamos, em especial, na fase inicial do dia de sábado, por intermédio do trio da Beta Portugal composto por Ruben Ferreira, Renato Silva e Diogo Ventura, este último a fazer um regresso pontual ao Nacional de Enduro, bem como de Luís Oliveira (Yamaha), apesar deste ter ficado a ressentir-se de uma queda sofrida logo na primeira especial, que lhe deixou um pulso maltratado e o impediu de estar ao seu melhor nível.

No final do dia inaugural, o finlandês bateu o Campeão nacional Julien Roussaly, por 10,4 segundos, com Renato Silva a ser o terceiro melhor do dia, à frente de Ruben Ferreira, Diogo Ventura e Luís Oliveira.

- PUBLICIDADE -

No dia seguinte, Roni Kytönen partiu determinado a repetir a dose, impondo um bom ritmo desde início.

No entanto, uma queda na passagem pela Cross Test na terceira volta fê-lo perder cerca de 15 segundos e ceder a liderança para Roussaly, com o francês da Sherco a segurar o comando até ao final para vencer por escassos 4,6 segundos. Ruben Ferreira foi terceiro à frente de Renato Silva e Luís Oliveira.

Refira-se que Diogo Ventura não viria a alinhar neste segundo dia, devido a ter-se ressentido de uma lesão antiga no joelho e que o obrigou a ficar de fora após o esforço realizado no dia anterior.

Foto @ Pedro Meira

Na classe Open o piloto mais forte foi Rui Fernandes (Sherco) a vencer ambos os dias em termos absolutos e na Open 1, com Francisco Salgado (Kawasaki) a fazer o mesmo em Open 2. Entre as Senhoras, as vitórias foram divididas entre Mariana Afonso (KTM), no sábado, e a britânica Nieve Holmes (Sherco), no domingo.

Também na classe de Veteranos, Norberto Teixeira (Yamaha) e Pedro Oliveira (KTM) alternaram no 1º e 2º lugares nos dois dias de prova. O mesmo não se verificou entre os Super Veteranos, com Albano Silva (GasGas) a dominar ambos os dias, sempre na frente de José Ferreira (KTM).

Nos pilotos da classe Verdes, dupla vitória também para José Luís Cortes (KTM) em termos absolutos e em Verdes 1. Na classe Verdes 2 foi Nuno Santos (Sherco) a ganhar ambos os dias, enquanto Luís Silva (KTM) fazia o mesmo em Verdes 3. Finalmente, entre os pilotos da classe Promoção, Diogo Leite (Honda) ganhou no sábado e Daniel Alves (KTM) no domingo, sempre com Hugo Matos (GasGas) no lugar intermédio do pódio.

O Campeonato Nacional de Enduro regressa com a sua terceira prova a 16 de março em Monsaraz, jornada que marcará também o arranque, na véspera, do Campeonato Nacional de Mini Enduro.

Foto @ Pedro Meira

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -