Enduro da Lousã cumpre 30º aniversário

O Nacional de Enduro está de volta a uma das suas 'catedrais'.

Com os mais de 260 pilotos presentes na ronda anterior do campeonato realizada na Figueira da Foz ainda na memória de todos os que seguem o campeonato nacional de enduro, a vila beirã da Lousã acolhe pela 30ª vez na sua história uma prova elegível para o campeonato luso.

A organização está mais uma vez a cargo do Montanha Clube, que cumpre o seu 29º aniversário e nesta nova recepção ao campeonato os anfitriões desenharam um percurso com cerca de 40 quilómetros por volta (especiais incluídas), totalmente desenhado no concelho da Lousã e com três provas Especiais Cronometradas: ‘EnduroTest’ (ET), ‘CrossTest’ (CT), ‘Extreme Test’ (EX), três Controlos Horários (CH) por volta e uma Zona de Assistência (ZA) no Parque de Exposições da Lousã (Paddock). Este percurso será percorrido por 3 voltas e meia pelos pilotos das classes Elite e Open. 3 voltas para os Verdes, Veteranos e Senhoras e 2 voltas para a classe Hobby.

As especiais serão três e prometem muito espectáculo e empenho por parte dos pilotos: a Cross Test (CT) será desenhada no Areneiro, usando o planalto do mesmo. Terreno natural, aproveitando o seu relevo com pequenos saltos e curvas bem delineadas (+/- 4 Km).
A Enduro Test (ET) levará os pilotos e público ao Alto Padrão, usando as encostas existentes, em terreno misto de terra (+/- 4 Km). A Extreme Test (EX) estará igualmente no Areneiro, junto à Cross Test, em terreno natural (+/- 750m) e um elevado nível de exigência de acordo com as classes que a terão que ultrapassar.

Globalmente o campeonato é liderado por Luis Oliveira, que soma já três vitórias em quatro dias pontuáveis para o campeonato. Oliveira leva para a Lousã 20 pontos de vantagem sobre Gonçalo Reis e 26 sobre João Vivas, o terceiro classificado na classificação geral do campeonato. A prova lousanense verá também Jonathan Barragan em competição, que regressa á vila aos comandos de uma Gas Gas, sendo este mais um pólo de atracção para a ronda que marca o arranque da segunda metade do ano 2019.

Horários

19 de Abril (Sexta)
16:00 às 19:30 – Verificações Administrativas e Técnicas Enduro

20 de Abril (Sábado)
08:00 às 09:00 – Verificações administrativas e técnicas Enduro (Hobby)
09:00 – Fecho de Inscrições e publicação da lista de participantes no quadro oficial de afixação (secretariado).
10:00 – Partida do primeiro concorrente