ESBK 2023 – Rodrigo Valente 8º nas corridas das Supersport 300 em Jerez

Piloto português Rodrigo Valente foi por duas vezes 8º nas corridas das Supersport 300 do ESBK no circuito de Jerez.

rodrigo valente

Foi, sem muitas dúvidas, uma jornada onde as emoções do piloto Rodrigo Valente (Ilusion Racing) estiveram, como se costuma dizer, à flor da pele. Não só o piloto português apoiado pela Revista MotoJornal voltou às pistas para cumprir mais uma ronda do campeonato espanhol ESBK, integrado na classe Supersport 300, como também contou a seu lado com ajuda adicional do conhecido Pedro Nuno, piloto que esta temporada competiu no Mundial de Resistência FIM e que tem também ajudado o Rodrigo a evoluir na sua carreira.

Por outro lado, para o jovem natural de Sintra a ronda de Jerez disputada no passado fim de semana no traçado andaluz foi também bastante especial, pois Rodrigo Valente fez questão de recordar Dean Berta Viñales, piloto que em 2021 tragicamente perdeu a vida precisamente no circuito de Jerez, sobrinho do treinador e mentor do português, Angel Viñales.

O pai de Maverick Viñales, piloto de MotoGP, tem estado ao lado do Rodrigo tanto do ponto de vista dos treinos, como também na preparação de um futuro noutras categorias do motociclismo de velocidade, e foi das boxes da equipa Ilusion Racing, que prepara a Kawasaki Ninja 400 para o português, que Angel Viñales viu as prestações do seu protegido.

rodrigo valenteSob uma enorme carga emocional, Rodrigo Valente sentiu algumas dificuldades normais nos primeiros treinos ao competir numa categoria onde o nível de performance é muito equilibrado, tendo, junto da equipa Ilusion Racing, procurado encontrar as melhores afinações para a sua moto, o que nem sempre foi fácil e obrigou a um esforço adicional.

Rodrigo Valente qualificou-se em 13º, e depois nas duas corridas do fim de semana das Supersport 300 acabou por receber a bandeira de xadrez em 8º, tanto na primeira corrida disputada no sábado, e depois repetindo o resultado na corrida que fechou o fim de semana em Jerez.

Manteve-se sempre nas intensas batalhas pelas posições dentro do “top 10”, e mesmo a tentar atacar e defender a sua posição em pista, o Rodrigo registou mesmo a terceira volta mais rápida na Corrida 2.

Já depois de estar de regresso a Portugal, o piloto que conta com o apoio da Revista MotoJornal neste ano em que se focou exclusivamente no ESBK, reagiu aos resultados da penúltima ronda da temporada:

“Fim de semana terminado com algumas dificuldades a nível de encontrar o setting certo para a moto, mas hoje (domingo) conseguimos. Consegui rodar no grupo da frente, tendo mesmo a 3° volta mais rápida da corrida! Tive um mau arranque… perdi algumas posições, mas consegui recuperar e não perder o grupo da frente. Tenho que agradecer à minha equipa que não deitou a toalha ao chão até encontrar o setting certo para minha menina, ao Pedro Nuno que foi muito importante nesta busca por o setting certo, e ao Angel Viñales, sei o quanto foi difícil para ele estar em Jerez este fim de semana! Obrigado”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!