Trialmotor, aprender com quem sabe

Há locais que de tão idílicos que são, tentamos ao máximo preservar a sua localização. Mas outros há, que são obrigatórios partilhar. Este é o caso da Trialmotor, na Lousã, que é muito mais que uma escola. São dias que ficam na memória de miúdos e graúdos, inserida numa das mais belas regiões do país. 

Texto Domingos Janeiro • Fotos Filipe Paiva

Paraíso do trial

O responsável pela Trialmotor é nada mais nada menos que Filipe Paiva, um dos protagonistas e dinamizadores do trial em Portugal nos últimos 20 anos e actual vice-campeão nacional na classe Elite. Com uma vontade única de fazer mais e melhor pela modalidade, pela qual tanta paixão nutre, Paiva arregaçou as mangas e pouco a pouco foi construindo esta que é uma das escolas referência não só no trial, mas no desporto motorizado em si, em Portugal.

Mas a Trialmotor é um conceito mais “à frente” e aproveitando diversas valências do Filipe, cresceu em várias vertentes. É possível apenas desfrutar de uns dias de descanso em família, no meio da natureza, em Ceira dos Vales, na Lousã, ter aulas de trial (para vários níveis de experiência e a partir dos 2 anos de idade), fazer passeios off road pela Serra da Lousã e novidade para 2020, é a abertura à vertente do enduro, onde estão a ser preparadas grandes surpresas para este ano. Estivemos à conversa com o “obreiro” deste projecto, Filipe Paiva, que nos desvendou todos os segredos deste paraíso na Beira Litoral!

Filipe, descreve-nos o que aqui podemos encontrar? A Trialmotor está localizada em Ceira dos Vales, na Lousã. Está inserida dentro de uma casa de turismo rural, o “Quintal de Além do Ribeiro”. Dispõe de cinco motos eléctricas (Oset Bikes) para as crianças e adultos, e de 7 motos de combustão (Montesa Honda). Para além do excelente alojamento rural que dispõe, a funcionar desde o ano 2000 e com uma pontuação de 9.1 no “Booking”, tem também três áreas de trial (a mais básica, instalada no relvado da casa de turismo. A área intermédia, composta por vários obstáculos, tanto artificiais como naturais, e a área “hardcore” mais técnica e exigente, com cerca de dois hectares e acentuado declive, e mais de 100 toneladas de grandes pedras calcárias).

Além da parte da escola, temos também, passeios Off Road pela Serra da Lousã, onde aproveitando a minha formação académica (Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre), é explicado aos nossos visitantes (através de auriculares bluetooth), durante o tour pela Serra da Lousã, tudo o que estes estão a ver e a experienciar. A Trialmotor tem também uma loja online e fazexibições de Trial por todo o país. Este ano, estamos a explorar seriamente a vertente de Enduro, onde em breve iremos ter surpresas muito agradáveis e pilotos mundialmente conhecidos a treinar na Trialmotor.

Como nasce a ideia de fundares a escola? A escola foi fundada, principalmente, pela necessidade de revitalizar a modalidade, base do motociclismo, no nosso país. Realizo o campeonato nacional de trial desde 2002, e aprendi a detectar os problemas e necessidades da modalidade. Agora, apresento e executo as soluções. Fundei a Trialmotor em 17/06/2002, inicialmente como um site para divulgar os patrocinadores que me apoiavam na minha primeira época no campeonato nacional de Trial, onde me sagrei campeão nacional na classe de Promoção. Depois de algumas metamorfoses, a Trialmotor começou a funcionar como empresa a partir de 2013, onde abrimos a loja online. A escola, propriamente dita, está a funcionar desde 2016, altura que vimos o nosso projecto “Trialmotor Off Road Adventures” aprovado pelo programa de apoios “Portugal 2020”.

Como é o método de ensino e quem são os formadores? Parte sempre da minha experiência adquirida no mundo do trial, ao longo de quase duas décadas. Começamos por ensinar as técnicas base do Trial, evoluindo para técnicas mais complexas à medida do feedback e a própria evolução dos alunos. É uma metodologia adaptada a cada aluno, onde conseguimos rentabilizar muito mais o tempo e obtemos resultados que, grande parte das vezes, se revelam superiores ao inicialmente esperado. No que diz respeito à formação, os professores sou eu, o José Sequeira, Pedro Sequeira e o António Duarte. No entanto, cerca de 95% das aulas são ministradas por mim. A nossa experiência ao nível de Trial é muito elevada: eu conto quase duas décadas de competição, e actualmente sou vice-campeão nacional em Elite; o “Tony” Sequeira foi várias vezes campeão nacional de bike trial e é uma peça fundamental para poder explicar estas técnicas, que acabam por complementar as técnicas em moto; o Pedro Sequeira e o António Duarte, acabaram por ser formados por nós, e desde 2016 já adquiriram experiência suficiente que lhes permite, sem qualquer problema, ensinar a base do trial na área básica.

Dão aulas a partir de que idades? Que motos utilizam? A partir dos 2 anos de idade já conseguimos transmitir a base do trial, o equilíbrio. As motos são eléctricas (as OSET bikes) próprias para as crianças, mas também temos de combustão (as Montesa Honda, 260 cc e 300 cc, com caixa de 5 velocidades e embraiagem). As motos são da escola, no entanto, a evolução natural é os alunos adquirirem moto própria, primeiramente eléctricas (quando ainda estão a iniciar a caminhada da aprendizagem no trial) e depois a combustão.

Como se processa a evolução dos miúdos? A evolução é feita passo a passo, sempre baseada na sua experiência e conhecimento adquirido ao longo das aulas. Primeiro, todos os alunos sem experiência no trial (a grande maioria) passam pela área básica, que é o grande relvado da casa de Turismo rural “Quintal de Além do Ribeiro”. Só podem atravessar a ponte de madeira, localizada numa das extremidades da área básica e que liga o empreendimento turístico à Trialmotor, alunos que já consigam dominar completamente a moto e que nós (formadores) entendamos que já estão aptos para passar ao nível seguinte. Este nível consiste numa pista, exclusiva-mente desenhada para as motos eléctricas, com saltos, curvas apertadas e o tão temido vulcão, que não passa de um monte elevado construído na pista para testar as capacidades dos alunos em termos de equilíbrio e posição do corpo, técnicas basilares para se poder encarar a área intermédia com outro à vontade.

Como são os preços? Estão sempre abertos ou só mediante marcação? Os preços iniciam-se nos 50€ por hora e inclui o equipamento base para a prática do trial. No entanto, podem variar muito, dependendo do nível, do que pretendem alugar e do que se pretende fazer (meio dia, dia completo, tour na serra etc., etc.). A escola está sempre aberta, no entanto, para as aulas funcionamos com marcação.

No que diz respeito à competição, têm algum protocolo com a Federação de Motociclismo de Portugal, que vos permita levar novos pilotos para a competição? Sim temos, principalmente com a Comissão de Trial, onde cedemos o espaço para podermos efectuar treinos em conjunto ou captação de novos pilotos, como já aconteceu durante o ano passado. O principal foco da Trialmotor é precisamente iniciar os jovens no trial e conseguir levá-los até ao mundo da competição. Temos já vários exemplos de alunos que começaram do zero e hoje estão a ganhar nas diferentes classes do nacional de trial.

O caso do Diogo Pereira é talvez o mais representativo. Iniciou do zero, na área básica com as motos eléctricas e hoje está a ganhar provas no nacional de trial com uma 125 cc! Para além disso, temos pilotos Trialmotor na Rússia, Irão, Espanha, Portugal, Brasil e Estónia onde, para além de divulgarem a marca Trialmotor, competem em diferentes campeonatos com as cores Trialmotor.

Qual a mais valia da vossa escola? Construir um espaço aliado a uma casa de turismo rural é “fácil”. O que nos distingue são os quase 20 anos de experiência ao mais alto nível do promotor. O facto de, em segundos, se conseguir olhar para um aluno e detectar imediatamente os erros de condução e logo de seguida aplicar as soluções, é algo que é bastante difícil de se conseguir no imediato e é um dos “unique selling points” da Trialmotor.

A escola vive em exclusivo de fundos privados ou têm alguns apoios? A escola é privada, no entanto, contamos com vários apoios, nomeadamente o Turismo de Portugal, a Incubadora BLC3, o Quintal de Além do Ribeiro, S3 Parts, Oset Bikes e Montesa Honda.

CONTACTOS

Filipe Paiva

Email: info@trialmotor.com

Web: www.trialmotor.com

Instagram: www.instagram.com/trialmotor

Preçário: http://trialmotor.com/conte.php?a=18