A primeira edição das 8 Horas de Spa, pois anteriormente era uma prova de 24 horas, deu seguimento este sábado 8 de junho à temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM. A segunda ronda do ano disputou-se no icónico traçado belga Spa-Francorchamps, uma ronda que podemos considerar como uma corrida ‘sprint’, tendo em conta a duração das ‘intermináveis’ provas de 24 horas.
Em pista, como temos vindo a dar conta aqui na Revista Motojornal com conteúdos exclusivos, esteve o Pedro Nuno. O piloto português dividiu as despesas da corrida com os pilotos Nico Thoni e Marcel Brenner.
A formação suíça Team Bolliger Switzerland #8 arrancou para as 8 Horas de Spa da 9ª posição, fruto de alguns problemas sentidos na qualificação. No momento de arranque a Kawasaki Ninja ZX-10R #8 rapidamente assumiu o ataque às primeiras posições, sendo que o objetivo fixado para esta corrida era terminar entre os cinco primeiros.
Com as jantes da moto japonesa equipadas com pneus Pirelli protótipo que aqui fizeram a estreia, o Team Bolliger Switzerland #8 fixou-se entre os dez melhores, pese embora, como nos confidenciou o Pedro Nuno durante a corrida, as condições de aderência do asfalto belga tenham estado longe do ideal.
Em cada ‘stint’ (paragem na box), a equipa do Pedro Nuno foi alterando as pressões dos pneus italianos, procurando encontrar mais aderência e tração. Sem erros de pilotagem, sem problemas mecânicos ou de eletrónica, e sem quedas a registar, o Team Bolliger Switzerland #8 foi começando a subir na classificação, até que entraram no desejado ‘Top 5’.
Mas problemas de outras equipas permitiram ascender ainda ao 4º lugar, chegando mesmo a sonharem com o pódio.
Uma parte final decisiva, em que mesmo tentando gerir o ritmo por volta para tentar evitar um “splash and dash” a poucos minutos do fim das 8 Horas de Spa, o que não foi conseguido, fez a formação onde milita o Pedro Nuno descer a 6º, fruto também da recuperação ‘endiabrada’ da equipa oficial FCC TSR Honda France #5.
Desta forma o piloto português e o Team Bolliger Switzerland #8 conseguem um 6º lugar na classe EWC e também à geral, que, neste segundo caso, é uma melhoria em comparação com o que foi obtido nas 24 Horas Le Mans em abril passado.
Aguardamos agora pelas declarações do Pedro Nuno em reação a este resultado muito positivo, e onde o piloto português foi um dos destaques da corrida.
Quanto à luta pela vitória, e com os problemas sofridos pela FCC TSR Honda France #5 que foi sempre obrigada a grandes recuperações, mas também com a BMW Motorrad World Endurance Team a abandonar (sofreu também uma queda), a glória nestas 8 Horas de Spa ficou para os campeões em título YART.
A formação austríaca composta pelos pilotos Marvin Fritz, Karel Hanika e Nicolò Canepa, levou a Yamaha YZF-R1 #1 até final sem erros, imprimindo um ritmo muito rápido, comprovando em corrida o seu favoritismo que já lhes tinha dado a “pole position” com um tempo recorde.
A YART ainda foi obrigada a batalhar de forma mais direta com a Yoshimura SERT Motul #12, equipa formada por Etienne Masson, Gregg Black e Dan Linfoot, que também não sentiram qualquer problema aos comandos da Suzuki GSX-R1000R, mas o ritmo mais forte dos campeões foi permitindo acumular uma boa vantagem que depois permitiu realizar as necessárias paragens para reabastecimento, troca de pneus e piloto, sem que a liderança ficasse em causa.
Os dois primeiros classificados ficaram então assim definidos, tendo o pódio ficado completo com a presença do Tati Team Beringer, com a Honda CBR1000RR-R Fireblade #4 a realizar também uma grande prestação nestas 8 Horas de Spa.
Com estes resultados, e recordando que no Mundial de Resistência FIM são distribuídos pontos até mesmo nas qualificações, a Yoshimura SERT Motul continua na liderança do campeonato, mas os campeões YART estão agora em segundo e a apenas um ponto de diferença!
Já o Team Bolliger Switzerland #8 consegue mesmo subir na classificação e entra nas cinco melhores equipas do campeonato.
Classificação do Mundial de Resistência FIM
1 – Yoshimura SERT Motul – 88 pontos
2 – YART – 87 pontos
3 – Tati Team Beringer – 54 pontos
4 – BMW Motorrad World Endurance – 53 pontos
5 – Team Bolliger Switzerland #8 – 43 pontos
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