EWC – Pedro Nuno e Team Bolliger Switzerland #8 em 7º e SERT vence as 24 Horas Le Mans

O português Pedro Nuno ajudou o Team Bolliger Switzerland #8 a terminar as 24 Horas Le Mans em 7º na geral. A SERT começa o ano com vitória.

24 horas le mans
foto © Sébastien Virieux

Terminaram este domingo pelas 14H00 (horário de Portugal Continental) as 24 Horas Le Mans de motos. Esta prova que completou hoje a sua 47ª edição abriu a temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM, com o circuito Bugatti a ser palco de mais uma prova que arrancou no sábado e apenas terminou um dia depois. Entre os destaques encontramos o português Pedro Nuno, que compete pelo Team Bolliger Switzerland #8, mas também a discussão pela vitória que parecia estar “entregue” aos campeões Yamalube YART e acabou nas mãos da Yoshimura SERT Motul.

Quanto à corrida do português, Pedro Nuno revela estar em grande forma neste arranque de temporada do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC).

Depois de um primeiro ano (2023) de adaptação à equipa Team Bolliger Switzerland #8, liderada por Kevin Bolliger, um ano que ficou marcado por quedas e diversos problemas técnicos na Kawasaki Ninja ZX-10R da formação suíça, Pedro Nuno aparece revigorado em 2024.

Melhor preparado para as exigências de competir muitas horas consecutivas, o Pedro Nuno revelou nestas 24 Horas Le Mans de motos estar um passo acima em termos de ritmo em comparação com o ano anterior, mas também mais rápido do que os seus companheiros de equipa, que nesta primeira ronda de 2024 foram Nico Thoni e Alex Toledo, que substitui, quando necessário, o piloto habitual Marcel Brenner.

24 horas le mans
foto © Sébastien Virieux

Pedro Nuno ficou com a missão de arrancar com a Ninja #8 nesta 24 Horas Le Mans.

Sem falhar nesse momento de arranque, onde existe sempre uma enorme tensão a pairar sobre o circuito Bugatti, antes de os pilotos correrem de um lado ao outro da pista para “saltarem” para as suas motos, o piloto português rapidamente ascendeu de 10º na grelha de partida para a 7ª posição da geral. Uma classificação que estava perfeitamente de acordo com os objetivos inicialmente traçados pelo Team Bolliger Switzerland #8, de discutir o 5º lugar.

Porém, uma escolha errada do composto de pneus Pirelli que equipam a Kawasaki, uma opção que partiu das informações erróneas transmitidas pelo fabricante italiano, deixou o Pedro Nuno sem argumentos para imprimir o ritmo necessário, e rapidamente vimos o português a descer na classificação até terminar o seu primeiro stint e regressar à box para reabastecer e trocar de piloto.

Os pneus foram também trocados por novos e de outro composto. E a partir daí, com Nico Thoni a assumir os comandos da moto, seguindo-se Alex Toledo, voltámos a ter a equipa suíça a entrar no ritmo normal e a ascender paulatinamente na classificação geral.

Sem revelar qualquer problema mecânico e com o trio de pilotos a cumprir na perfeição com a estratégia definida na box por Kevin Bolliger, a moto #8 acabaria por finalmente se fixar no “Top 10” à geral destas 24 Horas Le Mans de motos.

24 horas le mans
foto © Sébastien Virieux

Tudo estava a decorrer sem problemas, mesmo durante quase toda a madrugada, até que, quando o sol já espreitava por detrás da bancada principal na reta do circuito Bugatti, Nico Thoni foi tocado por um outro piloto e acabou por não conseguir evitar uma queda que atrasou a equipa e fez perder algumas posições quando o 6º lugar estava na “mira”.

Felizmente a moto não sofreu danos de maior, parou na box para trocar algumas peças, e de regresso à pista encetou nova recuperação, acabando as 24 Horas Le Mans a discutir a 7ª posição na geral, 6º lugar na categoria principal EWC.

24 horas le mans
foto © Sébastien Virieux

Pedro Nuno viria a ter a honra de levar a Kawasaki Ninja ZX-10R até à bandeira de xadrez, controlando o ritmo da Kawasaki #24 da BMRT 3D Maxxess Nevers.

Este foi assim o melhor resultado do piloto português na sua experiência ainda curta no Mundial de Resistência FIM, confirmando a sua evolução aos comandos da moto do Team Bolliger Switzerland #8.

Aguardamos agora pelas declarações do Pedro Nuno em reação a este grande resultado nas 24 Horas Le Mans.

Quanto à vitória nesta primeira ronda do Mundial de Resistência FIM, e quando tudo parecia estar decidido a favor dos campeões em título Yamalube YART, que dominaram os testes, treinos, qualificação e quase toda a corrida, estando sempre na frente depois de uns minutos iniciais de batalha direta com a Yoshimura SERT Motul, uma queda de Karel Hanika, que divide a R1 #1 com Niccolò Canepa e Marvin Fritz, obrigou a moto japonesa a passar bastante tempo na box para reparações.

Nesse momento já a Yoshimura SERT Motul de Gregg Black, Etienne Masson e o “rookie” Dan Linfoot, tinha recuperado até 3º depois de um percalço ainda nas primeiras horas das 24 Horas Le Mans os ter afastado dos primeiros lugares na classificação.

24 horas le mansA Suzuki GSX-R1000R #12 estava a rodar próximo da BMW M 1000 RR #37 da BMW Motorrad World Endurance Team (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli), que durante todo este tempo ocupou a segunda posição, mas que com a queda da YART começava a acreditar que seria possível vencer e colocar a moto germânica no topo do Mundial de Resistência FIM.

Porém, a Yoshimura SERT Motul não estava com vontade de deixar os seus créditos por mãos alheias, e a correr em casa não desperdiçaram a “oferta” da YART para suplantar os rivais que estavam parados na box, superando também a oposição da equipa oficial BMW Motorrad, que nunca caiu e sentiu apenas alguns problemas técnicos na moto, prontamente resolvidos.

A partir do momento em que ascenderam à liderança destas 24 Horas Le Mans, a Yoshimura SERT Motul não mais sentiu problemas, controlou o ritmo da BMW Motorrad M 1000 RR #37, e fechou a corrida com um total de 857 voltas cumpridas, que não é recorde de distância percorrida nas 24 horas em Le Mans, mesmo tendo esta 47ª edição tido apenas por uma vez o “safety car” a entrar em pista.

O pódio ficou completo com a Yamalube YART, que deixou escapar uma vitória que parecia ser sua praticamente desde os treinos privados de preparação para as 24 Horas Le Mans.

Entre as Superstock a vitória sorriu à equipa National Motos Honda, que fecharam a prova num excelente 5º lugar à geral.

A próxima ronda do Mundial de Resistência FIM serão as 8 Horas de Spa, prova que vai acontecer a 8 de junho.

Classificação final das 24 Horas Le Mans

1 – Yoshimura SERT Motul com 857 voltas

2 – BMW Motorrad World Endurance Team +1 volta

3 – Yamalube YART +5 voltas

4 – Kawasaki WeBike Trickstar +13 voltas

5 – National Motos Honda +17 voltas *vencedores nas Superstock

6 – Tati Team Beringer +18 voltas

7 – Team Bolliger Switzerland #8 +20 voltas

8 – BMRT 3D Maxxess Nevers +21 voltas

9 – Chromeburner-RAC 41-Honda +22 voltas

10 – Motobox Kremer Racing #65 +32 voltas

Classificação de equipas no Mundial de Resistência

1 – Yoshimura SERT Motul com 61 pontos

2 – Yamalube YART com 52 pontos

3 – BMW Motorrad World Endurance Team com 51 pontos

4 – Kawasaki WeBike Trickstar com 39 pontos

5 – Tati Team Beringer com 33 pontos

6 – Team Bolliger Switzerland #8 com 28 pontos

7 – BMRT 3D Maxxess Nevers com 24 pontos

8 – Motobox Kremer Racing #65 com 20 pontos

9 – KM 99 com 18 pontos

10 – Wójcik Racing Team com 12 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!