Faleceu Nuno Laranjeira, fotógrafo de motociclismo

O conhecido fotógrafo de motociclismo e desporto em duas rodas Nuno Laranjeira faleceu a 6 de abril vítima de doença prolongada.

Nuno Laranjeira
foto @ arquivo Revista Motojornal

Esta é uma daquelas notícias que nunca gostamos de publicar, e desta feita ainda mais pois “toca” de forma mais próxima na redação da Revista Motojornal. Infelizmente, o conhecido fotógrafo de motociclismo e desporto em duas rodas, Nuno Laranjeira, faleceu no passado sábado 6 de abril vítima de doença prolongada.

Conhecido pelas suas fantásticas imagens de motos e pilotos, em particular da disciplina de motocross, Nuno Laranjeira começou a sua vida como colaborador de meios de comunicação especializados em motociclismo ao trabalhar com a Revista Motojornal ainda nos anos 90, então como colaborador da empresa Photo Course.

Como perfecionista e apaixonado pela fotografia, Nuno Laranjeira destacou-se pela sua técnica, tendo sido também professor, partilhando com muitos fotógrafos a sua paixão por esta profissão que o levou além-fronteiras quando no início do milénio inicia a sua viagem internacional enquanto fotógrafo no Mundial de Motocross.

Colaborou então com a Youthstream, empresa que promove o campeonato, e que, inclusivamente, lhe concedeu a distinção de “Fotógrafo do Ano” em 2009, altura em que também era assessor de imprensa do piloto português Rui Gonçalves.

O seu trabalho foi publicado em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais, tendo emigrado para Inglaterra onde aproveitou para imortalizar em imagens diversas competições como Hard Enduro, Speedway, Hare Scrambles, Trial ou até o BSB, campeonato britânico de superbike.

foto @ FMP

A sua visão e técnica levou inclusivamente a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a enquadrar Nuno Laranjeira como um dos fotógrafos eleitos para contribuir para o arquivo digital da FIM ao nível do mundial de Motocross, SidecarCross, Enduro e Speedway, ou ainda da famosa Gala dos Campeões da FIM. Refira-se também que entre as diversas colaborações com a Federação de Motociclismo de Portugal, Nuno Laranjeira destacou-se também por ser o fotógrafo oficial da Seleção Nacional de Motocross de 2008 a 2021.

Depois de muitos anos radicado em Inglaterra, viria a regressar a Portugal para acompanhar os seus pais.

À família e amigos de Nuno Laranjeira a Revista Motojornal deixa aqui os seus mais sentidos pêsames.