Foi em Chaves que o Campeonato Nacional de Flat Track avançou para a quinta prova das seis que integram a competição nesta temporada de 2024. Com a luta pelos vários títulos a subir de tom, a organização, a cargo do Clube Motard de Chaves, preparou uma pista excelente e com infraestruturas ideais para receber pilotos e equipas.
Desta feita os pilotos puderam brilhar numa oval típica da modalidade Flat Track, de piso muito bom e largura acima da média, em que até a chuva do dia anterior contribuiu também para o bom estado da pista.
Tudo se conjugou assim para uma grande tarde e noite de Flat Track, com uma boa iluminação do traçado que foi desenhado no recinto da Associação Desportiva Flaviense a ajudar a que ninguém perdesse nada do espetáculo.
Em termos desportivos, no Mini Flat Track tivemos quase sempre os mesmos protagonistas, aqueles que se encontram no topo da tabela a lutar pela vitória no troféu: Luís Sousa (Aprilia), Carlos Castro (Yamaha) e Henrique Pinheiro (Yamaha), este último a vencer as duas mangas de qualificação (MQ).
Na grande final assistiu-se a um despique muito aceso entre Pinheiro e Luís Sousa, com este a levar a melhor na derradeira volta, reforçando a sua liderança no Troféu Nacional de Mini Flat Track, agora a somar 186 pontos, mais 15 que Carlos Castro e 19 na frente de Henrique Pinheiro.
Nas Tracker viveu-se uma corrida muito semelhante ao que se tem verificado esta temporada, com o piloto dos Moto Galos, Maurício Santos (Honda), a dominar as duas mangas de qualificação e a final, mantendo a sua invencibilidade na presente época, o que lhe garante desde já, a uma prova do fim, o título de Campeão Nacional desta classe.
Entre as Power Bike o equilíbrio de forças foi notório, com três pilotos diferentes a vencerem as três corridas da noite: José Lima (Honda) venceu a MQ1, João Sá (Yamaha) triunfou na MQ2 e foi Fábio Felícia (Suzuki) a levar a melhor na final, uma vitória ‘arrancada a ferros’ após uma grande luta entre estes três pilotos, com Felícia a conseguir assim aumentar de 2 para 11 pontos a sua vantagem no campeonato sobre João Sá.
E, com José Lima a 15 pontos do líder na classificação, tudo continua em aberto para a derradeira prova do campeonato.
Na classe Promo Bike, a menos concorrida desta ronda em Chaves, foi Rodrigo Falcão (Suzuki) que, apesar de estar já arredado das contas finais do Troféu, pois não participou nas duas primeiras provas, acabou por dominar as três corridas da noite. Na tabela de pontos, é Fernando Martins (Yamaha) quem comanda, com mais 18 pontos que José Alves (KTM).
Finalmente, entre as Dirt Bike viveram-se sempre grandes duelos entre Carlos Sá (Yamaha), campeão em título, que este ano ainda não se tinha conseguido impor ao líder do campeonato, Miguel Fernandes (Honda).
Mas no traçado flaviense Carlos Sá impôs-se sempre a Miguel Fernandes, depois de bons despiques, conseguindo diminuir em 7 pontos a sua desvantagem na tabela, onde se encontra agora a 24 pontos de Miguel Fernandes.
Nota para a participação nesta prova do ex-piloto de Velocidade e “road racing”, o conhecido André Pires, piloto local e que acabou mesmo por subir ao lugar mais baixo do pódio na final, aos comandos de uma AJP, mostrando que não é apenas nos pisos de asfalto que consegue ser rápido.
A última jornada do Campeonato Nacional de Flat Track terá lugar em Vila de Prado, no domingo 13 de outubro, com quatro títulos ainda por decidir.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!