A família CRF da Honda acaba de conhecer novas atualizações para 2023, numa gama liderada pela CRF450R e CRF450RX e em que a edição especial CRF450R 50º Aniversário recebe nota de evidência, por se tratar de uma edição comemorativa inspirada esteticamente nas lendárias CR da década de 1980. Vai estar apenas à venda durante um ano.
Na cilindrada de 250, o emblema da asa dourada oferece ainda mais duas variantes: a CRF250R e a CRF250RX.
Honda CRF450R e a CRF450RX
Relativamente às Honda CRF450R e a CRF450RX, estas beneficiam das configurações do HRC incluídas na moto de fábrica e também das alterações do motor que as tornam mais fáceis de conduzir, mais rapidamente e durante mais tempo.
As atualizações introduzidas nas portas da admissão, funil de ar, corpo do acelerador, comando das válvulas e programação da ECU resultam em mais de 10% de binário às 5.000 rpm e ainda um acréscimo de potência e suavidade a baixa rotação. Contam com um novo silenciador traseiro, agora feito de alumínio mais resistente, mas sem penalizar o peso.
Outro dos pontos revistos pela marca foi a rigidez do quadro, em combinação com as novas afinações no monoamortecedor traseiro, para maior tração e maneabilidade. A forquilha Showa de 49 mm também foi revista ao nível do amortecimento.
Honda CRF450R 50º Aniversário
O ano de 2023 assinala 50 anos desde que a primeira moto de MX de produção da Honda – a CR250M Elsinore – entrou na competição no Japão. Para comemorar este marco, a Honda vai disponibilizar uma edição limitada muito especial do 50º aniversário da CRF450R – a CRF450R 50th Anniversary – apenas durante 2023.
Com inspiração nas motos do HRC da década de 1980, este modelo é uma declaração visualmente impressionante de pura intenção e história de competição. As principais diferenças em relação ao modelo standard são:
- Banco com capa azul
- Placa do número branca nas tampas laterais traseiras, para além da placa numérica frontal branca
- Gráficos exclusivos para as proteções de radiador
- Jantes e guiador dourados
- Mesas superior e inferior em Cinzento Metalizado
- Logótipo Asa Honda no guarda-lamas dianteiro
Honda CRF250R e CRF250RX
Mecanicamente inalterada para 2023, a CRF250R está agora mais forte ao partilhar o chassis da moto vencedora do campeonato MXGP, a CRF450R, e também graças a um extenso desenvolvimento na cabeça do motor, o que permitiu aumentar consideravelmente o binário a baixa rotação. A eficiência do arrefecimento também foi melhorada e a caixa reforçada tem agora relações revistas e uma embraiagem de nove discos.
O novo tratamento gráfico destaca a moto de 2023, com logótipos simbólicos HRC redesenhados.
Relativamente à CRF250RX, refira-se que em 2019, a Honda alargou a sua gama de motos de competição com a introdução de um modelo cross-country na forma da nova CRF250RX.
Tendo por base a CRF250R e com características específicas para o fora-de-estrada, a inspiração veio da CRF450RX, incluindo um depósito de combustível de maior capacidade, uma roda traseira de 18 polegadas, diferentes mapas de injeção específicos para off-road e as alterações na suspensão, alterações que garantiam que este modelo se sentia igualmente “como peixe na água” a subir trialeiras cheias de raízes ou a cortar segundos nas especiais de Enduro.
Para 2020, a CRF250RX seguiu o padrão de desenvolvimento da CRF250R e recebeu um reforço de potência e de binário na gama de bai xa a média rotação, para além do mesmo quadro e braço oscilante que equipava a CRF450RX de 2019.
Em 2022, a CRF250RX recebeu uma atualização de fundo, incluindo uma nova componente ciclística herdada da CRF450RX de 2021 e que melhorava as suas capacidades e agilidade, juntamente com um motor de mais binário a baixa rotação.
Agora em 2023, a CRF250RX mantém-se mecanicamente inalterada, tirando um novo tratamento gráfico com novos logótipos simbólicos HRC redesenhados e que representam a expansão das atividades de competição do HRC.
Os preços de venda ao público da nova gama 2023 da CRF, e a previsão de chegada aos concessionários portugueses, serão anunciados oportunamente pela Honda Portugal.