Marc Marquez quebrou um jejum da Honda em Assen: há o construtor japonês não conseguia uma pole position no GP da Holanda. A última foi em 2012, pelas mãos de Casey Stoner. Marc Marquez também nunca rinha qualificado na pole na ‘catedral’, mas isso mudou este ano. Apesar de sessões muito renhidas, Marquez esteve dominador, tendo sido também o piloto mais rápido dos treinos livres. Mostrou também um ritmo muito forte e consistente nas FP3 e FP4, e apresenta-se como candidato à vitória. Marquez venceu aqui apenas uma vez em MotoGP, em 2014.
Nos treinos livres os primeiros cinco (Marquez, Viñales, Crutchlow, Rossi e Iannone) ficaram separados por apenas 0,062 s. A diferença entre Viñales e Marquez foi de apenas 0,001!
Seria Cal Crutchlow a realizar o segundo melhor tempo de qualificação, a apenas 0,041 s de Marquez, com Valentino Rossi a fechar a primeira fila da grelha. A última vitória de Valentino foi precisamente aqui em Assen no ano passado. O italiano sofreu uma aparatosa queda na FP4, mas isso não influenciou a sua prestação na qualificação. É apenas a segunda vez esta temporada que Rossi arranca da primeira linha.
A segunda linha da grelha do GP da Holanda será preenchida por Andrea Dovizioso, Alex Rins e Maverick Viñales.
A Ducati trouxe para Assen dois novos quadros diferentes; os pilotos da equipa oficial usaram um deles, com inserções em fibra de carbono; o outro foi usado por Danilo Petrucci, com o mesmo reforço, mas em alumínio. Maverick Viñales só agora começou a usar a forquila Ohlins de carbono, depois de a ter testado na Catalunha. E a Suzuki chegou à Holanda com um novo motor, mais potente e que permite maior velocidade de ponta.
1. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’32.791)
Até agora, este fim-de-semana está a ser melhor do que esperávamos. A pole este ano está a ser um dos meus pontos fortes e, de facto será a primeria vez que vou sair da primeira posição da grelha, porque em Austin fiz o melhor tempo, mas tive que sair de quarto. Já estava muito contente com o ritmo que mantive na FP3 e FP4 e agora estou ainda mais graças a este resultado. Estamos a trabalhar na boa direcção. Nesta pista a estabilidade é uma das prioridades e passo a passo fomos melhorando. O nosso primeiro objectivo é terminar no pódio mas, sinceramente, agora também temos possibilidade de lutar pela vitória. Devemos manter a concentração e também trabalhar bem no warm up para tentar dar outro pequeno passo, melhorar mais a estabilidade e decidir que pneus usar.
2. Cal Crutchlow – LCR Honda Castrol (1’32.832)
Sinto-me muito bem. A equipa fez um bom trabalho e acho que foi uma qualificação emocionante para toda a gente. Estamos contentes com o modo como a moto está a funcionar, embora esteja difícil de pilotar e ainda abane muito. Mas sinto-me forte aqui, sinto-me bem e c´reditos para a equipa por me ter colocado na primeira linha. O problema é que há 10 pilotos com o mesmo ritmo. Acho que o Marc tem um ritmo um pouco melhor do que toda a gente, mas não sei se ele será capaz de estar um passo à frente amanhã. No final, estamos satisfeitos com o trabalho que fizemos e esperamos ter uma corrida entretida amanhã e que possamos chegar ao pódio.
3. Valentino Rossi – Movistar Yamaha MotoGP (1’32.850)
Estou tão contente por ter terminado na primeira fila da grelha, porque caí na FP4 e perdi algum feeling. Não foi fácil, mas dei três voltas com o primeiro pneu e recuperei o meu ritmo, e depois foi um jogo de ‘espera’. Toda a gente estava à espera mas eu estava numa boa posição. Foi emocionante porque foi mesmo uma volta quente! Normalmente os pilotos mais rápidos ficam mais próximos, mas este fim-de-semana ainda ficaram mais. Temos muitos pilotos com motos diferentes que podem lutar pela vitória, e por isso é importante arrancar da primeira fila. Agora esperamos por amanhã. Esperemos que o tempo permaneça assim. Temos que melhorar alguns pormenores e a escolha dos pneus será muito importante, porque todas as três opções não são más. Será importante perceber o caminho certo.