Marc Marquez continua a ser o ‘xerife’ do Texas. O piloto espanhol voltou a vencer no Circuito das Américas, mantendo esse exclusivo. Nenhum outro piloto venceu em solo americano desde que Marquez chegou à categoria rainha. Esta foi a sua 10.ª vitória americana (6 vitórias no CoTA, 3 em Indy e 1 em Laguna Seca).
A penalização imposta a Marquez, colocando-o na segunda linha da grelha, não impediu o domínio do piloto espanhol.
Apesar de Andrea Iannone ter feito o holeshot, Marquez assumiu a liderança ainda na primeira volta. À quarta já tinha 1 s de vantagem, que duplicou na volta seguinte.
Rapidamente isolado no comando e rodando sempre mais rápido que os rivais, Marc Marquez chegou a ter mais de 7 s de vantagem sobre o segundo classificado. Marquez esteve sempre um degrau acima e foi sem aparente esforço que venceu isolado.
«Este fim-de-semana dei tudo o que tinha. Hoje estava complemente concentrado, já que queria ser perfeito aqui em Austin. Penso que nunca na minha carreira tive uma corrida assim, puxando tão forte desde a primeira volta. Hoje achei que essa era a melhor maneira e fui capaz de o fazer, em parte porque a afinação da minha moto me ajudou muito, por isso obrigado a toda a gente na minha box, porque trabalharam muito e bem. Ontem estive um pouco doente e hoje ainda não me sentia com toda a energia, mas de qualquer modo foi uma boa corrida. Fiz a corrida sozinho, mas às vezes é assim».
Estratégia bem sucedida para Marc Marquez
Depois de todas as polémicas, Marc Marquez queria mesmo fazer um boa corrida, e preparou-a muito bem.
«Ontem quando fui dormir pensei numa estratégia, e hoje segui-a. Mesmo no warm up tentei simular as primeiras voltas da corrida, saindo com pneus novos e depósito cheio. Disse à equipa que queria liderar a corrida desde o início e abrir uma vantagem. Por isso nas três ou quatro primeiras voltas puxei um pouco mais do que habitual e depois geri a vantagem», explicou Marquez, cuja estratégia funcionou».
Andrea Iannone rodou algum tempo em segundo, até ser passado por Maverick Vinãles. O piloto da Suzuki foi ficando para trás e terminou em terceiro. Viñales e Iannone subiram ao pódio pela primeira vez este ano.
«Ter começado da primeira linha tornou as coisas muito mais fáceis e pude respirar mais calmamente», disse Maverick Viñales. «Consegui controlar os primeiros três ou quatro piloto muito bem. Estou contente porque toda a equipa se focou neste fim-de-semana de forma diferente, e isso foi bom. Não podia cometer o mesmo erro que no ano passado, por isso desisti de tentar apanhar o Marc e controlei a vantagem para o Andrea.»
Andrea Iannone estava satisfeito com o seu primeiro pódio com a Suzuki. «Estou realmente feliz com este pódio, finalmente estamos aqui. Recuperámos de um período muito difícil para mim e a Suzuki, mas agora as coisas estão melhores. Este ano começámos bem, mas tenho tido problemas na qualificação, especialmente na Argentina. Quando começamos de trás é mais difícil recuperar, ultrapassar e tirar partido do nosso ritmo».
Valentino Rossi ficou desapontado com o quarto lugar, não conseguindo entrar na luta pelo pódio. O italiano queixou-se no final de ter sofrido um pouco com o aumento da temperatura no domingo, que lhe causou problemas no trem dianteiro.
Andrea Dovizioso foi apenas quinto no final, mas passou para o comando do campeonato. Marc Marquez subiu ao segundo lugar da tabela de pontos. Todas as classificações aqui.