GP de Espanha: Marquez imparável

Marc Marquez GP de Espanha
Marc Marquez

Marc Marquez esteve imparável no GP de Espanha, alcançando a sua segunda vitória da temporada. Mas a corrida ficou marcada pela queda simultânea de Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa quando discutiam os lugares secundários do pódio.

Jorge Lorenzo fez um excelente arranque da segunda linha da grelha e liderou durante as sete primeiras voltas. O piloto da Ducati foi o único a escolher o slick dianteiro de composto mais macio. Foi depois passado por Marc Marquez, e este rapidamente começou a ganhar vantagem no comando da corrida. Mesmo depois de apanhar um tremendo susto nas rápidas direitas do terceiro sector, sujas com gravilha de uma queda anterior, Marquez rumou à vitória.

Escolha de pneus GP de Espanha
A escolha de pneus dos pilotos para a corrida

Drama entre os primeiros

O piloto da Honda ficou ainda mais isolado quando três dos protagonistas ficaram fora de prova simultaneamente. Na luta pelo segundo lugar Andrea Dovizioso passou Jorge Lorenzo na travagem no final da recta interior. O italiano teve pois que alargar a trajectória, o que foi aproveitado por Lorenzo para vir por dentro para recuperar o lugar; o espanhol não contava era encontrar Dani Pedrosa na trajectória, que via a oportunidade de passar pelas duas Ducati. Lorenzo acabou por embater em Pedrosa, e com o embate foi projectado para a esquerda vindo a colidir também com Dovizioso. Com isto terminarem os três no chão.

O incidente foi analisado pelo colégio de comissários, que decidiu que não havia culpa a atribuir. Foi um incidente de corrida.

Antes, outro protagonista que já tinha ficado fora de prova. Cal Crutchlow saiu da pole position confiante de que poderia lutar pela vitória. O britânico caiu à oitava volta quando rodava em quarto. Duas voltas já tinha caído também Alex Rins, quando rodava em quinto, atrás do britânico.

Com esta queda, Marquez ficou com mais de seis segundos de vantagem sobre o segundo classificado, que era agora Johann Zarco. O francês assegurou mais um pódio. 

Uma batalha interessante desenrolou-se pelo terceiro lugar, e seria Andrea Iannone a conquistar o último degrau do pódio, batendo Danilo Petrucci. Este tinha conseguido desembaraçar-se de Valentino Rossi, que terminou em quinto.

Todo os resultados aqui.

1. Marc Marquez – Repsol Honda Team

«Esta vitória diante destes maravilhosos aficcionados é fantástica. Estou muito contente com o resultado, é importante especialmente neste circuito, porque aqui normalmente custa-me chegar à vitória. Antes da partida estava estava convencido de que podia lutar pelo triunfo. Foi um fim-de-semana duro, mas de bom trabalho e no final conseguimos gerir a corrida da melhor forma, embora hoje não fosse o mais rápido. A chave foi o pneu traseiro. Tomámos a decisão de sair com o médio depois do warm up e foi uma boa escolha. Pude ir para a frente e aumentar o ritmo quando tive oportunidade. Tive um susto quando pisei sujidade na pista; quando percebi que o asfalto estava cheio de gravilha, já era tarde. Cortei gás, mas sofri uma derrapagem enorme. Digamos que foi um show ‘estilo Marquez’. Estou contente por ter conseguido a primeira vitória no Cirrcuito Angel Nieto e uma vantagem no campeonato.»

Marc Marquez GP de Espanha
Marc Marquez
2. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech3

«Algumas vezes é preciso alguma sorte e hoje foi boa. Começar da terceira posição da grelha foi uma óptima oportunidade. Consegui ser um pouco mais rápido que o Pedrosa no início, mas ele era um pouco melhor em aceleração e por isso eu nunca tive margem suficiente para o ultrapassar nas travagens. Não o conseguia fazer. Foi difícil, mas depois estava em quinto e esperava alcançar de novo o grupo da frente, mesmo com o Marqeuz já a fugir, ainda havia a luta pelo pódio. Eu estive sempre confiante que seria possível alcançá-los e estava a fazer a minha corrida. Quando vi cair os três juntos, nem queria acreditar. Disse a mim próprio para manter a calma, tínhamos uma grande vantagem, faltavam apenas sete voltas e era importante terminar, manter o foco e desfrutaer. Conseguir 20 pontos para o campeonato é espectacular.»

Johann Zarco GP de Espanha
Johann Zarco
3. Andrea Iannone – Team Suzuki Ecstar

«Estou realmente contente com este pódio, é o segundo consecutivo para mim e o terceiro para a Suzuki. Claro que é um momento positivo para nós; as sensações com a moto são muito boas, por isso estou muito contente. Trabalhámos muito bem e as coisas estão a correr da melhor maneira, é importante continuar a trabalhar assim no futuro. O único arrependimento que tenho é na escolha dos pneus. Fomos para a grelha com o médio e depois decidimos montar o duro e pode não ter sido a melhor escolha. Fomos rápidos durante todo o fim-de-semana com o médio, por isso poderia ter sido ainda mais competitivo com esse pneu; de qualquer modo esta foi uma lição que aprendemos. Claro que hoje tivemos alguma ‘sorte’ com o pódio, mas também estivemos bem e usei a cabeça, porque era muito fácil cometer erros e a pista estava muito quente e escorregadia.»

Andrea Iannone GP de Espanha
Andrea Iannone
4. Danilo Petrucci – Alma Pramac Ducati

«Foi uma boa corrida, mas é claro que tenho um sabor amargo na boca. Pensava que podia atacar o Iannone algumas voltas antes, mas tive que me defender do Valentino. No entanto, estou muito contente com este resultado e gostaria de agradecer a toda a equipa pelo extraordinário trabalho que fizeram este fim-de-semana».

Danilo Petrucci
5. Valentino Rossi – Movistar Yamaha Tech3

«O quinto lugar, com o meu ritmo este fim-de-semana, não foi mau. Tive sorte porque três pilotos à minha frente caíram. Hoje demos o máximo e a corrida foi boa, mas infelizmente este é o nosso potencial neste momento. Fui muito mais rápido do que no ano passado, mas não é suficiente para lutar pelo pódio. Se queremos lutar pelo pódio e pela vitória, temos que acelerar o processo de desenvolvimento. Espero que o possamos fazer em breve.»

Valentino Rossi e Jack Miller GP de Espanha
Valentino Rossi e Jack Miller