GP de São Marino: pole para Bagnaia, Oliveira na sétima linha

Francesco Bagnaia conquistou mais uma pole position, na frente de Jack Miller e Fabio Quartararo. Miguel Oliveira vai sair da sétima linha.

Francesco Bagnaia conquistou a pole position para o GP de São Marino, em Misano, a sua terceira do ano e segunda consecutiva. E tal como em Aragão, a Ducati conquistou os dois primeiros lugares da grelha de partida, com Jack Miller a qualificar na segunda posição. Fabio Quartararo qualificou em terceiro, garantindo pela 12.ª vez consecutiva um lugar na primeira linha da grelha.

A terceira sessão de treinos livres foi a única realizada totalmente a seco, depois de ter chovido nas duas anteriores.

«Estou realmente deliciado com este resultado», disse Bagnaia. «Outra vez este fim de semana tivemos que fazer apenas pequenos ajustes na moto, uma vez que me senti confortável desde o início. Não tinha a certeza se conseguiria alcançar a pole, porque o Quartararo estava muito rápido, mas consegui um excelente tempo!. A equipa está a fazer um grande trabalho e fomos rápidos também na quarta sessão, por isso estou otimista para a corrida»

Oliveira em dificuldades

Miguel Oliveira sofreu uma queda, sem consequências físicas, na terceira sessão de treinos livres e terminou no 22.º lugar da tabela combinada das três sessões. O piloto português foi assim forçado a passar pela primeira qualificação. Oliveira terminou essa sessão em 11.º, a menos de um segundo do melhor tempo, realizado por Enea Bastianini. O melhor piloto KTM foi Brad Binder, em sétimo, por isso nenhuma KTM avançou para a segunda qualificação.

«Foi uma qualificação dura», desabafou Miguel Oliveira. «A equipa deu-me algumas afinações diferentes na moto para podermos trabalhar em sermos mais rápidos, mas nem sequer conseguimos igualar o ritmo do ano passado. Por isso, é uma altura dura para nós, mas não desistimos e faremos o nosso melhor na corrida de amanhã. Continuaremos a lutar. Actualmente temos muitas dificuldades com o pacote técnico que temos, algo que estamos a tentar resolver e melhoras porque não é de todo a situação ou a posição que reflecte as nossas capacidades. Mas temos que olhar em frente e reagir e pensar na corrida de amanhã onde temos trabalho para fazer».

Moto2: mais uma para Raul Fernandez

Em Moto2 Raul Fernandez foi o mais rápido nos treinos livres, e depois conquistou mais uma pole position. O piloto espanhol bateu Sam Lowes, que detém o recorde absoluto do circuito. Augusto Fernandez completa a primeira linha da grelha de partida.

O líder do campeonato, Remy Gardner, qualificou na quarta posição, na frente de Aron Canet e Jorge Navarro.

Moto3: Romano Fenati regista nova pole

A terceira sessão de treinos livres ficou marcada por duas bandeiras vermelhas, originadas a primeira pela queda de Deniz Öncü e segunda pela queda de Alberto Surra, que já não participaram na qualificação. A participação de ambos na corrida está dependente de novas observações médicas na manhã de domingo.

Ausente do GP ficou Gabriel Rodrigo, que devido às dores depois da queda de ontem, voltou a fazer exames e descobriu uma pequena fratura na cabeça do úmero, e preferiu retirar-se do GP para iniciar a recuperação.

Todos os resultados aqui.