GP de Teruel: vitória de Morbidelli, Oliveira em sexto

Ninguém conseguiu acompanhar Franco Morbidelli, que conquistou a sua segunda vitória da temporada. Miguel Oliveira lutou para terminar em sexto.

Franco Morbidelli na meta

Franco Morbidelli obteve a sua segunda vitória da temporada. O piloto italiano esteve imparável na corrida do GP de Teruel, liderando de fio a pavio. Morbidelli não só liderou da primeira à última volta, como conseguiu fugir e isolar-se no comando da corrida. O piloto da Petronas Yamaha SRT manteve sempre Alex Rins à distância, com o piloto da Suzuki a terminar em segundo.

«Estou muito feliz com esta vitória», disse Franco Morbidelli após a vitória. «Parece um pouco diferente de quando venci em Misano. É o resultado do trabalho árduo da minha equipa, fizeram um trabalho inacreditável, e juntos conseguimos esta vitória. A moto esteve perfeita na corrida, senti-me óptimo e tive apenas que concentrar-me em levar a moto até à meta o mais depressa e rapidamente possível», disse o italiano, que agora está em quarto do campeonato, a 25 pontos do primeiro.Franco Morbidelli com troféu

A Suzuki voltou a colocar dois pilotos pódio, com Joan Mir a recuperar de 12.º na grelha de partida para terminar em terceiro. Assim, o piloto espanhol mantém a liderança do campeonato, agora com 14 pontos de vantagem sobre Fabio Quartararo, que terminou em oitavo.

Sonho desfeito

Para Takaaki Nakagami, o sonho de poder conquistar a sua primeira vitória em MotoGP ficou arruinado logo na curva 5. O piloto japonês fez o holeshot, e liderava quando caiu, sendo forçado a abandonar.

«Quero pedir desculpa a toda a minha equipa, porque em todas as sessões fomos competitivos, e estávamos preparados para um grande resultado», lamentou-se o piloto japonês. «Mas infelizmente cometi um pequeno erro na primeira volta e estou muito desapontado por ter terminado na gravilha. Agora estou muito desapontado pelo modo como terminou, mas tentaremos manter-nos positivos, porque ao longo de todo o fim-de-semana fomos tão rápidos, mostrando o nosso potencial».Arranque da corrida

Oliveira em luta constante para terminar em sexto

Miguel Oliveira, à semelhança do que aconteceu ao longo de todo o fim-de-semana, melhorou substancialmente face ao GP anterior. Após o arranque Oliveira perdeu um par de posições, mas rapidamente começou a recuperar. O piloto da Red Bull KTM Tech3 perdeu muito tempo na lista com Fabio Quartararo, o que permitiu Pol Espargaró começar a ganhar vantagem à sua frente. Quando finalmente conseguiu passar o francês apanhou e ultrapassou Maverick Viñales e depois lutou nas últimas voltas com Johann Zarco pelo quinto lugar, que se defendeu com unhas e dentes, e os dois cruzaram a meta separados por apenas 0,038 s, com Oliveira em sexto.Miguel Oliveira na luta

«Estou feliz com a minha corrida. Senti que podia ter estado mais à frente, pelo menos em quinto», disse Oliveira no final. «Mas foi difícil para mim ultrapassar, levei algum tempo, porque não foi fácil. Senti-me forte, competitivo, e acho que foi um grande regresso depois do fim-de-semana passado. Foi um fim-de-semana consistente e muito bom para nós com oitavo lugar na grelha e depois o sexto na corrida, por isso acho que fizemos o nosso trabalho. Temos que estar satisfeitos, embora, claro, pudessemos ter conseguido um melhor resultado. Mas temos que encarar isto como algo positivo par as últimas três corridas em Novembro».

Depois de ter conseguido a melhor qualificação de sempre da KTM em MotoGP no Motorland Aragón, Miguel Oliveira conseguiu também o melhor resultado até agora para a marca laranja neste circuito.

Binder castigado

A corrida ficou marcada pela queda logo após a curva 1, quando Brad Binder entrou pela traseira da Ducati de Jack Miller. Ambos foram forçados a abandonar. Depois desta manobra – semelhante ao que fez com Miguel Oliveira na curva 1 de Jerez – Brad Binder recebeu um castigo: terá que cumprir uma volta longa no próximo grande prémio.

Também na gravilha ficou Alex Marquez, na 14.ª volta. O piloto espanhol estava a subir na classificação depois de ter qualificado em 10.º, e era quarto quando caiu e abandonou.

Vitória e liderança do campeonato para Lowes

Em Moto2 foi um magistral Sam Lowes quem alcançou a vitória. Foi a terceira consecutiva, o que não acontecia a um britânico desde que em 1971 Phil Read venceu os GPs da Alemanha Oriental, o TT da Ilha de Man e o da Holanda consecutivamente, caminho do título de 250 cc.Pódio Moto2

Lowes liderou desde o início e terminou com 8,425 s de vantagem sobre Fabio DiGiannantonio. Enea Bastianini terminou em terceiro, e por isso perdeu a liderança do campeonato. Com a vitória, Lowes passou para o comando da tabela de pontos, quando faltam apenas três corridas para o final da temporada.

Luca Marini terminou em 11.º e está a 23 pontos de Lowes, enquanto que Marco Bezzecchi praticamente se auto-eliminou da luta pelo título, ao cair logo à quarta volta.

Jaume Masia repetiu a vitória do fim-de-semana anterior. Mais uma vez a corrida foi disputada em grupo, com vários pilotos a passar pelo comando. Mas tudo foi decidido na última volta e na última curva. Masia impôs-se para vencer na frente de Ayumu Sasaki e Kato Toba. Albert Arenas entrou na última volta no comando, mas terminou fora do pódio, em quarto.Jaume Masia vencedor

Para Sasaki foi o primeiro pódio da carreira no Mundial, e para Toba foi o primeiro pódio da temporada.

Ai Ogura nunca esteve la luta pelo pódio, e terminou em nono, voltando a perder pontos para Arenas no campeonato.

Todos os resultados do GP de Teruel aqui.