Gresini Racing apresenta a formação para 2022

A Gresini Racing foi a primeira equipa de MotoGP a apresentar oficialmente a sua formação para 2022. Com novos pilotos, novas máquinas e novas cores.

Gresini Racing

O Team Gresini Racing MotoGP estreou o rol de apresentações das equipas de MotoGP que estão previstas para as próximas semanas, a caminho do primeiro teste do ano, na Malásia.

A equipa italiana fez a sua apresentação oficial em casa, em Faença, na Emília-Romanha, e presentes estiveram Nadia Padovani Gresini, viúva de Fausto Gresini e atual proprietária da equipa, os pilotos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio e ainda alguns elementos da equipa.

Enquanto que Enea Bastianini, de 24 anos de idade, vai entrar no seu segundo ano na categoria rainha, mudando das cores da Avintia Esponsorama para as cores da Gresini, mas mantendo-se aos comandos duma Ducati. Fabio Di Giannantonio, aos 23 anos, será um dos rookies de MotoGP em 2022. E enquanto que ‘Besta’ mantém o seu número 23, ‘Diggia’ tem que abandonar o seu habitual número 21, e adota o número 49 a partir desta temporada.

Novas máquinas em 2022

Uma das grandes novidades na Gresini é a mudança de hardware. A equipa italiana, que passa a ser uma equipa independente, contará com máquinas Ducati a partir deste temporada. Bastianini e Di Giannantonio terão ao seu dispor a Ducati Desmosedici GP21. Naturalmente, as novas motos da Gresini Racing contam também com uma decoração diferente; é uma combinação de cinza e vermelho que se estende aos fatos dos pilotos.

«As novas cores das motos são muito particulares», diz Enea Bastinanini. «Quando as vi pela primeira vez pareceu-me estranho, mas agora que as vi ao vivo, posso dizer que são espetaculares. Dentro de 20 dias arrancaremos para o primeiro teste,; felizmente é pouco tempo, porque estou ansioso por estar de volta aos comandos da minha Ducati. Já me encontrei com a equipa no primeiro teste, tivemos a oportunidade de nos conhecermos e trabalhar juntos, e devo dizer que temos uma grande equipa. Vai ser uma temporada interessante, tenho a certeza que alcançaremos grandes resultados», diz ‘Besta’, que subiu duas vezes ao pódio na sua temporada de rookie no ano passado.

«A temporada de 2022 será a minha primeira em MotoGP e será muito fixe!», diz Di Giannantonio. «Tenho muito para aprender, a minha expetativa crescerá corrida a corrida e, quem sabe, poderemos conseguir grandes feitos. Moto é espetacular, talvez a mais bela que eu já pilotei, a mais bela que já vi. Com aquela cor parece uma moto dos anos ’70, estilo retro, e em pista seremos facilmente reconhecidos. Particular, original, belo. Uma emoção única.»

Apresentação online

Apesar da perda de Fausto Gresini, falecido em Fevereiro do ano passado, a equipa, sob a batuta de Nadia Padovani Gresini, conseguiu dar a volta e superar a temporada de 2021. Agora arranca uma nova fase da sua história com grande motivação.

A apresentação foi transmitida em direto online.