As loucas corridas do campeonato King of the Baggers, que começaram por ser uma ‘experiência’ quase como uma brincadeira, tornaram-se numa competição que passou a envolver maior interesse por parte dos fabricantes que nela participam, com equipas de fábrica e pilotos de renome mundial. E a Harley-Davidson é uma das marcas envolvidas no King of the Baggers, tendo agora anunciado que aquela que é na essência a sua moto de competição, passará a estar disponível aos motociclistas comuns para conduzir na estrada: a CVO Road Glide RR.
Graças às modificações que são realizadas pela Harley-Davidson logo na fábrica, a CVO Road Glide RR apresenta-se como sendo o modelo de produção para estrada mais potente de sempre a sair das instalações de Milwaukee.
Para isso conta com o ‘monstruoso’ motor Screamin’ Eagle 131. O bicilíndrico em V de 2.147 cc que tem capacidade para gerar uma potência máxima de 153 cv às 5.750 rpm e um binário massivo de 204 Nm às 4.750 rpm. Números que claramente impõem respeito tendo em conta que esta é uma bagger homologada para uso em estradas públicas.
Este é exatamente o mesmo motor que a equipa Harley-Davidson Factory Team desenvolveu para competir nos circuitos. E isso significa que conta com inúmeras modificações utilizando peças e componentes Screamin’ Eagle. A afinação específica deste V-Twin foi concebida para priorizar a disponibilidade de binário a regimes mais baixos, sendo que o redline está posicionado às 6.500 rpm, com destaque para um uso de uma árvore de cames que permite maior elevação das válvulas e uma admissão de maior volume.
Outros destaques do motor da Harley-Davidson CVO Road Glide RR
– Cabeças dos cilindros Screamin’ Eagle Stage IV maquinadas
– Câmaras de combustão totalmente maquinadas
– Válvulas de admissão e escape com diâmetro maior em 2 mm do que as válvulas do Milwaukee-Eight de série
– Admissão de competição maquinada com filtro de ar Screamin’ Eagle High Flow
– Pinhão 30T em vez de 32T da Road Glide de série
– Cesto de embraiagem maquinado em alumínio 7075 e anodizado Mil-Spec
– Sistema de escape completo Akrapovic desenhado para a equipa de fábrica, fabricado em titânio, mais de 4,5 kg mais leve do que o de série usado no motor Milwaukee-Eight, homologado para uso em estrada
– Transmissão Screamin’ Eagle Racing King de 6 velocidades especificamente desenvolvida para competição, com engrenagem mais precisa e suave das relações
Mas a verdade é que a potência não é nada sem controlo. E neste caso a Harley-Davidson não deixa nada ao acaso, apostando em componentes de ciclística que visam complementar toda a performance do exuberante motor V-Twin americano deixando que o condutor da CVO Road Glide RR usufrua de total controlo sobre o comportamento dinâmico da moto.
Isto implicou instalar suspensões Öhlins. No caso da forquilha, estamos perante uma FGR 253 Hypersport Superbike, com bainhas de 43 mm. Os cartuchos são os TTX25 desenvolvidos para reagir de forma mais eficaz às vibrações de alta frequência e ajudar a manter a frente da moto sob controlo, e as bainhas contam com um acabamento de micropolimento para maior suavidade e menor fricção. As bainhas estão apoiadas em mesas de direção maquinadas, e são, claro, totalmente ajustáveis.
Na traseira a Harley-Davidson opta por um par de amortecedores com reservatórios remotos para garantir que o comportamento se mantém estável mesmo em condições de condução mais exigentes, sendo totalmente ajustáveis.
Do ponto de vista das suspensões podemos ainda realçar que as mesmas permitiram à Harley-Davidson elevar a altura livre ao solo da moto, o que por sua vez se traduz no ângulo máximo de inclinação em curva que agora passa a ser de 36 graus para a direita e 35 graus para a esquerda.
O braço oscilante maquinado foi otimizado com recurso a avançados programas de computador e simulações. Neste caso a CVO Road Glide RR conta com um braço oscilante que é 10% mais rígido e também 10% mais leve do que o componente usado na normal Road Glide. Este braço oscilante nasce a partir de um bloco sólido de alumínio de 99 kg, que é maquinado em CNC, apresentando, na sua forma final, um peso de apenas 8,1 kg!
Este tipo de componentes, em conjunto com outras modificações como o sistema de escape completo da Akrapovic, ajudam a reduzir o peso para os ainda assim assinaláveis 340 kg, sendo a CVO Road Glide RR 22 kg mais leve do que a CVO Road Glide ST.
Continuando a descobrir esta moto de competição homologada para estrada, a travagem está a cargo de componentes Brembo. No eixo dianteiro estão instaladas pinças GP4-RX maquinadas para garantir uma ‘mordida’ quase ao nível de MotoGP ou Superbike, com acabamento em níquel adaptado de MotoGP, para ajudar a dissipar o calor gerado na travagem.
Estas pinças atuam sobre discos Brembo T-Drive de 320 mm com fixação especificamente concebida para a CVO Road Glide RR, e na traseira o disco de 300 mm está combinado com uma pinça de quatro pistões para garantir que o condutor desta bagger consegue parar os 340 kg sem qualquer problema.
Como seria de esperar numa moto deste calibre, a Harley-Davidson instala neste modelo especial um completo e avançado pacote eletrónico. E inclui as seguintes ajudas à condução:
– Travagem combinada e com função em curva
– ABS com função em curva
– Controlo de tração ajustável sensível à inclinação
– Controlo do travão motor sensível à inclinação
– Assistência ao arranque em inclinação
– Monitorização da pressão dos pneus
Temos ainda de realçar os modos de condução. A CVO Road Glide RR conta com cinco modos de condução: Road, Sport, Rain, Track e Track Plus. Nestes modos de condução o condutor usufrui de parâmetros fixos das ajudas à condução. No entanto a Harley-Davidson disponibiliza ainda um total de outros quatro modos de condução totalmente customizáveis, que permitem ajustar de forma individual as ajuda à condução.
Visualmente a moto conta com grafismos inspirados na moto de fábrica das corridas King of the Baggers, que combina uma base em cor laranja com grafismos H-D. Em determinadas zonas as carenagens deixam a fibra de carbono visível.
Os poisa-pés foram reposicionados, foi instalado um novo assento monoposto, e no topo da mesa de direção está fixado um guiador Moto Bar. Estes elementos foram selecionados de forma a garantir que o condutor da CVO Road Glide RR usufrui de uma posição de condução mais ‘atlética’, idealizada para garantir total liberdade de movimentos para enfrentar sem receios qualquer tipo de estrada de curvas… ou até uma pista!
Um detalhe que podemos também realçar nesta novidade é o seu sistema de áudio. A CVO Road Glide RR estreia o novo sistema Rockford Fosgate Stage III, que inclui diversas colunas de grandes dimensões para uma sonoridade mais vincada, e um amplificador RMS de 500 watts.
Quanto ao preço, e se quiser mesmo saber, como seria de esperar numa moto que é basicamente uma moto de competição para a estrada, a Harley-Davidson pede nada menos do que cerca de 105.000 euros! Um valor que torna a CVO Road Glide RR numa das motos mais caras que a H-D já produziu.
Infelizmente para os motociclistas europeus, esta moto tão especial apenas será comercializada nos Estados Unidos. Serão produzidas exatamente 131 unidades, sendo que o próprio processo de aquisição é complexo.
Os concessionários que tiverem o maior número de vendas anual terão prioridade para os seus clientes. Esses clientes vão depois participar numa espécie de sorteio. Os mais sortudos (e endinheirados!) vão ter a oportunidade de comprar então a sua CVO Road Glide RR.
Galeria de fotos Harley-Davidson CVO Road Glide RR
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