Desde o seu lançamento, a Honda CB125R tem sido uma moto que procura destacar-se das rivais no segmento das naked 125 cc. Com um motor divertido de explorar, a CB125R tem sido a denominada “porta de entrada” para muitos motociclistas no que a Honda define como sendo a gama Neo Sports Café.
As especificações técnicas desenvolvidas para este modelo trazem-lhe muitas vantagens e o estilo neo-retro minimalista é apresentado com um toque moderno.
Para este ano a Honda decide dotar a sua pequena naked de novos argumentos que a tornam numa opção ainda mais “premium” dentro de um segmento altamente concorrido.
Essa sensação advém da instalação do novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas, um elemento herdado da mais poderosa CB1000R.
Visualmente a CB125R destaca-se pela possibilidade de ver as suas formas minimalistas cobertas por quatro novos esquemas cromáticos, e, com estas novas cores, a CB125R deverá continuar a destacar-se nas estradas no futuro próximo.
Este novo painel de instrumentos a cores dá ao condutor a possibilidade de escolher entre quatro tipos de apresentação das informações (por exemplo, a velocidade e a rotação), sendo que os diferentes “layouts” foram concebidos de forma a mostrar claramente as diversas variáveis sobre os consumos e mudança engrenada.
No novo painel digital a CB125R inclui ainda uma indicação de quando engrenar uma mudança mais alta, indicação essa que pode ser personalizada no conta-rotações.
O ecrã está associado a um conjunto totalmente novo de botões no punho esquerdo, que por sua vez foram redesenhados para uma utilização mais intuitiva em condução.
A CB125R de 2024 vai estar disponível em quatro novas cores: Cinzento Metalizado Mate Cynos, Branco Pérola Pearl, Azul Metalizado Reef Sea e Vermelho Pérola Splendor com carenagem traseira à cor da moto.
Todas as cores têm autocolantes CB125R grandes nos resguardos do radiador e logótipos de asa Honda de cor negativa no depósito. A única exceção a isto é a cor Cinzento Metalizado Mate Cynos, que tem autocolantes CB125R em dourado e logótipo de asa Honda nos resguardos e no depósito, respetivamente.
Do ponto de vista do motor, este foi agora alvo de uma atualização que era obrigatória ser feita pela Honda, de forma a permitir que este modelo continue a ser comercializado na Europa.
Ao nível da unidade motriz, a CB125R recebeu um motor totalmente novo com uma potência de 11 kW (no limite dos 15 cv definidos pela lei) e o binário máximo atingido é de 11,6 Nm de binário, com este motor a receber agora a homologação Euro5+.
A moto também recebe uma forquilha Showa SFF-BP de funções separadas, cada bainha a apresentar 41 mm de diâmetro, uma suspensão dianteira que deriva dos componentes utilizados na CB650R. Uma forquilha de “moto grande” e que permitirá aos condutores desta pequena Honda usufruir de um comportamento dinâmico superior.
Para conhecer em maior detalhe a nova Honda CB125R apenas tem de clicar aqui . Aguardamos que a Honda Motos Portugal nos confirme o PVP e quando é que esta moto chega aos concessionários nacionais.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!