Setenta anos após a primeira Dream D-Type ter saído das linhas de produção da fábrica em 1949, a Honda celebra agora o 70º aniversário da produção de motos, tendo produzido 400 milhões de unidades em todo o mundo.
A Honda foi fundada em 1948 e a produção em massa de motos na sua primeira fábrica fora do Japão teve início na Bélgica em 1963. Desde então, a Honda expandiu a sua produção global de acordo com o seu princípio fundamental de fabricar motos de acordo com a procura local, tendo 35 instalações de produção em 25 países da Europa, Ásia, África e Américas.
Atualmente, a Honda produz uma gama vasta de motos e scooters para o mercado global; esta gama abrange modelos básicos de 50 cm³ como a Dunk, até motos offroad com tecnologias de ponta como por exemplo a CRF450R e também modelos icónicos como são a GL1800 Gold Wing, a nova CRF1100L Africa Twin e a nova Fireblade CBR1000RR-R de 160 kW.
Desde a sua fundação, a Honda continuou a desenvolver e a produzir produtos que atendem às mais diversas e variadas necessidades do público a nível global, com base na crença de que “o objetivo da tecnologia é ajudar as pessoas“. Este princípio levou a Honda a atingir os 100 milhões de unidades em 1997, os 300 milhões de unidades em 2014 e agora aos 400 milhões de unidades.
Em 2018, a Honda excedeu pela primeira vez na sua história a produção global anual de 20 milhões de unidades e continua a contar com o forte apoio dos clientes em todo o mundo; enquanto isto, a empresa continua a trabalhar para atingir a sua visão para 2030 de servir os seus clientes a nível mundial com a “alegria de aumentar o potencial das suas vidas”
Marcos Simbólicos de 70 anos de produção de motos
1948 Fundação da Honda Motor Co., Ltd
1949 Modelo Dream D-Type colocado à venda – O primeiro grande modelo de moto Honda
1958 As simbólicas Super Cub e Super Cub C100 juntam-se à gama da Honda
1959 A Honda torna-se o maior fabricante mundial de motos
1969 A CB750 Four é posta à venda – a primeira moto de 4 cilindros de produção em massa do mundo
1975 A GL1000 Gold Wing é posta à venda
1986 A XRV650 Africa Twin é posta à venda
1992 A CBR900RR FireBlade é posta à venda
2009 A VFR1200F – a primeira moto do mundo com caixa de dupla embraiagem (DCT) – é revelada no Salão de Tóquio
2014 A Honda Super Cub torna-se a moto mais produzida da história – 87 milhões de unidades venidas em 160 países e Marc Marquez torna-se o mais jovem campeão o mundo de sempre do MotoGP, aos 21 anos
2019 As vendas de modelos DCT na Europa atingem as 100.000 unidades. A Honda comemora a sua 25ª vitória no Campeonato do Mundo de Construtores de MotoGP e Marc Marquez conquista o seu 8º título mundial
Datas de início da produção global de motos da Honda
1963 Bélgica
1967 Tailândia
1971 Indonésia
1976 Brasil e Itália
1979 América do Norte
1980 Nigéria
1992 China
1997 Vietname
2001 Índia
2013 Bangladesh
Marcos simbólicos da produção de motos da Honda
1968 A Honda atinge 10 milhões de unidades
1984 A Honda atinge 50 milhões de unidades
1997 A Honda atinge 100 milhões de unidades
2004 A Honda ultrapassou a produção anual de 10 milhões de motos
2008 A Honda atinge 200 milhões de unidades
2014 A Honda atinge 300 milhões de unidades
2018 A Honda ultrapassou a produção anual de 20 milhões de motos
2019 A Honda atinge 400 milhões de unidades