É já um dos grandes destaques anuais do mundo da customização, e em 2024 celebra-se a quinta edição. O Honda Customs, concurso de personalização organizado pela marca japonesa e que pede aos concessionários europeus que mostrem a sua criatividade, está de volta e as votações online já abriram.
Este ano a moto escolhida como base de personalização foi a Honda CL500, a retro scrambler concebida para ser divertida e integrar a gama de modelos A2.
Neste Honda Customs encontramos nada menos do que 16 propostas de CL500 customizadas. Bom, na verdade apenas 15, pois existe uma ‘infiltrada’. O concessionário turco Bunker Custom Cycles utilizou uma CL250, modelo que se vende naquele País, pelo que pela primeira vez temos a concurso uma moto da Turquia.
As restantes motos são provenientes de países como Itália, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Suíça e, claro, de Portugal.
As cores nacionais portuguesas são representadas pela Honda CL500 Moonground que nasceu das mentes criativas do concessionário Garonda. Esta moto procura trazer para Portugal a terceira vitória no Honda Customs. Recordamos que em quatro edições anteriores a CB650F Fénix da Mototrofa (2021) e depois a minimoto Dax Furiosa criada pela Art on Wheels e Tamara Alves (2023) garantem a Portugal a supremacia nesta competição.
As quinze Honda CL500 e a CL250 estiveram em exposição durante alguns dias no célebre Wheels and Waves em Biarritz. E agora que esse evento terminou, iniciou-se a fase de votação online aberta a qualquer pessoa que clique aqui e vote na sua personalização favorita.
O Honda Customs vai manter a votação aberta até 31 de agosto, sendo o vencedor anunciado após o verão.
Descubra aqui os participantes do Honda Customs 2024
Moonground – Garonda – Portugal
Simples e descomplicada. A Moonground, do concessionário português Garonda, é a sua visão minimalista de um veículo de duas rodas pronto para qualquer terreno – ou planeta, claro – com que se depare, e é personalizado com coletores enrolados em fita térmica, panela alta e pneus de tacos agressivos.
Enduro 500 – Stilmoto – Espanha
Um tributo do concessionário Stilmoto às clássicas motos espanholas de enduro, a Enduro 500 foi concebida para tocar o coração dos aficionados com memórias de uma era bela e dourada na história do motociclismo. Esta preparação apresenta uma pintura atraente no depósito, guarda-lamas dianteiro alto, mica no farol, placa com o número, uma série de peças trabalhadas à mão e uma panela Arrow.
Cherry Lady – Honda Motorsport Las Rozas de Madrid – Espanha
Inspirada nas linhas clássicas e nos logótipos das lendárias Honda 750 dos anos 90, a Cherry Lady pretende manter a essência e a história da marca. Os seus criadores – a Honda Motorsport Las Rozas de Madrid – têm uma vasta experiência na personalização de motos dos seus clientes, mas esta é uma obra totalmente sua. Os pormenores incluem um escape IXIL, guiador Drag Bar, piscas pequenos, assento em pele ‘premium’ com costuras vermelhas, espelhos RedMoto, pneus Michelin Anakee e pintura vermelha Candy Red.
CL501R – Honda Moto Centre Leon – Espanha
A inspiração para a CL501R – construída pela Honda Moto Centre Leon – é o estilo de moto de competição flat track tão popular nos EUA. Com amortecedores traseiros a gás ajustáveis, forquilha também ajustável, bomba principal de travão dianteira radial e tubos de travão com malha de aço, para além uma proteção no radiador e outra na corrente trabalhadas à mão, o objetivo era encontrar o equilíbrio certo entre performance, estética e funcionalidade para criar uma CL500 que estivesse pronta para a competição.
Ocean’s Track – Oceane Motos – França
Criada pela Oceane Motos, a Ocean’s Track segue o estilo americano flat track com um toque de moto de stunt, para um efeito visual mais chamativo. As principais alterações em relação à CL500 de série são o quadro e o braço oscilante vermelhos, as jantes douradas, o guiador super largo com espelhos nas extremidades, os faróis duplos de LED tipo projetor descentrados em relação à placa frontal do número e o assento monoposto.
CL500 Digger – Chave Motos – França
Uma homenagem às clássicas Honda XL e XR dos anos 80 feita pela Chave Motos. Com muito estilo todo-o-terreno e na vibe da Wheels and Waves, a CL500 Digger apresenta um guarda-lamas dianteiro alto, visor no farol, placas de número, proteções nos punhos, traseira retro, ponteira de escape performance e jantes douradas.
CL500 Charade Spirit – Charade Moto – França
Mais uma proposta off-road chique, desta feita concebida pela Charade Moto, com um toque flat track. A pintura tricolor que adorna a Charade Spirit é o mais clássico dos esquemas cromáticos da Honda e é especialmente apelativa quando combinada com pneus de taco agressivos, guarda-lamas dianteiro colocado em posição alta, placa única com o número, proteções de punho e ponteira de escape também colocada em posição alta.
Bik’ink – AZ Moto – França
A CL500 personalizada da AZ Moto, com a sua deslumbrante pintura laranja e vermelho-cereja, tem um ar street scrambler dos anos 70. Os amortecedores traseiros e a ponteira de escape em posição alta completam o seu visual californiano.
Irezumi – Starbike Honda – França
É justo dizer que a despida Irezumi da Starbike Honda é um pouco como uma entidade celestial. A arte intrincada do depósito atrai as atenções, e a traseira minimalista e o escape alto com panela única acetinada e assento castanho distinguem esta moto das suas congéneres.
The Poseidon Project – Doble Motorcycles – Reino Unido
O Projeto Poseidon foi criado pela equipa da Doble Motorcycles do sul de Londres, como uma homenagem à beleza e ao poder do oceano. A proposta apresenta um quadro e componentes personalizados pintados com azuis e verdes oceânicos, depósito e painéis laterais pintados a aerógrafo e um assento custom com acabamento em pele castanha. A inspiração veio do forte interesse da equipa na conservação marinha.
Sterrato 500 – Unit Garage – Itália
Servindo de exemplo ao que um pouco de reflexão, algumas peças escolhidas a dedo e uma pitada de Acessórios Genuínos Honda podem fazer, a Sterrato 500 (‘estrada de terra’ em italiano) criada pela Unit Garage aumenta o potencial todo-o-terreno da CL500, fazendo referência a modelos famosos do passado da Honda. As caraterísticas desta preparação incluem guarda-lamas dianteiro alto, carenagem do farol, proteções nos punhos, assento em pele, amortecedores traseiros Öhlins e pneus de tacos.
Terra Battuta 500 – Unit Garage – Itália
A Terra Battuta 500 leva a CL500 na direção de um veículo versátil e adaptado a viagens de longa distância, mas com elegância e uma grande capacidade de carga e uma série de componentes que tornam a vida na estrada um pouco mais fácil e agradável. O guarda-lamas dianteiro, as barras do motor e o porta-bagagens são em alumínio escovado, o porta-bagagens traseiro é anodizado preto, há um ecrã mais alto com suporte de GPS integrado, pneus de tacos – e ainda um skate!
CL Surfer – Honda Centre Frankfurt – Alemanha
O nome da moto foi escolhido porque o festival Wheels and Waves tem lugar junto à bela praia de Biarritz e exala um ambiente de surf muito descontraído. Criada pela equipa do concessionário de referência Honda Centre em Frankfurt, a CL Surfer enquadra-se no tema com o seu depósito prateado metalizado e guarda-lamas dianteiro e traseiro (com faixa azul caraterística) também metalizados, para além de avanços em vez de guiador normal, um novo escape e um assento caraterístico em pele castanha.
Flat Track 500 – Anquety Motorsport – Bélgica
Inspirada nas provas americanas flat track, a Flat Track 500 é a primeira participação da Bélgica na competição Honda Customs. O modelo celebra o tipo de estética objetiva que as máquinas de competição exalam sem esforço. Equipada com amortecedores traseiros Öhlins, braço oscilante cantilever, guiador plano, novos aros, um novo travão traseiro, escape rebaixado, subquadro traseiro modificado e uma pintura deslumbrante no depósito, a Flat Track 500 é a celebração das corridas em pistas off-road.
Alpina 500 – Meister Engineering – Suíça
Construída pela Meister Engineering e celebrando os 50 anos da Honda Suíça, a Alpina 500 baseia-se na herança dos modelos Honda, ao mesmo tempo que faz referência a detalhes e elementos de um dos países mais bonitos da Europa. A Alpina 500 destaca-se das demais pelo seu depósito de combustível estilo CB, subquadro “despido” e assento minimalista.
Bunker imPrint – Bunker Custom Cycles – Turquia
Um novo participante muito bem-vindo nesta competição internacional para 2024 é a Turquia e a Bunker Custom Cycles criou uma proposta café racer verdadeiramente retro-contemporânea, partindo de uma CL250 de série e produzindo uma moto de estilo único, com meia carenagem FDM 3D em nylon reforçado a fibra de vidro, novos painéis laterais, carenagem bico-de-pato e cobertura do assento do passageiro, para além de escape protegido por malha, forquilha invertida da CB250R e uma pinça de travão radial.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!