Sob o programa ‘RC30 Forever’, a marca da asa dourada vai produzir cerca de 150 peças genuínas de substituição para a icónica Honda RC30, que abrangem o motor, o chassis, a ciclística e os sistemas eletrónicos. Estes componentes foram escolhidos com base nos pedidos dos proprietários e na experiência de diversos especialistas do deptarmento de R&D e também das fábricas da Honda.
A Honda deu início ao “RC30 Forever” depois de ter algumas reuniões com clubes de proprietários de RC30 estabelecidos no Japão e na Europa; nessas reuniões, os proprietários expressaram uma forte intenção de manter estas motos icónicas na estrada e nas melhores condições, usando peças genuínas de substituição Honda. O foco principal do programa é dar oportunidade aos proprietários deste modelo icónico para poderem conduzir a RC30 sempre com segurança e confiança.
As peças estarão disponíveis para encomenda nos concessionários autorizados europeus a partir de Maio de 2021. O início das vendas vai variar consoante a peça, com as atualizações a serem publicitadas no website da Honda. As vendas estarão sujeitas à disponibilidade limitada de stocks de todas as peças.
Antecedentes do plano de peças de substituição “RC30 Forever”
No início do projeto “RC30 Forever”, foi feita em 2017 uma investigação nos arquivos RC30; essa investigação revelou que nenhum dos modelos de madeira ou moldes originais da RC30 foram mantidos. Era evidente que seria necessário recorrer aos desenhos originais para poder concretizar este projeto. Tal como sucedia com todas as motos produzidas naquela época, o fabrico da RC30 tinha por base esquemas 2D desenhados à mão, a partir dos quais eram criados os modelos e também os moldes. Quando comparados com os modernos desenhos digitais e métodos de modelagem 3D por computador, esses esquemas tinham muito menos detalhes específicos, o que veio complicar a reprodução das novas peças.
Os esquemas disponíveis foram digitalizados, ampliados a uma escala real de 1:1 e comparados com peças existentes retiradas das RC30 restantes dentro da família Honda e também dos clubes de proprietários para garantir a maior precisão possível. Apesar de tudo isto, ainda havia lacunas claras e óbvias nas informações detalhadas necessárias para atingir a qualidade necessária para fabricar as peças deste programa. Para que as peças cumprissem todos os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, era vital envolver os membros da equipa original, muitos dos quais estavam já na casa dos 60 anos, para que pudessem partilhar os seus conhecimentos, paixão e experiência quando a equipa do projeto recriou de raiz os novos moldes e modelos de madeira.
Foi esta combinação de elementos tangíveis, por exemplo, os novos desenhos digitalizados e as peças ainda disponíveis, juntamente com outros fatores não quantificáveis de longa data, tais como a experiência dos membros mais velhos da família Honda, que interromperam as suas reformas para poderem participar neste projeto, que estiveram na base do fantástico sucesso deste programa no Japão.
A VFR750R (RC30)
A lendária RC30 foi apresentada pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio em 1987, chegando à Europa em 1988. Limitada a aproximadamente 5.000 unidades em todo o mundo, este modelo foi criado para cumprir as regras de homologação exigidas para competir no então recente Campeonato Mundial de Superbikes.
Produzida à mão na fábrica de Hamamatsu, a RC30 estava equipada com um motor V4 a 90°de 748 cm³ e arrefecimento por líquido e apresentava toda a tecnologia de ponta da época – uma abordagem nunca vista até então. Os engenheiros de desenvolvimento da Honda usaram materiais exóticos, tanto quanto possível, por exemplo fibra de carbono, Kevlar e magnésio em toda a moto. O motor apresentava bielas em titânio e uma embraiagem deslizante, que funcionava em conjunto uma caixa de velocidades de relações altas, tipicamente de moto de competição. As rodas e os travões eram do tipo de “montagem rápida” e a suspensão era totalmente ajustável, à frente e atrás. A moto destacava-se pelo seu inconfundível monobraço oscilante Pro-arm, concebido para facilitar a mudança rápida da roda traseira em contexto de corrida.
O legado da RC30 foi cimentado quando este modelo venceu o Campeonato Mundial de Superbikes em 1988 e em 1989 pilotada por Fred Merkel. O modelo também obteve vitórias em diversas corridas nacionais e internacionais, incluindo vitórias na Ilha de Man nas mãos de pilotos famosos como Joey Dunlop, Carl Fogarty, Steve Hislop e Philip McCallen.